Pode ou não pode: O que comer quando faz uma tatuagem

A tatuagem é uma arte no corpo que a cada dia faz mais sucesso, são sinônimo de estilo, ousadia e personalidade. São diversos desenhos que podem ser feitos no corpo, desde os mais pequenos e delicados até os maiores e mais chamativos.

Para que uma tatuagem saia perfeita, alguns cuidados devem ser tomados. Não basta apenas escolher o desenho e ir fazer. Além disso, a escolha de um local especializado é imprescindível, e não menos importante também tem o cuidado com a alimentação.

Para entender o porquê de a alimentação ser tão importante primeiro é necessário saber como é feito o procedimento. A tatuagem não sai do corpo por um motivo, a tinta é aplicada em uma camada da pele que não se renova, a derme.

E para que a tinta seja colocada na derme o tatuador utiliza uma maquininha com uma fina agulha em sua ponta que atinge cerca de 2 milímetros na pele. Com isso pequenas lesões são geradas, como quando nos machucamos superficialmente.

Como qualquer machucado essas lesões também devem ter cuidados especiais, além das dicas que o tatuador costuma indicar, como não pegar sol, não tocar o local, etc.. de nada adiantaria se houver um descuido com a alimentação, já que uma inflamação ou uma má cicatrização poderá comprometer a qualidade da tatuagem.

O que não pode comer quando faz tatuagem

Portanto se deseja que sua tatuagem fique linda após a cicatrização é bem evitar os seguintes tipos de alimentos

  • Alimentos ricos em açúcar como os refrigerantes e sucos de saquinho, bolo, chocolate
  • Qualquer tipo de frituras, ovos fritos, manteiga, margarina, lanches de fast foods, aqueles salgados como coxinha e pastel, carne de porco que também é muito gordurosa.
  • Alimentos processados como salame, salsicha, presunto, mortadela, linguiça
  • Bebida alcoólica
  • Produtos industrializados como comoda pronta e miojo

Quando ingeridos esses alimentos terão uma boa chance de causar inflamação na lesão da tatuagem e com isso traços finos e até as cores poderão ser danificadas além disso eles também atrapalham na cicatrização.

O ideal é que esse tipo de alimento seja evitado até que a tatuagem esteja totalmente cicatrizada.

O que pode comer

Existem os alimentos que atrapalha, mas por outro lado também tem dos alimentos que ajudam na recuperação da pele e na sua cicatrização, são os famosos anti inflamatórios e antioxidantes.

  • Frutas – Esses alimentos contém um açúcar natural que diminuirá a vontade de comer doces, além disso frutas cítricas como a laranja e acerola são ricas em vitamina C e ajudam na cicatrização
  • Frango – Já que a carne gordurosa não pode comer o melhor mesmo é optar pelas carnes magras, o frango é um bom exemplo.
  • Alimentos anti inflamatórios e antioxidantes – Tomate, alho, romã e chás com propriedades anti inflamatórias
  • Alimentos ricos em gorduras boas – Abacate, azeite, amendoim, gergelim,castanhas, salmão, atum, sardinha.

O que comer após fazer uma tatuagem

Confira mais detalhe sobre como deve ser a alimentação após fazer uma tatuagem, o canal Rony Hall – Tattoo Life Studio trás informações super completas, sanando toda as dúvidas

 

Como cuidar da tattoo o guia definitivo

A alimentação é apenas um dos cuidados que devem ser tomados, para conhecer melhor como deve ser feito todo o cuidado com a tatuagem o ideal mesmo é procurar saber com quem entende. Para isso trouxemos um vídeo do Canal Salles que explica como é o todo o passo a passo