Brincadeiras para Gincana Escolar para Crianças e Jovens

As crianças hoje em dia estão cada vez mais sedentárias e buscar alternativas para eles movimentarem o corpo, pode ser uma tarefa das mais difíceis já que muitas passam horas e horas da sua infância na frente do computador, celular ou video game e isso, sem dúvidas faz bastante mal a saúde!

Foi então, que eu lembrei das gincanas divertidíssimas do tempo de escola e hoje, vim dividir algumas atividades e brincadeiras que fizeram e ainda fazem o maior sucesso chega a ser nostálgico, vivamos em uma época que não precisávamos de muito para ser feliz, e as gincanas é um exemplo desses. Eu já participei de tantas na escola e até mesmo na igreja era tão bonito de ver a união e companheirismo entre os amigos que eu jamais esquecerei terei recordações desses momentos para sempre.

Brincadeiras para Gincana Escolar para Crianças e Jovens

Quem se lembra do grito de guerra É canja, é canja, é canja de galinha… arruma outro time pra jogar na nossa linha? Chegava a ser empolgante e gerava altas risadas. A gincana nada mais é que atividades que estimulam o desempenho físico, mental e motor que 3 ou mais grupos tentam ganhar. Porém, para organizar um gincana seja, ela pequena ou grande é necessário bastante criatividade para inventar brincadeiras, se você não tem ideia por onde começar confiram, algumas sugestões de brincadeiras que selecionamos para vocês para você colocarem em prática e começar a diversão!

Brincadeiras para Gincana Escolar para Crianças e Jovens

Brincadeiras para Gincana Escolar para Crianças e Jovens

Dança das cadeiras

Está é uma das brincadeiras mais versáteis que existe pois, pode ser feito com crianças pequenas até mesmo por jovens e adultos. E que vem passando de geração a geração e agradando á todos! Além, de ser muito simples de brincar basta, pegar algumas cadeiras da sua mãe e formar um circulo com elas, a quantidade de cadeiras deve ser sempre uma a menos que a quantidade de participantes.

Coloque uma música alegre para as pessoas andarem ou correrem em volta da cadeira e em um certo momento pare a musica, a pessoa que tiver ficado sem sentar deverá sair do jogo. A brincadeira deve seguir com uma cadeira a menos quando sobrar somente 1 cadeira para dois participantes veremos quem vai vencer.

Descobrindo os sabores

Selecione vários alimentos diferentes e com os olhos vendados o participante terá que adivinhar qual alimento está provando. Quem descobrir a maior quantidade de alimentos vence a prova.

Cara na farinha

Coloque sobre a mesa alguns pratos com farinha e no meio da farinha esconda alguns objetos ou alimentos, sendo que o número de objetos devem ser ditos ao participante (ex no prato tem 5 balas) lembre-se todos os candidatos devem manter os braços para trás e pegar o objeto usando a boca que conseguir pegar o maior numero de objeto com o menor tempo ganha a prova.

Brincadeiras para Gincana Escolar para Crianças e Jovens

Derreta o gelo

Coloque várias forminhas de gelo para gelar e dentro delas coloque pequenos objetos dentro de cada quadradinho. A brincadeira funciona da seguinte maneira cada candidato deve receber um cubinho de gelo dentro de um copo plástico, o jogador deverá esquentar o copo com as mãos o primeiro que conseguir derreter o gelo e pegar o objeto sem usar as mãos é o vencedor.

Calçados misturados

Escolha 10 competidores de cada grupo e peça para eles tirarem os calçados e mistura-los. Dado o sinal, os componentes de cada grupo ( um participante por vez) devem correr onde estão misturados os calçados do seu grupo, pegar o seu calçado, calçar e correr para o final da fila onde está o seu time e bater na mão do próximo participante. O time que conseguir calçar todos os calçados corretamente e formar a fila é o vencedor da vez.

Tiro ao alvo 

Com um giz faça vários círculos um dentro do outro do maior para o menor, sendo que cada círculo vale uma quantidade de ponto específico o participante que acertar a espoja no maior alvo ganha a competição. Veja o exemplo abaixo:

Brincadeiras para Gincana Escolar para Crianças e Jovens

Montaria

Selecione duas duplas uma para cada time, sendo que um jogador deverá ficar agachado com as mãos e joelhos no chão, enquanto o outro montara em suas costas na ida a dupla deve ficar de frente e na volta de costas, sem poder virar.

Corrida do saco

 

Cada corredor deverá receber um saco de preferência de linho pois, é mais resistente do que sacos plásticos. Cada um deve entrar dentro do saco e dado a largada todos deve sair pulando até completar o final da corrida faça, um revessamento entre os integrantes de cada time a primeira equipe que completar a quantidade de voltas pedidas ganha pontos que serão somados no final da competição.

Essas são algumas das minhas brincadeiras preferidas espero que tenha os ajudado, se você tem alguma sugestão divertida e criativa de brincadeira deixe nós comentários que elas poderão ser úteis para outras pessoas.

Fotos de brincadeiras para gincanas

Classifique este artigo