Como fazer sabão com óleo de cozinha usado

publicidade:

Chega um ponto em que já não podemos reutilizar o óleo de cozinha para fritar alimentos e acabam jogando fora nas redes de esgoto. Na melhor das hipóteses, podemos reutiliza-lo de maneira super ecológica na fabricação de sabão caseiro esta é uma técnica que foi usada por gerações e dá um resultado super eficaz na lavagem de suas roupas.

Antes de tudo é importante saber quais são os cuidados básicos na fabricação do sabão caseiro, é necessário ter bastante cuidado pois, a  soda cáustica pode causar danos à pele e se você estiver em um espaço fechado, é recomendável que você use óculos de modo que os vapores não irritem os olhos. Este artigo explica direitinho o passo a passo como fazer sabão com óleo usado de forma bem fácil.Como fazer sabão com óleo de cozinha usado

publicidade:

Como fazer sabão com óleo de cozinha usado

Ingredientes

publicidade:
Leia Também  Tatuagens de Flores, Fotos

1 litro de óleo usado
1 litro de água
160g de 90% de soda cáustica
20-40ml de óleo essencial (opcional)
Luvas
Óculos, se em um local fechado
Colher de pal

1. Coloque a água fria em um grande recipiente de plástico ou de aço inoxidável.
2. Adicionar a soda cáustica e agitar até que se dissolva na água. Você deve ter muito cuidado, porque a temperatura vai aumentar para cerca de 80 ºC e gerar vapores que não devem ser inalados pois, eles são tóxicos.
3. Deixe repousar até que esfrie, se você quiser adicionar alguns óleos essenciais, faça isso agora.
4. Despeje lentamente o óleo de cozinha na água, soda e mexa a mistura constantemente sempre na mesma direção, por cerca de 30 a 40 minutos, até que a mistura comece a engrossar durante o processo de saponificação.

Sabão com óleo e detergente

6 litros de óleo usado

1 litro de soda cáustica líquida

1 litro de detergente de coco

Como fazer

Despeje todo o conteúdo em um recipiente plástico. Não mexa. Despeje o conteúdo em outro recipiente e troque de recipiente, passando de um para o outro por quatro vezes. Não passe mais vezes, pois a mistura endurece e fica difícil tirar do recipiente. Despeje em uma caixa de papelão e espere até secar.

Leia Também  Decoração em MDF para festa infantil

Dicas Importantes

Podemos encontrar soda cáustica em casas de materiais de construção e supermercados. Deve ser mantido fora do alcance das crianças, por ser um produto perigoso. Recomenda-se fazer o sabão em uma área aberta ou muito bem ventilada, usar uma camisa e calças de manga comprida ou mesmo usar um avental de plástico pois, se caso espire não cause nem um mal a sua saúde.

publicidade: