Carunchos: o que são e como eliminá-los de sua casa

Não tão indefesos assim, os caruchos furam os sacos plásticos de feijão, arroz, farinha, milho, fubá e outros alimentos, fazendo-os se tornarem praticamente pó. Comigo já aconteceu não só uma mais várias situações estressantes ao colocar um macarrão para cozinhar na panela quanto de repente alguns bichinhos pretos começam a subir na água, á única solução naquele momento foi desligar o fogo e jogar todo o macarrão fora, graças a internet eu encontrei várias dicas de como elimina-los de vez da minha dispensa evitando assim, desperdícios dos demais alimentos.

Carunchos: o que são e como eliminá-los de sua casa

Carunchos: o que são e como eliminá-los de sua casa

Talvez você já tenha até ouvido falar nele porém, cada região os chamam por um nome diferente, os mais comuns carcoma, gorgulho ou carunchos sendo, seu nome cientifico Araecerus fasciculatus (caruncho-do-café) que são incluídos na ordem dos besouros e Acanthoscelides obtectus (caruncho-do-feijão) que são aqueles que fazem pequenos buraquinhos nos grãos de feijão.

Eles traçam tudo que contém celulose incluindo a madeira, esses são os carunchos mais comuns em países Europeus onde o clima são mais temperados. Abaixo daremos, algumas dicas bem legais de como eliminar carunchos de vez da sua casa e também, maneiras de como evitar a infestação.

Como Evitar o aparecimento e infestação de carunchos

  • Mantenha sua dispensa sempre limpa e desinfectada use apenas, vinagre, álcool, sabão de coco e detergente neutro depois, de limpa-la toda deixe-a aberta por pelo menos 20 minutos para que o cheiro dos produtos de limpeza saem e não passem para os alimentos.
  • Outra alternativa de reduzir e evita-los é abrir as embalagens e colocar duas folhas de louro dentro das embalagens com isso, os carunchos não se reproduziram e se sentiram incomodados com o cheiro.
  • Guarde os alimentos em potes com tampas ou em sacos bem vedados evitando que os carunjos se movam pela dispensa podendo infestar outros alimentos.
  • Se sua farinha ou arroz já estiverem cheios de carunchos a melhor solução para evitar um possível desperdício é fazer o processo de peneiração podendo ser retirados quaisquer carunchos que ainda estejam nos alimentos.
  • Carunchos amam alimentos vencidos por isso, ao comprar dê preferência as farinhas e grãos com data de validade mais longas, e sempre que for ao mercado para repor sua compra do mês ao guarda-los coloque os alimentos mais antigos na frete e os mais novinhos com as datas de vencimento mais longas atrás. Evitando que fique estocado por muito tempo e diminuindo as chances do aparecimento de carunchos.

Repelente natural

A borra de café é um ótimo repelente caseiro eficaz contra os carunchos. Limpe o armário como explicamos acima depois, coloque um pouco de borra de café dentro do armário pode ser dentro de um potinho aberto ou dentro de uma trouxinha feita de meia calça por exemplo. Faça a troca do conteúdo duas vezes ao mês!