Carta de Demissão: 9 Modelos prontos

publicidade:

Está pensando em pedir demissão, seja lá por qual motivo for porém, não encontra as palavras corretas para isso? Não se preocupe a melhor maneira de se fazer isso é através da elaboração de uma carta de demissão. Crescer profissionalmente é o sonho da maioria das pessoas mas, quando você investe no seu conhecimento e profissionalização mas, a empresa que você trabalha não reconhece seu esforço a melhor coisa a se fazer é pedir demissão e traçar novos caminhos.

Carta de Demissão: 9 Modelos prontos

publicidade:

Mas, como fazer este pedido da melhor forma possível sem magoar o outro lado afinal, foi lá que você teve uma oportunidade de trabalho quando você mais precisou além, do mais será seu antigo chefe que dará recomendações boas ou ruins sobre a sua pessoa então, sair sem confusão é o mais recomendado. E se caso, você precise novamente fazer parte da empresa as portas estarão abertas.

publicidade:

Por ser uma tarefa não muito fácil preparamos, este artigo com algumas dicas que serão fundamentais na hora de você escrever sua própria carta de demissão, além de alguns modelos que serviram como exemplo assim, você não terá como errar.

O que é uma carta de demissão?

Antes de tudo o funcionário deve chegar ao seu empregador e comunica-lo verbalmente da sua saída da empresa, é também nesta hora que você deve falar as razões pelas quais está se desligando da empresa, e decidir junto ao chefe a quantidade de dias que ainda vai trabalhar, sendo que por lei o empregado deve cumprir mais 30 dias de serviço, a partir do aviso de sua demissão caso, o empregado não queira cumprir os 30 dias deve ser descontado do seu acerto um mês de salário.

Leia Também  Bolos de Casamento Preto e Branco

Estes 30 dias de cumprimento de aviso é fundamental para empresa pois, neste período o chefe deverá contratar alguém para substituir o seu cargo como também, será os dias em que você treinará a pessoa que ficará no seu lugar. Após acertar tudo isso, uma carta de demissão deve ser feita escrita à mão e entregue para o setor de Recursos Humanos da empresa. Caso, você tenha arrumado outro emprego com inicio imediato e por isso, não dará para cumprir o aviso prévio, deve pedir a dispensa na carta de demissão.

 

Carta de Demissão: 9 Modelos prontos

A carta de demissão nada mais é que um modo formal que o empregado tem para pedir demissão, além de ser uma garantia que a empresa terá de que foi o funcionário que pediu para sair da empresa.

Regras da carta de demissão

Sim, para que a carta de demissão seja aceita é necessário seguir algumas regrinhas simples. Para te ajudar a acertar em cheio nesta tarefa demostraremos abaixo, de forma clara e objetiva quais são essas regras para que assim, não haja erros.

  1. A carta não pode ser digitada no computador e depois, imprimida ela deve ser escrita a mão e bem no final, deve conter sua assinatura.
  2. Não escreva uma carta muito longa ela deve ser curta e objetiva
  3. Faça no mínimo três copias da carta sendo, uma para você, para a empresa e para o sindicato.
  4. A carta não é um confessionário onde você se lamentara ou deixará críticas sobre seus superiores ou colegas, então seja objetivo (basta dizer que é por motivos pessoais ou profissionais).
  5. A carta deve ser colocada dentro de um envelope branco ou apenas, dobrada.
  6. Você deve entrega-la pessoalmente no RH da empresa.
Leia Também  Quem se lembra do Fabrício do Chocolate com Pimenta Veja o Antes e Depois do Rapaz

Carta de Demissão: 9 Modelos prontos

Escrever com suas próprias palavras é a melhor alternativa mas, se você é uma pessoa que tem dificuldade de se expressar de forma clara e objetiva não se preocupe existem, modelos prontos perfeitos que podem ser copiados ou usados como exemplos que vão te ajudar ainda mais a elaborar a sua carta:

Carta de demissão informando o cumprimento do aviso prévio

Se você está disposto a cumprir o aviso prévio de 30 dias este modelo de carta de demissão é a ideal no seu caso.

“À ______ (nome da empresa em que você trabalha)

Prezado(s) Senhor(es),

Por motivos pessoais (ou profissionais), venho comunicar formalmente, por meio desta carta, meu pedido de demissão, e consequente desligamento do cargo de (descreva aqui o cargo que você ocupa) nesta empresa.

Afirmo que cumprirei o aviso prévio, em conformidade com a lei, no período entre __ /__ /_____ (data de início) a __ /__ /____ (data de cumprimento).

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)

(Seu nome por extenso)”

Carta de pedido de demissão sem o cumprimento aviso prévio

Seja, por qual motivo for não dará para você cumprir os 30 dias de aviso prévio use este modelo como inspiração para criar a sua. Lembrando que se este for seu caso você terá de pagar uma multa, que será descontada do valor recebido do acerto.

“À ______ (nome da empresa em que você trabalha)

Prezado(s) senhor(es),

Venho, por meio desta carta, comunicar formalmente meu pedido de demissão, me desligando do cargo (descreva seu cargo) que ocupo na empresa, por motivos profissionais (ou pessoais).

Leia Também  Unhas Douradas para o Ano Novo - Fotos

Solicito, se possível, a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio, e o encerramento imediato do contrato de trabalho.

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)

(Seu nome por extenso)”

Carta de demissão menos formal

Se além, de chefe e funcionário vocês se tornaram melhores amigos, um modelo de carta menos formal e mais amigável é o mais ideal.

“Prezado (aqui o “prezado” já pode bastar, sem necessidade do “senhor”) ______ (nome do seu chefe),

Por motivos pessoais/profissionais, venho apresentar meu pedido de demissão, me desligando do cargo que ocupo nesta empresa.

Afirmo que cumprirei o aviso prévio (ou então solicite aqui o não cumprimento), em conformidade com a lei.

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)

(Seu nome por extenso)”

Carta de pedido de demissão com pesar

Existem lugares que trabalhamos que sentimos tão bem e felizes, que consideramos como nossa segunda casa seja, pelo convívio com pessoas maravilhosas que levaremos para sempre em nosso coração ou por simplesmente, termos tido os melhores patrões do mundo e quando precisamos, nós desligar desta empresa por motivos pessoais, financeiros, uma melhor oportunidade melhor, ou por qualquer outro motivo que tenha aparecido a melhor maneira é fazer uma carta de demissão com pesar ou seja, agradecendo pela oportunidade que foi nós dada.

“À ______ (nome da empresa)

Prezado(s) Senhor(es),

É com pesar que venho apresentar meu pedido de demissão e desligamento do cargo que ocupo nesta empresa, por motivos estritamente pessoais/profissionais.

Agradeço pela consideração e aprendizado durante todo o período em que trabalhei na empresa.

Afirmo que cumprirei o aviso prévio (ou então solicite aqui o não cumprimento), de acordo com a lei.

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)

publicidade:

(Seu nome por extenso)”

Carta de pedido de demissão para imprimir