Está preocupada se o crescimento e peso do seu filho(a) está normal ou seja, dentro da média da tabela de crescimento? Está é uma das minhas maiores dúvidas, depois que me tornei mãe eu sempre me preocupei com a alimentação deles mas, uma vez ou outra surge essa dúvida será que eles estão se desenvolvendo corretamente será, que devo dar alguma vitamina para aumentar o apetite? Foi então que comecei a pesquisar mais a fundo e vi que eu não estava sozinha.
Existem, muitas mães assim como eu, que estão com dúvidas sobre o mesmo assunto ainda mais quando vemos, alguma criança da mesma idade que eles mais altas ficamos com a pulga atrás da orelha. Pensando, nisso preparei este artigo com a tabela de crescimento para meninas e meninos de 0 a 19 anos assim, vocês poderão ter uma noção se seu filho está crescendo normalmente ou não, caso não esteja o mais ideal a se fazer é marcar uma consulta com o pediatra ela fará todos os exames necessários e tirará todas suas dúvidas!
Tabela de Crescimento para Meninas e Meninos de 0 a 19 anos
A tabela criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria aprovaram como também recomendaram que os médicos pudessem usar em uma consulta.
É importante você saber que os valores informados na tabela de peso e altura para crianças são somente referenciais, pois a estatura e peso pode variar de pessoa para pessoa dependendo de vários fatores sendo o principal o fator genético, o consumo de alimentos saudáveis e até mesmo se a criança for sedentária.
Tabela de Crescimento para Meninas
Tabela de Crescimento para Meninos
Alimentos que ajudam no crescimento
Existem diferentes fatores que afetam o crescimento e o desenvolvimento durante todo o ciclo de vida. Sendo os dois principais fatores: a genética e a alimentação. Se você quer que seu filho seja, mais alto você deverá inserir alguns alimentos a dieta dele esses super-alimentos ajudarão seus filhos de várias maneiras, além de aumentar sua altura. Confiram:
- Ovos
- Leite
- Soja
- Aveia
- Frango
- Espinafre
- Cenouras
- Iogurte
- Grãos integrais
- Frutas