Diferente das dores de garganta comum que geralmente melhoram com uma semana e que causa apenas um pequeno incomodo, o pigarro vem acompanhado por um excesso de mucosidade na garganta, que faz com que a garganta fique ressecada e sensível. Este problema pode ser ocasionado por uma inflamação ou uma alergia quando não tratada pode provocar problemas mais sérios como rouquidão e perda temporária da voz.
O pigarro nada mais é que um fluido denso e viscoso produzido naturalmente pelo nosso corpo que é capaz de entupir as vias aéreas, nariz e garganta. Quando estamos saudáveis, o fluido é mais fino e em quantidade perceptível. Ao ficar doente, o catarro pode ficar espesso e em maior quantidade. Existem milhares de causas e identifica-la é fundamental para eliminar o problema.
Pigarro na Garganta: O que causa e Como tratar?
Algumas causas comuns de pigarro crônico incluem:
1. Refluxo
Mais da metade das pessoas que sofrem de pigarro crônico é devido ao refluxo gastroesofágico, que é quando a matéria do estômago – ácida e não-ácida – viaja até a região da garganta, causando uma sensação desconfortável.
2. Gripes e Resfriados
Os resfriados são causados por vírus como os quais você entra em contato, esses tipos de vírus se espalham de pessoa para pessoa e são transferidos simplesmente pelo toque ou fluidos como a saliva.
3. Reações alérgicas
Alergias também pode fazer com que seu corpo produza uma superabundância de muco. Isso acontece principalmente na primavera.
4. Baixa quantidade de saliva
A saliva é mais importante do que imaginamos a falta ou má qualidade da mesma, pode causar problemas nos dentes, gengiva e pigarro na garganta.
Como Tratar Pigarro:
Para conseguir diagnosticar o problema você deve marcar uma consulta, o especialista que trata este problema é o otorrinolaringologista somente ele conseguirá ir a fundo e assim, diagnosticar a causa.
Como Tratar pigarro na garganta com remédios caseiros
- Gargarejos com água e sal: Está receitinha ajuda a hidratar e cria uma barreira protegendo contra poeiras que podem irritar ainda mais a parede da garganta. Para fazer a solução caseira misture 1 colher de sopa de sal em meio copo de água morna depois, faça gargarejos 3 vezes ao dia.
- Tome chá de limão com mel: O limão é ótimo quando combinado com o mel, ele cria uma camada de proteção quebrando as moléculas do muco e reduzindo a inflamação. Faça uma mistura 1 limão,1 xícara de água quente e 1 colher de mel. Tome ainda morno.