Como Envelhecer papel: Técnicas

Imagine só em pleno século 21 ter um papel que parece que veio diretamente de uns 100 anos atrás sim isto é possível, graças a uma técnica  antiga e artesanal que dá um efeito envelhecido lindo e retrô. Utilizar papel comum branquinho para fazer certos tipos de trabalhos como uma atividade arqueológica, folheto publicitário ou um quadro não engrandece a obra e muito menos passa veracidade e sentimento, já que as folhas amareladas transmitem muito mais história, é como se fossemos de volta ao passado num piscar de olhos.

Como Envelhecer papel

Se você quiser dar a um papel branco uma aparência envelhecida de cor amarelada, desigual e com uma textura parecida como a de um pergaminho, é necessário usar uma técnica de envelhecimento. O papel, depois de envelhecido pode ser usado em vários fins, ele pode se tornar um belíssimo convite de casamento, aniversário, batizado, ou usado como papel carta para escrever uma mensagem para o seu amor!

Além das sugestões citadas acima muitos, artesões estão usando esta técnica de envelhecer papel e depois, revestindo caixas em MDF com eles dando uma aparência linda! Para envelhecer o papel você precisa de alguns itens baratos encontradas em casa  mesmo, como chá, pó de café,  café solúvel, betume e ainda flores e frutas.

Como Envelhecer papel: Técnicas

Como Envelhecer papel

Como envelhecer papel com chá

Faça um chá colocando menos água e mais folhas, ele deve ser bem concentrado espere esfriar depois, umedeça um chumaço de algodão e aplique sobre o papel. Aplique a primeira camada espere secar e veja se já está no tom que você deseja, se for preciso aplique mais uma vez. Lembrando que dependendo do papel a absorção do líquido é bem mais rápida do que outros.

Envelhecimento De Papel Usando Betume

O betume é uma resina espessa e escura utilizada para pintura de móveis e objetos em madeira. Para usa-lo como técnica de envelhecimento de papéis é muito simples, dilua o betume no aguarrás depois, aplique a mistura sobre o papel com auxilio de alguns pedaços de algodão espere secar, em seguida faça um impermeabilização usando verniz fosco, ele deve ser a base de água.

Envelhecer Papel Usando borra de café usado

Assim, que você coar café guarde a borra de um dia para o outro assim, ele secar sua cor ficará ainda mais forte.  Certifique com as mãos se o pó de café está completamente seco pois, se ele ainda estiver úmido pode rasgar a folha caso ele já estiver totalmente seco usando as mãos passe um pouco sobre o papel até que a tonalidade chegue mais próxima de um papel antigo de pergaminho. Para fechar com chave de ouro passe as bordas do papel na chama do isqueiro se preferir enrole e amarre como se fosse um pergaminho podendo ser uma ótima ideia para usar como convites em gerais.

Envelhecendo o Papel Com Café Forte

Para trazer um aspecto de rachaduras comuns de papéis antigos você precisa amassar e desamassa-lo por várias e várias vezes. Com um pincel aplique o café forte sobre a folha e agite para retirar todo o excesso do líquido.

Recentes

Roupas para Luau: Dicas do que usar

Opções para se divertir são o que não faltam se você é uma pessoa que prefere algo mais calmo uma noite em um barzinho...

Receitas de Café da Manhã Saudável: 10 Opções Fitness

Essa urgência em conseguir alcançar o corpo perfeito é de fato uma das grandes preocupações da maioria das pessoas atualmente, quem nunca idealizou parar...

Cabelo Curto Loiro: Cortes e tons de loiros que serão tendência

Quer dar um ''Up'' no visual, eu indico que você aposte no corte curto caso, você queira ousar ainda mais se jogue no loiro...

Realinhamento capilar: Uma técnica que pode salvar seus fios

Por mais que esteja surgindo uma onda de aceitação por parte das mulheres em relação a seus cabelos cacheados e crespos, ainda tem uma...