Ter unhas estriadas é um problema mais comum do que se imagina mas nem por isso deve ser ignorado. Comumente surgem com o avanço da idade, mas também podem indicar outros problemas de saúde.
Dizem que o corpo fala, essa afirmação é verdadeira principalmente quando se trata de descobrir doenças, quando algo não está funcionando bem dentro do organismo os primeiros sinais podem ser notados através de nosso corpo.
As estrias nas unhas são comuns em mulheres maduras, isso tem mais haver com a idade que com qualquer outro motivo, mas também pode significar que algum tipo de vitamina pode estar faltando no organismo, também podem indicar outras doenças.
Para quem gosta de cuidar da aparência como é o caso das mulheres ter ranhuras verticais ou horizontais nas unhas pode ser muito incômodo, mas com o tratamento e alimentação correta isso pode ser corrigido.
Unhas de fibra de vidro: Tudo que você precisa saber
O que são unhas estriadas
Para quem achava que estrias apareciam apenas na pele estavam enganados, assim como as estrias que aparecem na pele, as estrias nas unhas se parecem com pequenas ranhuras nas unhas, elas podem ser transversais ou longitudinais, mas os tipos mais comuns de estrias nas unhas são as longitudinais.
Elas podem surgir tanto nos dedos das mãos como também nos dedos dos pés. Para notá-las basta passar a ponta do dedo sobre a unha e se encontrar irregularidades ou notar pequenas linhas mais elevadas, pode ser um indicativo que existem estrias nas unhas.
Causas e sintomas das unhas estriadas
A causa mais comum para esse problema é o envelhecimento natural, as unhas assim como os cabelos são formados por queratina, a medida que envelhecemos a produção dela é cada vez menor, mas outras causas podem contribuir para as ranhuras nas unhas como é o caso de ressecamento da pele, falta de proteína, cálcio, zinco e vitamina A no organismo, também podem deixar as unhas moles, quebradiças e sem vida.
Geralmente quem sofre com estrias nas unhas não apresentam maiores sintomas a não ser os que podem ser percebidos nas próprias unhas como mostrado na imagem acima, e além das causas mais comuns já mencionadas ainda existem outras que serão listadas a seguir:
- Falta de nutrientes
- Frio ou calor excessivo
- Envelhecimento
- Falta de proteína
- Fata de vitaminas, principalmente a D
- Uso de produtos químicos
- Problemas de saúde
- Raios UV
- Roer unhas
- Hipotireoidismo
- Distúrbios alimentares
Como Colar unha quebrada, Meus segredos revelados!
Tratamento para unhas estriadas
A melhor forma de tratar esse problema depois que aparece, é procurar a ajuda de um especialista assim ele poderá identificar qual é a provável causa do problema e tratar exatamente o que possa estar causando as ranhuras nas unhas, o dermatologista é o médico mais adequado a se procurar.
Exames de sangue poderão ser solicitados afim de descartar quaisquer problemas nutricionais ou distúrbios alimentares.
O ideal é sempre cuidar da alimentação suprindo as necessidades diárias de vitaminas e mineiras principalmente as relacionadas as unhas que são a proteína, cálcio, zinco, ferro e vitamina A.
Estou com estria na unha. E agora?
Segundo Bernadete Terracciano as unhas estriadas podem ter causas mais comuns do que se imagina e por também ter passado por essa situação, procurou saber o que poderia ser e também os melhores tratamentos, veja o vídeo onde ela conta seu depoimento e quais foram as medidas adotadas inclusive com sua alimentação para resolver de vez esse problema.
Como disfarçar as estrias nas unhas
Após o problema já estar lá não a muito o que fazer a não ser procurar um dermatologista, mas algumas técnicas podem ser realizadas afim de disfarçar as ranhuras que acabam estragando o visual.
Deixe as unhas de molho por cerca de 5 a 10 minutos para que fique mais fácil igualá-las, em seguida utilize uma lixa e vá lixando até que a superfície fique igualada, e se surgir a vontade de passar esmalte, contenha-se já que poderá conter também ingredientes químicos eque podem piorar a situação.