O que é Família Nuclear: Significado e Conceito

O que é família nuclear? É um conceito utilizado para definir a ”família tradicional” ou seja, composta por mãe e pai casados ​​e suas crianças biológicas vivendo juntas sob um mesmo teto. O restante são considerados apenas parentes. E é através da mãe e do pai que o individuo no caso (filhos) aprendem os valores morais e sociais que serão a base da formação da criança.

É através da nossa família que aprendemos costumes e tradições que levaremos para toda nossa vida e que passaremos, para gerações futuras. Acredite-se que em uma família nuclear que o homem é a figura de autoridade, sendo assim ele possuí sete funções destinadas á ele são elas: Proteção, provisão, promoção, coesão, liderança e visão e a mulher que é a base para tornar tudo isso possível da melhor forma.

O que é Família Nuclear: Significado e Conceito

O que é Família Nuclear: Significado e Conceito

Com o passar dos anos, o conceito das famílias nucleares vem se modificando. E foi nos anos 60 que tivemos a maior transformação, onde aumentou drasticamente o número de casais que se divorciaram, além do mais a religião foi perdendo sua força, não conseguindo mais manter os casamentos que antes eram duradouros. A diferença de pensamentos e escolhas entre ambos.

Foi então, neste período que começo o surgimento de diversas famílias alternativas como por exemplo, casamentos distintos com parceiros com filhos de um relacionamento anterioor, família composta por marido e esposa que não querem ter filhos seja, pelo desejo de se realizarem profissionalmente, para muitos desses casais a ideia de ter um filho geraria uma grande mudança em suas vidas, impedindo de realizarem suas conquistas e prazeres ou até mesmo, mães separadas que criam seus filhos sozinhas.

Tipos de Família

Hoje em dia existem além, da família tradicional conhecida também, como nuclear ou elementar existem também várias outros tipos de famílias que se formarão através das mudanças sociais e culturais.

Família monoparental: Consiste em apenas, um dos pais criando seus filhos sozinho seja, por motivo de separação, morte abandono ou divórcio. Muitas vezes, uma família monoparental é uma mãe com seus filhos, embora também existam pais solteiros.
Família arco-íris: No mundo atual existem várias famílias constituídas por pessoas LGBT sozinhas ou casais de pessoas do mesmo sexo com seus filhos adotados legalmente, cerca de 2 milhões de crianças têm pais homossexuais.

Família Real: É formado por um rei e uma rainha e seus descendentes.

Sagrada Família: A sagrada família é constituída por 3 figuras cristã sagrada: Jesus, Maria e José.
Família contemporânea: Diferente da família nuclear a contemporânea é caracterizada pela inversão de papéis, o homem deixa de ser o provedor da família tornando a mulher a chefe da família geralmente está família é formada por uma mãe divorciada ou solteira.

Fiquem agora com um vídeo bastante explicativo do professor Marcelo, onde ele nós explicada de uma forma bem fácil quais, os conceitos de família do século XXI… 

 

Classifique este artigo