Unhas estriadas: Causas, sintomas tratamento (Top Dicas)

Unhas estriadas: Causas, sintomas tratamento (Top Dicas)

publicidade:

Ter unhas estriadas é um problema mais comum do que se imagina, mas nem por isso deve ser ignorado, são diversos os motivos que podem levar a esse problema e hoje vamos conhecer alguns deles.

Dizem que o corpo fala, essa afirmação é verdadeira principalmente quando se trata de descobrir doenças, quando algo não está funcionando bem dentro do organismo os primeiros sinais podem ser notados através de nosso corpo.

publicidade:
unhas estriadas
unhas estriadas (ranhuras nas unhas)

As estrias nas unhas é comum em mulheres maduras, isso tem mais haver com a idade que com qualquer outro motivo, mas também pode significar que algum tipo de vitamina pode estar faltando no organismo assim também como algumas doenças.

publicidade:

Para quem gosta de cuidar da aparência como é o caso das mulheres ter ranhuras nas unhas pode ser muito incômodo, mas com o tratamento e alimentação correta isso pode ser corrigido.

O que são unhas estriadas

Para quem achava que estrias apareciam apenas na pele estavam enganados, assim como as estrias que aparecem na pele, as estrias nas unhas se parecem com pequenas ranhuras nas unhas, elas podem ser transversais ou longitudinais, mas os tipos mais comuns de estrias nas unhas são as longitudinais.

Causas e sintomas das unhas estriadas

A causa mais comum para esse problema é o envelhecimento natural, as unhas assim como os cabelos são formados por queratina, a medida que envelhecemos a produção dela é cada vez menor, mas outras causas podem contribuir para as ranhuras nas unhas como é o caso de ressecamento da pele, falta de proteína, cálcio, zinco e vitamina A no organismo também podem deixar as unhas moles, quebradiças e sem vida.

Geralmente quem sofre com estrias nas unhas não apresentam maiores sintomas a não ser os que podem ser percebidos nas próprias unhas como mostrado na imagem acima, e além das causas mais comuns já mencionadas ainda existem outras que serão listadas a seguir:

  • Falta de nutrientes
  • Frio ou calor excessivo
  • Envelheciento
  • Falta de proteína
  • Fata de vitaminas
  • Uso de produtos químicos
  • Problemas de saúde
  • Raios UV
  • Roer unhas
  • Hipotireoidismo
  • Distúrbios alimentares
Leia Também  Benefícios do Chá de Hortelã

Tratamento para unhas estriadas

A melhor forma de tratar esse problema depois que aparece, é procurar a ajuda de um especialista assim ele poderá identificar qual é a provável causa do problema e tratar exatamente o que possa estar causando as ranhuras nas unhas, o dermatologista é o médico mais adequado a se procurar.

Exames de sangue poderão ser solicitados afim de descartar quaisquer problemas nutricionais ou distúrbios alimentares.

O ideal é sempre cuidar da alimentação suprindo as necessidades diárias de vitaminas e mineiras principalmente as relacionadas as unhas que são a proteína, cálcio, zinco, ferro e vitamina A.

Como disfarçar as estrias nas unhas

Após o problema já estar lá não a muito o que fazer a não ser procurar um dermatologista, mas algumas técnicas podem ser realizadas afim de disfarçar as ranhuras que acabam estragando o visual.

publicidade:

Deixe as unhas de molho por cerca de 5 a 10 minutos para que fique mais fácil igualá-las, em seguida utilize uma lixa e vá lixando até que a superfície fique igualada, e por último passe um esmalte que contenha vitaminas e cálcio de sua preferência.

Leia Também  Remédios Caseiros e Naturais para Candida Albicans