15 Benefícios da Goiaba: Para Que Serve e Propriedades

publicidade:

A goiaba pertence à família myrtle, com mais de 100 espécies de arbustos tropicais e pequenas árvores. Estas frutas saborosas são nativas do México, América Central e norte da América do Sul, mas são cultivadas em todo o mundo. A árvore de goiaba tem folhas escuras e duras que são elípticas de forma oval e têm 5 a 15 centímetros de comprimento. As flores são brancas, com cinco pétalas e numerosos estames.

A goiabada tem um cheiro distinto, bastante semelhante ao da casca de limão, porém são mais suave. A pele externa é geralmente amarga no gosto, mas às vezes também é macia e doce, dependendo da espécie. A polpa interna pode ser doce ou azeda e também pode variar de cor. Devido ao seu alto nível de pectina, as goiabas são amplamente utilizadas para fazer doces, conservas, geleias, confeitos e marmeladas.

publicidade:

15 Benefícios da Goiaba: Para Que Serve e Propriedades

publicidade:

O suco de goiaba é freqüentemente usado em molhos de cozinha, doces, lanches secos, barras de frutas e sobremesas! Em muitos países, a goiaba é consumida normal, em outros países costuma-se comer goiaba com uma pitada de sal e pimenta. Na verdade, é o fruto nacional do inverno do Paquistão. Nas Filipinas, a goiaba madura é usada na culinária sinigang, um prato indígena.

Ufa! Essa foi uma lista simplificada! Tenho certeza de que muitos de nossos leitores não tinham ideia de como a goiaba poderia ser usada de maneiras tão diversas. Mas a goiaba é muito mais do que uma fruta saborosa. Ela está carregada de nutrientes super benéfico a nossa saúde. Consumir uma goiaba (ou usá-la como ingrediente) pode ajudar seu corpo a ficar saudável e bonito.

Índice

Leia Também  Menstruação Atrasada 10 Dias

15 Benefícios da Goiaba: Para Que Serve e Propriedades

Os potenciais benefícios para a saúde da goiaba incluem sua capacidade de ajudar na prevenção do câncer, na regulação da pressão arterial e no tratamento da diarreia . Também ajuda na perda de peso, melhora a pele, trata tosse e resfriado, constipação , disenteria e escorbuto.

1- Diminui o risco de câncer

Goiaba Diminui o risco de câncer

“O licopeno, a quercetina, a vitamina C e outros polifenóis atuam como potentes antioxidantes que neutralizam os radicais livres gerados no organismo, impedindo o crescimento das células cancerosas. As goiabas mostraram ser amplamente bem-sucedidas na redução do risco de câncer de próstata e também inibem o crescimento das células de câncer de mama, uma vez que é rico em licopeno.”

2- Fortalece a Imunidade:

goiaba Fortalece a Imunidade

A goiaba é a melhor fonte de vitamina C. A fruta contém 228 mg de vitamina C que é igual a 338% de RDA necessário na dieta diária! A vitamina C é um antioxidante que aumenta o funcionamento do sistema imunológico para proteger o corpo contra doenças comuns, como tosse, resfriado e gripe.

3- Mantém a pressão arterial sob controle:

goiaba mantém a pressão arterial sob controle

A goiaba contém uma quantidade elevada de potássio, o que é útil para manter o nível adequado de sódio no organismo. Também é necessário um alto teor de potássio para o fluido adequado, ou seja, a manutenção de eletrólitos. Assim, pode manter a pressão arterial elevada e reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame cerebral.

4- Aumenta a produção de sangue:

goiaba aumenta a produção de sangue

A goiaba contém vitamina e, k, ácido pantotênico, vitamina B6, niacina, folato e minerais, como cobre, manganês e magnésio que ajudam na formação de sangue. A vitamina C na goiaba também aumenta a capacidade do seu corpo de absorver mais ferro.

5- Propriedades anti-envelhecimento:

Propriedades anti-envelhecimento

O envelhecimento graciosamente é digno de aplausos. Mas quando seu corpo envelhece prematuramente devido a poluição, tabagismo, radiação UV etc, torna-se necessário bloquear o processo de envelhecimento. Seu corpo envelhece por causa da presença de radicais livres no organismo que é produzido devido ao alto estresse oxidativo causado pela poluição. Mas, os antioxidantes presentes na goiaba destroem esses radicais livres e retardam o processo de envelhecimento.

