Tinta Guache Caseira – Como fazer

Com o final de semana se aproximando muitos, pais vão á procura por dicas de brincadeiras para entreter e divertir as crianças, quando eu era criança eu me lembro que a gente juntava uma turminha de priminhos e amiguinhos e brincávamos o domingo todo era incrível e hoje, vemos as crianças cada vez menos se socializando, elas chegam a ficar horas e horas com os olhos no video game ou na televisão e isto, pode sim ser prejudicial a sua saúde.

Brincar contribui para o desenvolvimento infantil, estimulando a criatividade e aprendizagem. E uma das brincadeiras que encantam a imaginação dos pequenas é a pintura, por isso ensinarei hoje a como fazer tinha guache caseira de várias cores algumas, receitas são comestível ou seja, não é prejudicial a saúde sem ter problemas, caso a criança leve a mão na boca. E como sabemos que quem tem criança tem muitas alegrias mas, também muitos gastos com fraldas, roupas, alimentação enfim, fazer a tinta caseira é uma opção bastante econômica e muito mais segura, uma vez que não é tóxica e é feita à base de água.

Tinta Guache Caseira – Como fazer

Tinta Guache Caseira – Como fazer

Pintar estimula a criatividade, melhora a coordenação motora com traços finos e estimula a imaginação, o ideal é que você adquira as mais variadas cores, para que as crianças soltem mesmo a imaginação. Fiquem agora com algumas receitas bem simples e baratinhas que vai fazer a alegria da criançada nos finais de semana ou nas próximas férias eles, vão amar a ideia!

Tinta caseira de maizena 

2 colheres de açúcar
meia colher (pequena) de sal
meia xícara de amido de milho
2 xícaras de água
corantes alimentícios ou sucos em pó

Passo a passo:

  • Coloque o amido de milho em uma penela, e acrescente aos poucas a água mexa sem parar.
  • Agora acrescente o sal e o açúcar, mexa em fogo baixo a misturinha até engrossar.
  • Quando estiver com a consistência bem pastosa desligue e espere até que se esfrie depois, é só acrescentar o corante ou o suco com o sabor e cor que você desejar.

Tinta de Farinha

1 xícara de farinha, 3 xícaras de água e  corante alimentício.

Passo a passo:

Em uma panela misture a farinha de trigo e acrescente a água aos pouquinhos deixe ferver até que ela fique com aspecto de tinta, desligue o fogo deixe esfriar e pingue algumas gotinhas de corante.

Tinta de Gelatina

pó para gelatina
água

Passo a passo:

Coloque uma quantidade pequena de água e vá acrescentando o pó da gelatina até obter a consistência de tinta.

Tinta De Neve

Água 240 ml
Sal 250g
Farinha de trigo 125 g

Passo a passo:

 

Misture todos os ingredientes em uma tigela, sempre mexendo para não empelotar até que se, obtenha uma substância homogênea de cor branca está, tinta é ideal para pintar papéis coloridos. Se você gostou da ideia mas, gostaria que ela fosse de outra cor é muito simples, acrescente a tinta guache ou corante alimentício, na cor de sua escolha.

Como criar tintas de cores diferentes

  • Tinta verde: corante alimentar azul + amarelo
  • Tinta prateada/cinzenta: corante alimentar preto + azul
  • Tinta castanha: corante alimentar vermelho + verde
  • Tinta cor-de-laranja: corante alimentar vermelho + amarelo
  • Tinta púrpura: corante alimentar vermelho + azul
  • Tinta turquesa: corante alimentar azul + verde
  • Tinta dourada: corante alimentar amarelo + cor-de-laranja + vermelho
  • Tinta cobre: corante alimentar vermelho + amarelo + castanho
Classifique este artigo