Como calcular a idade gestacional em semanas e meses

O que a maioria das mulheres descobrem logo na primeira consulta do pré natal é que a idade gestacional é contada em semanas e não em meses, isso porque os meses não possuem data fixa alguns tem 30, outros 32 e fevereiro que tem 28 ou 29 dias, dependendo se for ano bissexto que ocorre á cada 4 anos. A primeira coisa que você deve saber é a data da sua última menstruação (DUM) á partir dessa informação você deverá contar quantas semanas existem até a data de hoje.

Outro método que torna a data ainda mais precisa é através da ultrassonografia, através desse exame o médico saberá exatamente quantas semanas de gravidez você está e também, qual será á provável data do parto. Então se por algum motivo você esquecer a data da última menstruação ou se seu ciclo for irregular não tem problema ao decorrer da gravidez você fará várias ultrassonografia e através dos dados mostrados nela como peso e tamanho do bebê será possível saber mais ou menos quantos meses você está. Selecionamos abaixo alguns tópicos, leia e tire algumas de suas dúvidas:

Esqueci a data da minha última menstruação, e agora?

Se você deixou passar abatido e não marcou qual foi o dia da sua última menstruação, a ferramenta mais eficaz para descobrir quantas semanas de gestação e qual é a data que seu filho nascerá, é através da ultrassonografia como também, através da altura uterina.

A quantidade de beta HCG presente no sangue também, é algo que deve ser levado em consideração, e após a 12ª semana de gestação o médico pedirá que você faça uma ultrassonografia para confirmar o tempo certo. Mulheres que possuem ciclos mais longos tendem terem mais dificuldade em calcular isso, porque não se sabe ao certo quando essa mulher pode ter engravidado.

Como calcular a idade gestacional X semanas

Se você e seu parceiro está planejando engravidar em breve comece marcando as datas de suas menstruações quando elas iniciam e quando ela terminam isso, facilitará e muito que você consiga calcular a idade gestacional. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.

Como saber a idade gestacional em meses

Normalmente a gravidez dura 40 semanas, mas o bebê pode nascer entre as 39 e 41 semanas, sem complicações. No entanto, se o trabalho de parto não começar espontaneamente até completar as 41 semanas, o médico poderá optar por induzir o parto com ocitocina na veia.

A gravidez de 90% das mulheres costumam a chegar as 40 semanas, porém o bebê pode nascer entre 39 e 41 semanas, sem que isso prejudique o bebê ou a mãe mas, tudo deve ser acompanhado pelo ginecologista. Porém, se o trabalho de parto não iniciar naturalmente até as 41 semanas e alguns dias, o médico poderá induzir o parto ou te indicará uma cesariana.

Quantas semanas existem em um trimestre?

Cada trimestre consiste aproximadamente de 13 a 14 semanas. No entanto, a maneira correta de dividir o trimestre é considerar a semana 1 a 13 como o primeiro trimestre, 13 a 27 como o segundo e 28 a entrega o terceiro. O último trimestre tem mais uma semana, em comparação com os outros dois trimestres.

Tabela gestacional semanas e meses

Recentes

Os melhores nomes para Instagram: Todos os detalhes aqui

De fato o Instagram se tornou uma febre, praticamente todo mundo tem um, seja para usar como um perfil pessoal ou mesmo para usar...

Filmes infantis para Assistir com os Filhos: 50 Opções

A coisa mais difícil que existe é manter as crianças entretidas o dia todo nas férias e feriados, inquietas e cheios de energia chega...

Suplemento caseiro para ganhar massa muscular: 5 Receitas

Além de definir os músculos do nosso corpo, a musculação tem como benefício tratar lesões musculares, reduzir e controlar a pressão alta, a obesidade...

O que fazer no dia dos namorados 2020: Surpreenda e seja diferente

Boa notícia para os casais de namorados, a data mais romântica do ano está chegando, isso mesmo pessoal, o dia dos namorados está logo...