Leite de Rosas: Para que serve e Benefícios

Leite de rosas – Esse é um daqueles produtos que praticamente todo mundo indica, por estar no mercado há muitos anos, diversas funções foram atribuídas a ele, são receitas que são passadas de geração em geração e com isso acabaram sendo tomadas como verdadeiras, vamos conhecer hoje os diversos benefícios relacionadas a pele que o leite de rosas pode oferecer, seus usos e contra indicações.

As mulheres são as que mais procuram pelo produto nas farmácias já que geralmente são mais preocupadas com a aparência e saúde da pele, o público masculino apesar de ser em menor quantidade também o procura. Sua popularidade se deve além do fato de ter diversas funcionalidades também tem seu preço que é super acessível e qualquer pessoa pode comprar. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre ele, será que é isso tudo mesmo? Pois bem vamos conferir.

leite de rosas

O que é o leite de rosas

Esse é um produto que foi criado no ano de 1929 por um brasileiro na cidade do Rio de Janeiro, desde então se tornou um produto familiar entre a população brasileira indicado por mães, avós e até bisavós. Ao analisar sua embalagem é possível notar que sua principal função é a de desodorante corporal, mas ao olharmos para seus ingredientes foram atribuídas a ele diversas outras funcionalidades, confira:

  • Álcool;
  • Cloreto de benzalcônio: antisséptico;
  • Água;
  • Óxido de zinco: cicatrizante, antisséptica e adstringente;
  • Sorbitol: umectante;
  • Digluconato de clorexidina: antisséptico e cicatrizante;
Leia Também  Óculos de sol de acordo com o formato do rosto: Como Escolher

Além de desodorante corporal com o passar os anos diversas funcionalidades foram atribuídas a esse produto veja quais são.

Leite de rosas com bicarbonato para clareamento da pele

Umas das mais populares funções atribuídas a ele é essa receitinha para clareamento da pele misturando uma colher de bicarbonato com leite de rosas.

Essa é uma mistura que não é recomendável fazer já que como podemos notar não existe nenhum ingrediente no leite de rosas que tenha a função de clarear a pele, o ideal antes de fazer essa receita caseira é procurar mais informações com um dermatologista já que o mal uso do produto poderá ter efeito contrário do desejado.

Leite de rosas para o rosto

É comum o produto ser utilizado no rosto pelos homens tanto antes como também após fazer a barba e também é utilizado para remover impurezas da pele, mas atente se a quantidade utilizada já que um de seus principais ingredientes é o álcool que deve ser utilizado em pequena quantidade do rosto que geralmente tem uma pele mais sensível, caso contrário poderá causar uma desidratação da pele.

Leia Também  Como Clarear as Axilas e Virilhas Rapidamente: 7 Dicas Infalíveis

Leite de rosas tira espinhas?

O leite de rosas possui alguns ingredientes antissépticos e cicatrizantes, é comum ser utilizado diretamente no rosto ou na espinha com o auxílio de um algodão, com isso a pele ficará mais seca e também será removida toda a oleosidade ajudando na remoção das espinhas.

Porém deve ser utilizado com cuidado já que além de secar e remover a oleosidade ele eliminará boa parte das boas bactérias presentes na pele que poderá causar irritação e até mesmo uma piora nas espinhas, portanto consulte um dermatologista, ou use por sua conta e risco.

Leite de rosas envelhece a pele?

Essas receitas que indicam o leite de rosas para ser utilizado para além desodorante corporal não são dicas dadas pelo fabricante, esses “benefícios” foram sendo criados ao longo dos anos. Uma das dúvidas mais comuns é se o leite de rosas envelhece a pele e a resposta é sim, o álcool sendo um de seus principais ingredientes ao ser utilizado no rosto causará um ressecamento da pele deixando a assim com um aspecto desidratado e envelhecido.

Leia Também  Espinhas nas costas: Conheça as causas e como tratar em casa

Outras utilidades do leite de rosas

O leite de rosas é um excelente desodorante corporal porém não é antitranspirante, alem disso ele também é utilizado como desodorante para os pés evitando assim mal cheiro e pode seu usado para secar pequenas espinhas, ótimo para a limpeza das mãos e também há pessoas que o utilizam com amaciante de roupas.

No entanto, não é recomendável a utilização de qualquer cosmético seja para tirar manchas ou remover espinhas sem a indicação de um dermatologista, mesmo o leite de rosas sendo muito popular é ideal tomar certos cuidados ao utilizá-lo.