É super normal estarmos preocupados com alguma coisa seja, com o trabalho, problemas de saúde, relacionamento, filhos ou dinheiro. No entanto, as pessoas com transtorno de ansiedade generalizada se importam ao extremo com essas e muitas outras coisas, mesmo que não tenha tanto motivo assim para se preocupar. Eu sou uma pessoa ansiosa e posso dizer é horrível ser assim, um exemplo se eu tenho algum compromisso para semana que vem eu ficou planejando tudo dias antes e se algo saí fora do que eu havia planejado eu fico apavoradíssima.
Digamos que o simples fato de ter que lidar com situações simples do dia a dia pode causar ansiedade, pessoas ansiosas acham que as coisas vão sempre dar errado. É comum todos nós experimentarmos ansiedade de vez em quando, incluindo adultos e crianças. Os sentimentos de ansiedade podem ir e vir, em questão de minutos em caso extremos pode durar dias. Muitas, das vezes as preocupações são tão grandes que nós torna incapazes de realizar nossas atividades diárias.
O transtorno de ansiedade se desenvolve aos poucos tendo início, durante a adolescência. Os sintomas podem ser desde leves e ir piorando em períodos de estresse. Este é um transtorno difícil de ser identificado pois, pode ser confundido com outro problema de saúde as vezes você precisará ir várias e várias vezes ao médico até que ele consiga um diagnóstico concreto. Alguns sintomas como dores de cabeça ou dificuldade para dormir, são sinais claros de transtorno de ansiedade.
O que é Ansiedade?
Imagine tal situação ”você está de boa e de repente começa a se sentir mal e não entende o que está acontecendo com você” Pode ser que você tenha dificuldades de se concentrar, ter palpitações, sentir tensão em seu corpo, ter dificuldades para dormir, nervosismo, preocupação constante, pensar em várias coisas ao mesmo tempo.
E você se pergunta como você chegou nesta situação pois, até outro dia você estava bem, mas de repente algo mudou e você não sabe o porque, você se sente inseguro, angustiado e irritado emocionalmente e não consegue aproveitar coisas que até outro dia te faziam bem. Estas é uma das características da ansiedade.
Quais são os sintomas da ansiedade?
Síndrome de pânico:
Os ataques de pânico, são episódios de medo e ansiedade de alta intensidade. Os sintomas de ataque de pânico podem durar apenas alguns minutos ou até mesmo horas, durante o período de ataque a pessoa sente medo, ansiedade e pressentimentos que vem acompanhada por uma sensação de que você esta prestes a morrer. Alguns dos sintomas de ataque de pânico podem ser facilmente confundidos aos da doença cardíaca, problemas de tireoide, distúrbios respiratórios e outras doenças. Por isso, fique atento a outros sintomas desta doença:
- Melancolia
- Tontura
- Palpitações cardíacas
- Suor
- Tremedeira
- Sentindo que você está prestes a perder o controle
- Aumento do medo e apreensão
- Comichão
- Aperto na garganta
- Fraqueza muscular
- Dormência e formigamento nas mãos e dedos
- Falta de ar
- Sensação de asfixia
- Sensação de quente ou frio
- Medo de enlouquecer ou perder o controle
- Dor de cabeça forte
- Vômito
Agorafobia:
Pessoas que têm agorafobia têm medo de certos lugares ou situações que os fazem sentir-se presos, impotentes ou constrangidos. Esses sentimentos levam a ataques de pânico. Pessoas com agorafobia podem tentar evitar esses lugares e situações para evitar ataques de pânico.
- Aumento da freqüência cardíaca
- Falta de ar
- Dor ou pressão no peito
- Tonturas
- Formigamento no corpo
- Suor excessivo
- Calafrios
- Náuseas
- Diarreia
- Medo de morrer
- Desmaios
Transtorno de Ansiedade Social:
As pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade social, não tem medo de pessoas mas, sim do que as pessoas pensam sobre ele ou como a pessoa vão reagir com ele. O medo da rejeição é uma grande preocupação para os socialmente ansiosos.
- Nervosismo em torno de pessoas que são consideradas importantes
- Preocupação sobre o que as pessoas pensam sobre ele
- Medo da rejeição
- Excessivamente sensível a críticas
- Dor abdominal
- Mãos frias
- Confusão
- Diarreia
- Choro excessivo
- Dificuldade de falar, isso inclui uma voz trêmula
- Boca seca
- Garganta seca
- Suor excessivo
- Tensão muscular
- Náusea
- Tremedeira
- Excessivamente crítico dos outros
- Baixa autoestima
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC):
Portadores da doença sofrem de muitos medos, como por exemplo o de contrair doenças ou cometer alguma falha.
- Preocupação implacável
- Medo subjacente
- Sensação subjacente de perigo
- Incapacidade de auto-acalmar
- Nervosismo
- Agitação
- Problemas de sono
- Medo de germes ou contaminação, então acabam lavando as mãos várias e várias vezes ao dia.
- Ter coisas simétricas ou em uma ordem perfeita
- Conferir várias vezes se as chanelas, portas e portão estão trancados.
Mutismo seletivo:
Este é um transtorno que afeta crianças de todas as idades tendo como principal característica a dificuldade em falar em situações ou lugares específicos. Por exemplo, uma criança pode se recusar a falar na escola ou festas mesmo quando ela fala bastante em outras situações ou lugares, como em casa. O mutismo seletivo pode interferir na vida cotidiana e nas atividades, como escola, trabalho e vida social.
- Ansiedade quando esta perto de pessoas desconhecidas
- Timidez
- Dificuldade de falar e interagir
Fobias:
Todo mundo tem medo de alguma coisa na vida. No entanto pessoas que tem fobia possuí medo extremo seja, de altura, medo de voar, medo de subir escada rolante, medo de palhaço, medo de buracos, aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de pequenos espaços) estes são os medos mais comuns. Enfim a pessoa que sofre de fobia ao ser exposta á alguma situação como estas citadas acima tem como resultado ansiedade severa que podem causar ataques de pânico.
- Sentimento de pânico incontrolável
- Evita situações ou algo que tem medo
- Sudorese
- Taquicardia
- Dificuldade para respirar
- Sensação de pânico
Remédios para Ansiedade:
Antes de se entupir de remédios como ansiolíticos e antidepressivos que ajudam sim a acalmar e diminuir a tensão mas, que pode também causar várias reações adversas então que tal, primeiramente testar alguns tratamentos naturais que ajudar a aliviar os sintomas? Em nosso artigo anterior demos boas opções, corre lá da uma conferida > Remédios Naturais para Combater a Ansiedade.
Caso você não tenha notado nenhuma mudança ao iniciar o tratamento natural, é importante marcar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra, para que seja identificado a causa do problema e qual o melhor tratamento em alguns casos o indicado é o uso de remédios que serão prescritos pelo médico. Veja abaixo uma lista com os remédios mais indicados pelos médicos para cura e controle de ansiedade. Lembrando que estes remédios só devem ser utilizados sob prescrição médica.
Antidepressivos
- Fluoxetina
- Sertralina
- Amitriptilina
- Nortriptilina
- Venlafaxina
- Desvenlafaxina
- Bupropiona
- Trazodona
- Fenelzina
Ansiolíticos
- Diazepam
- Oxazepam
- Clonazepam
- Flurazepam
- Clordiazepóxido
- Triazolam
- Lorazepam
- Temazepam
- Alprazolam