Como Montar Ateliê de Costura Profissional Gastando Pouco

publicidade:

Sabe aquele quartinho da sua casa que você usa como deposito para guardar bagunças ou até mesmo, aquele espacinho que tá sobrando em sua sala então, ambos podem se tornar um lindo ateliê de costura e também, artesanato em geral! Sim, mesmo diante de tantas de tantas lojas físicas e até mesmo onlines que existem muitas, pessoas ainda dão preferência por utilizar os serviços de costureiras seja, por não abrir mão de ter peças únicas e personalizadas sobre medida ou simplesmente, para fazer reparos simples como: trocar um zíper, fazer bainha, apertar ou até mesmo, reformar alguma roupa antiga enfim, é uma ótima forma de se vestir bem sem gastar uma fortuna já que as roupas saem muito mais em conta.

Como o desemprego cada vez mais em alta no Brasil, muitas pessoas estão em busca de opções para driblar a crise e sair do vermelho, sendo hoje a área de costura e artesanato um negócio bastante rentável, além do mais você não precisa gastar uma fortuna com o investimento inicial no entanto, como qualquer outro tipo de negócio, é necessário planejamento e dedicação! Pois, de nada adianta oferecer um bom serviço e atendimento se a organização e visual do local deixa a desejar, lembre-se de montar um local que seja, bonito mas, que acima de tudo ofereça praticidade neste, artigo daremos não só uma mas, várias dicas de como montar um ateliê de costura profissional sem gastar uma fortuna.

Leia Também  Festa Futebol: 30 ideias de Decoração
publicidade:

Como Montar Ateliê de Costura Profissional Gastando Pouco

publicidade:

Como Montar Ateliê de Costura Profissional Gastando Pouco

1- Definir quais serviços você irá oferecer

Definir quais serviços você irá oferecer é o primeiro passo pois, dentro deste mesmo conceito, existem uma infinidade de outros serviços que podem ser oferecidos aos seus clientes seja, na área da costura ou artesanato que por sinal, tem bastante saída.

2- Localização 

Escolher uma localização boa e de fácil acesso para seus clientes e fornecedores influenciará e muito seu negócio. Se você mora em uma avenida ou em um local onde existe um bom fluxo de pessoas você pode montar um show room que nada mais é que uma lojinha para demostrar suas criações.

Mas, se você não possuí tanto espaço e também, não tem tanto dinheiro para começar seu negócio não tem problema pois, o importante é que ele seja, aconchegante e bem organizado seguindo algumas ideias inteligentes dá para fazer uma decoração incrível sem gastar muito. Você pode começar em um cômodo pequeno na sua casa e conforme seu trabalho for sendo reconhecido e se popularizando você procura alugar um ponto de comércio maior.

Leia Também  Monogramas para Casamento Download Grátis

3-  Estrutura

Um atelier básico deve contar com um espaço de 20m2 a 80m2, que deveram ser divididas entre vários ambientes entre eles, recepção, sala de medidas, deposito, escritório e linha de produção onde ficará todas as maquinas e itens de trabalho.

4- Equipamentos

Os equipamentos serão os itens mais caros na montagem do seu ateliê, por isso vale super a pena pesquisar pelos equipamentos modernos e com melhores preços. Lembrando que a compra dos equipamentos dependeram do tipo de trabalho que você irá oferecer por exemplo, se você tá iniciando agora comece investido no básico compre apenas, uma maquina de costura e depois, vai aumentando sua linha de produção aos poucos.

No entanto, se você já quer começar a todo vapor iremos apresentar a você uma lista de equipamentos feita pelo Sebrae, conheça-os e estude com calma o que será útil para você.

  • Computador e impressora;
  • Móveis de escritório (cadeiras, mesas, estantes);
  • Máquina ECF;
  • Mesa para abrir costura;
  • Mesa para acabamento de peças;
  • Máquina de corte;
  • Máquina de cortar viés;
  • Máquina de costura reta;
  • Máquina Overloque;
  • Galoneira;
  • Máquina de costura interloc;
  • Máquina de bordado;
  • Máquina de quilting/patchwork;
  • Máquina de costura pespontadeira;
  • Alinhador mini a laser com haste;
  • Araras;
  • Provadores;
  • Espelhos;
  • Manequins.

5- Investimento

O investimento dependerá de acordo com cada objetivo tipo, se você quer começar pequeno aos poucos em um cantinho em casa mesmo, uns R$2.000, já é o bastante no entanto, se você deseja uma estrutura maior com pelo menos 4 funcionários o investimento deverá ser de pelo menos uns R$40.000. Enfim, em ambos os casos você deverá ter determinação, esforço e jamais pensar em desistir afinal, todo começo é difícil mas, a compensação será sua independência financeira.

Leia Também  Guirlanda de Feltro para o Natal Passo a Passo - Molde

Ateliê de Costura: Como decorar gastando pouco!

O que você precisa para fazer um cantinho de costura lindo não é apenas, dinheiro mas, sim ideias inspiradoras, como no caso das as araras feitas de cano de PVC por exemplo, são ótimas pois, além de tornar tudo muito mais organizado elas, também são super baratas e fáceis de serem feitas, e o mais bacana é que você pode pinta-las com tinta spray na cor que você desejar.

Outra ideia simplesmente sensacional são as estantes feitas de caixotes que podem ser utilizadas para guardar tecidos e potes de miúdezas como botões, linhas, e agulhas estes potinhos ficam com a tampa presa na parte inferior de cada prateleira ou simplesmente organizados um do lado do outro assim, fica muito mais fácil de achar além, de aproveitar o espaço da melhor forma possível.

publicidade:

Enfim, use e abuse da sua criatividade reciclando vários itens que você já tem em casa, veja algumas ideias abaixo e inspire-se: