Pano Branco: O que é, Sintomas, É contagioso?

Pitiríase versicolor popularmente chamada de pano branco, é uma doença de pele causada por muitos microbiota ou organismos microscópios, incluindo leveduras como Malassezia, que vive naturalmente em nossa pele. Quando a levedura se multiplica fora de controle, a malassezia começa a produzir substâncias chamada ácido azeláico, que impede que a pele produza melanina, e consequentemente pequenas manchas e erupções cutâneas começam a surgir, essas manchas podem ser mais claras ou mais escuras do que a pele ao redor.

As áreas mais propensas a serem afetadas pela pitiríase versicolor é nas costas, peito, braços, pescoço e barriga, pessoas com pele oleosa são mais propensas a contrair pano branco. Está passando por este problema e não tem ideia de como tratar ou simplesmente deseja, saber um pouco mais sobre está condição de pele que aparentemente não causa danos graves a saúde porém, pode causar bastante incomodo e constrangimento uma vez que as pessoas ao redor acham que pode ser algo contagioso, então continue acompanhando este artigo através dele sanaremos todas as suas dúvidas.

Pano Branco: O que é, Sintomas, É contagioso?

Pano Branco: O que é

A pitiríase versicolor é causada por um tipo de levedura chamada Malassezia. Esta levedura é encontrada na pele da maioria das pessoas, onde normalmente vive sem causar problemas. Apesar do nome pano branco as manchas podem surgir em outras tonalidades desde castanhas até a avermelhas.

Fatores que causam o pano branco

  • Viver em ambiente quente ou úmido
  • Uso de roupas e cremes, que não permitem que sua pele respire
  • Sistema imunológico fraco
  • Falta de higiene
  • Excesso de sudorose

Sintomas 

  • Manchas na pele que pode ser nas colorações branca, rosa, vermelha ou marrons
  • Pontos da pele que não bronzeia como o resto da pele
  • Coceira e escamação
  • Tende a desaparecer em climas mais frios e menos úmidos

Pano branco é contagioso?

Ao contrário do que muitos imaginam o pano branco não é uma doença contagiosa, já que a está micose é causada por um fungo naturalmente existente na pele de todo ser humano no entanto, algumas pessoas são mais propensas ao proliferação.

Pitiríase versicolor é a mesma coisa que vitiligo?

A pitiríase versicolor é muitas, vezes confundida com vitiligo pelo fato de ambas causarem descoloração da pele. Veja algumas maneiras de diferenciar uma da outra:

  • O vitiligo desenvolve em ambos os lados do corpo
  • A pitiríase versicolor além, de causar manchas causa escamações, ao contrário do vitiligo possuí textura normal.
  • O vitiligo afeta com mais frequência áreas como boca, dedos, pulsos axilas e virilha, enquanto a pitiríase versicolor é mais comum nas costas, tórax, parte superior dos braços, pescoço e barriga.

Remédios caseiros para pano branco

Pepino

Corte um pepino e coloque os pedaços de molho no álcool deixe por dois dias depois, aplique no local afetado usando um chumaço de algodão.

Bicarbonato de sódio

Em um litro de água coloque três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Lave o local afetado pelo menos 3 vezes ao dia.

Enxofre

Use uma pitada de enxofre todos os dias, junto com as refeições.