Leia Também  Como Fazer Farinha de Banana verde Para Emagrecer

6- Diabetes:

goiaba diabetes

A goiaba é rica em fibras alimentares, o que pode reduzir os níveis de açúcar no organismo e ajudar os pacientes com diabetes a controlar sua saúde.

7- Cura inflamação:

goiaba cura inflamação

A goiaba, juntamente com extratos de folhas de goiaba, é conhecida por possuir propriedades anti-inflamatórias. As pessoas que sofrem de dor crônica podem usar a fruta e obter benefícios de suas propriedades anti-inflamatórias.

8- Melhora a saúde ocular:

Goiaba melhora a saúde ocular

A goiaba contém vitamina A que é conhecida por melhorar a saúde ocular. Devido ao seu alto teor de antioxidantes, a goiaba ajuda a proteger seus olhos dos radicais livres. Este mesmo antioxidante também protege dos danos da retina devido à presença de radicais livres. Assim, a goiaba pode melhorar a visão e proteger seus olhos da catarata e da degeneração macular.

9- Melhora a saúde da pele:

Goiaba melhora a saúde da pele

Com o seu conteúdo de vitamina A, a goiaba pode ajudar a manter a saúde da sua pele. Esta vitamina também alimenta a pele e protegendo-a dos radicais livres. A goiaba pode ser eficaz para curar doenças da pele, como a acne.

10- Benefícios de comer goiaba durante a gravidez

Benefícios de comer goiaba durante a gravidez

As goiabas contêm ácido fólico ou vitamina B-9, o que é recomendado para mulheres grávidas, uma vez que pode ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e proteger o recém-nascido de distúrbios neurológicos.

11- Bom para o seu cérebro

Bom para o seu cérebro

“As goiabas contêm vitamina B3 e vitamina B6, também conhecida como niacina e piridoxina, respectivamente, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro , estimulando a função cognitiva e relaxando os nervos”.

12- Goiaba engorda ou emagrece

Goiaba engorda ou emagrece

Quer eliminar alguns quilos? A goiaba é apenas o auxiliador na perda de peso. Sem comprometer a ingestão de proteínas, vitaminas e fibras, a goiaba ajuda você a perder peso, regulando seu metabolismo. A goiaba faz você se sentir saciado rapidamente. A goiaba, especialmente a goiaba crua, também tem muito menos açúcar em comparação com maçãs, laranjas, uvas e outras frutas.

Leia Também  Remédios Caseiros e Naturais para a Herpes Labial

13- Fornece alívio da diarreia e disenteria

 Fornece alívio da diarreia e disenteria

Consumir goiabada regularmente ou mascar folhas de goiaba é bom para as nossas gengivas e torná-las mais apertadas e saudáveis ​​por causa da propriedade adstringente da goiaba. Esta propriedade adstringente da goiaba também adiciona substância a intestino solto e ajuda na redução dos sintomas de diarreia.

A natureza antibacteriana e alcalina desses adstringentes também ajuda a curar a disenteria prevenindo o crescimento de micróbios e removendo o muco extra de nossos intestinos. Além disso, outros nutrientes como vitamina C, carotenoides e potássio também desempenham um papel importante na manutenção do nosso sistema digestivo saudável.

14-Saúde da tireoide

Saúde da tireoide

O consumo regular de goiaba é benéfico para manter nosso sistema de tireoide saudável devido ao cobre presente nele. O cobre é um nutriente vital que desempenha um papel importante no controle da produção e absorção do hormônio, portanto, regula o metabolismo da tireoide. A glândula tireoide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo, pois regula o crescimento e o desenvolvimento do nosso corpo regulando a taxa de metabolismo.

15- Fornece alívio de dor de dente, gengivas inflamadas e úlceras orais

Fornece alívio de dor de dente, gengivas inflamadas e úlceras orais

publicidade:

As propriedades adstringentes da goiaba tornam benéfico para nossas gengivas, pois torna nossas gengivas mais apertadas e mais saudáveis. Mas, os benefícios orais da goiaba não são apenas limitados à saúde das gengivas, pois é igualmente benéfico para manter nossos dentes saudáveis. Mastigar folhas de goiaba ou consumir suco de folhas de goiaba é um remédio maravilhoso para proporcionar alívio de dentes doloridos, gengivas inchadas e úlceras orais. Os benefícios orais da goiaba são principalmente por causa da natureza antibacteriana e anti-inflamatória da goiaba que ajuda na luta contra a infecção e mata germes.