O arcadismo também, chamado de Setecentismo ou Neoclacissismo foi um movimento literário que ocorreu na Europa no século XVIII, o nome arcadismo surgiu devido a referência á Arcádia, região do sul da Grécia que também, foi nomeada em referência ao semideus Arcas. A principal característica do arcadismo foi a valorização da vida bucólica, que nada mais é que a vida simples no campo, os elementos da natureza também eram bastante valorizados neste movimento.
O arcadismo ocorreu na Itália, na França e na Espanha. Em Portugal, o arcadismo completa o movimento cultural entre, essas reformas, surgiu uma chamada Árcadia Lusitana, que era uma associação literária fundada por Cruz e Silva, Teotônio Gomes e Manuel Nicolau que decidiriam os rumos futuros da literatura lusitana. Os árcades por sua vez, estavam convictos de uma doutrinação reformista que pretendia combater o cultismo e conceptismo do Barroco.
Outra tradição que os autores do Arcadismo tinham era assinar seus trabalhos com pseudônimos baseados nos nomes de pastores da poesia grega ou latina.
Características do Arcadismo
- Eram inspiradas em obras clássicas greco-latinos e renascentistas
- Pastoralismo: poemas simples e humildes
- Escritas simples
- Buscam referência da natureza
- Sentimentos espontâneos
- Valorização da pureza, beleza e ingenuidade
- Mitologia pagã como elemento estético
- Tensão entre o burguês culto, da cidade, contra a aristocracia
Expressões em latim
Uma coisa que era super comum entre os autores arcadistas era o uso de termos em latim em suas escritas estas palavras estavam associadas ao estilo de vida bucólico que tinham como principal objetivo levar a vida simples e humilde.
- Carpe diem: Significa aproveite o dia ou a vida.
- Fugere urbem: Fugir da cidade
- Inutilia truncat: Retirar o excesso cometidos pelas obras do barroco
Autores do Arcadismo no Brasil
Cláudio Manuel da Costa
Santa Rita Durão
Basílio da Gama
Tomás Antônio Gonzaga
Manuel Inácio da Silva Alvarenga