Quantas vezes devemos lavar o cabelo durante a semana?

Anúncios

Certo dia conversando com a cabeleireira enquanto ela fazia progressiva em meus cabelos perguntei quantas vezes devo lavar o cabelo no decorrer da semana e para minha surpresa ela disse que essa era uma das dúvidas mais comuns tanto das mulheres quanto dos homens que frequentavam o local.

Muitas pessoas erroneamente acreditam que para manter uma boa higienização dos cabelos eles devam ser lavados todos os dias, afinal acredita-se que assim como nosso corpo quanto mais lavamos os cabelos mais eles devem ficar limpos, mas será que essa afirmativa está correta?

Bom essa não é uma questão que deve ser respondida apenas com ”sim” ou ”não” afinal cada pessoa é diferente uma da outra e consequentemente existe uma regra para cada uma. O ideal mesmo para saber quantas vezes devemos lavar os cabelos se é diariamente, de 2 em 2 dias ou 1 vez por semana é realizar uma consulta com um dermatologista para que ele possa indicar a quantidade de dias adequada.

Outra boa opção também é procurar por um cabeleireiro ou a indicação de um profissional que realize uma análise capilar, pois dessa forma além de descobrir quantas vezes deve lavar o cabelo descobrirá diversos outros problemas que seu cabelo possa ter e assim tratá los.

No entanto, caso queira uma dica para seguir para começar a partir de agora e lavar os cabelos não mais que o necessário durante a semana, algumas dicas podem ser seguidas para que não estrague seus fios.

Quantas vezes devemos lavar o cabelo durante a semana?

Lavar os cabelos todo dia faz mal?

A resposta para essa pergunta é ”depende” tudo vai depender do tipo de cabelo que cada pessoa tem, cabelos finos , cabelos grossos, oleosos ou normais, cada tipo de cabelo terá uma regra diferente.

Anúncios

O recomendado é não lavar os cabelos todos os dias, a não ser que sejam muito oleosos, e essa recomendação é justificada pelo fato de que quanto mais se lava o cabelo mais o couro cabeludo fica ressecado estimulando assim um funcionamento anormal das glândulas sebáceas.

A oleosidade não está por acaso em nossos cabelos, são elas que protegem os fios e os mantem hidratados e ao ser removida completamente deixa os cabelos ressecados e quebradiços.

Mas então, Quantas vezes devemos lavar os cabelos?

logicamente quem tem cabelos oleosos deve lavá-los mais vezes na semana, caso contrário os fios poderão ficar pesados e poderá surgir a temida caspa, então poderá lavá-los de 2 em 2 dias, agora caso o problema com a oleosidade for muito grande até poderá lavar dia sim dia não, mas é essencial escolher o shampoo adequado para o tipo de cabelo e sempre lava-los em água morna ou fria.

Agora para cabelos grossos, crespos e cacheados é recomendado que se lave 1 a 2 vezes por semana, isso acontece porque a oleosidade nesse tipo de cabelo tende a demorar mais para se espalhar em comparação com os cabelos finos, por não sofrerem tanto com o efeito da gravidade a oleosidade demorará mais para dar a volta completa no cabelo.

Agora os cabelos finos e lisos que são puxados para baixo pela gravidade tendem a ficarem oleosos mais rapidamente, isso porque a oleosidade terá apenas um percurso direto a seguir que no caso é para baixo, sendo assim mais lavagens durante a semana (2 ou mais lavagens) pode ser recomendadas para que não fiquem com aspecto pesado e sujo.

Dicas para lavar os cabelos corretamente

  • Sempre lave os cabelos em água morna ou fria
  • No inverno tome banhos rápidos para evitar a água quente
  • Utilize o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo
  • Ao lavar os cabelos com condicionador certifique-se de não atingir as raízes, caso contrário poderá obstruir os folículos capilares prejudicando o crescimento dos fios e causando caspa.

Lembre-se de que se lavar os cabelos demais poderá fazer mal para os fios assim como se lavar os cabelos de menos também poderá acarretar em problemas como caspa e dermatite seborreica portanto não passem ais do que 5 a 6 das sem lavar os cabelos e para mais dúvidas faça uma análise capilar ou procure mais informações com um dermatologista.

Vejam mais algumas dicas que a Julia Doorman do site cabelos de rainha tem para nos oferecer sobre quantas vezes devemos lavar o cabelo

Veja também:

Simulador de Corte de Cabelo Online Grátis

Redemoinho no Cabelo? Conheça as causas e Soluções fáceis

Anúncios

Recentes