Dicas para ajudar a criança a largar a chupeta

publicidade:

Uma das perguntas mais frequentemente que os pais fazem é como fazer a criança parar de usar chupeta, Qual a idade ideal para tirar? O impacto negativo que pode ter? E o mais comum: quais são as dicas para ajudar a criança a largar a chupeta? hoje responderemos todas essas dúvidas. A chupeta tem inúmeros benefícios durante a primeira fase do desenvolvimento infantil, incluindo, como alguns estudos têm revelado, a prevenção da morte súbita do lactente.

Dicas para ajudar a criança a largar a chupeta

publicidade:

Mas, recomenda-se que a partir de dezoito meses, os bebês começar a usar a chupeta apenas para dormir, pois é nesta fase que diminui a necessidade natural de sugar, à medida que ganham autonomia e independência. Nesta fase, os bebês vivem um intenso processo de evolução para o desenvolvimento maior, são mais ativos em geral, mas a chupeta continua a ser uma ferramenta que ajuda a relaxar. A recomendação geral dos pediatras é que a chupeta do bebê deve sair antes dos 3 anos de idade, ou seja, antes da escola.

publicidade:

Antes dos dois anos, seu bebê não sofrerá nenhum dano de longo prazo nos dentes. Quaisquer problemas que se desenvolvam antes desse tempo provavelmente se auto-corrigirão dentro de seis meses. Após os dois anos, os problemas, incluindo os dentes inclinados, podem começar a ocorrer. E o uso de chupeta acima dos quatro anos, quando os dentes adultos começam a se formar, podem significar problemas dentários de longo prazo.

Leia Também  Camisetas para Copa do Mundo - Brasil

O uso frequente da chupeta após 12 meses de idade pode interferir nas habilidades de desenvolvimento da linguagem de uma criança , dizem alguns especialistas. A razão é dupla: uma criança pode ser menos propensa a praticar sons e palavras quando ela tem algo na boca quase o tempo todo, além do ato de chupar que pode fazer com que a língua e os músculos dos lábios se desenvolvam anormalmente. Encontrei algumas dicas tão bacanas que resolvi compartilhar com vocês afinal, quanto mais tranquilo ele(a) passar por este processo menos traumático ele ficará.

Dicas para ajudar a criança a largar a chupeta

Certifique-se de que todos os cuidadores (creche, avó, pai) enfim, todos devem estar cientes dos seus planos para tirar a chupeta, ou você arriscará confundir seu filho. Então, se você quer a chupeta usada apenas na hora da soneca ou na hora de dormir, por exemplo, não se esqueça de se comunicar com todos os adultos envolvidos.

  • Substitua a chupeta por copinhos, que promovem o desenvolvimento da coordenação entre os olhos e as mãos, e ajudar a acabar com o hábito de chupeta.
  • Converse com a criança e lembre-a que é mais velho, já vai para a escola e não precisa de uma chupeta.
  • O reforço positivo funciona bem com crianças com mais de um ano. Então, elogie seu filho quando ele se comporta como uma criança mais velha.
  • Coloque limite, tudo é uma questão de habito então, vá diminuindo o tempo que a criança estiver usando o item, é uma boa ideia começar a limitar a hora de dormir apenas.
  • Se ele pedir, você pode dizer que a chupeta é usada somente para dormir. Oferece um abraço em vez disso, isso ajudará a relaxa-lo.
  • Observe quais são os momentos que ele mais sente falta do bico, por exemplo, no horário da história ou quando estão chateados e, em vez disso, oferece uma alternativa. Substitua por um  brinquedo macio ou um livro para abraçar em vez disso.
  • Informe o seu plano para o seu filho: Não esconda. É muito melhor dizer o que eles vão fazer e o plano que eles têm. Especialmente se o seu filho é mais velho, é muito importante entender o que vai acontecer a não aumentar a sua raiva ou frustração. Também com crianças mais velhas é importante para explicar as razões pelas quais queremos chegar a chupeta.
  • Mantenha as mãos ocupadas: Às vezes as crianças usam chupeta quando eles ficam entediados ou não sabe o que fazer.
  • Escolha um dia específico para tirar a chupeta de vez, pode ser no dia do aniversário ou no natal por exemplo para tornar tudo mais leve diga ao seu marido ou avô da criança se fantasiar de papai noel e levar um presente como troca pela chupeta. Ele deve fazer uma troca a chupeta pelo brinquedo sempre conversando e certificando se a criança está de acordo.
  • Fada madrinha / Fada do Dente chupeta: como fazemos quando um dente cai, podemos deixar a chupeta ao lado da cama a noite e a Fada dos Dentes ou a fada madrinha virá para buscá-lo e deixar-nos algo em troca.
Leia Também  Sobrados Modelos e Projetos

como fazer a criança largar a chupeta

Mantenha o processo por pelo menos 7 dias

publicidade:

Pode parecer impossível e você pensará que não está dando resultado algum. Mas, na verdade, os primeiros dias são os mais difíceis, persista e em breve os resultados aparecerem.