Vitiligo: Como é Transmitido, Sintomas e Como tratar

O vitiligo é uma doença que atinge a pele causando uma grande perda da pigmentação natural da pele estas tais manchas aparecem, quando os melanócitos dentro da pele morrem. Os melanócitos são células responsáveis pela produção do pigmento da pele, a melanina, que dá à pele sua cor como também, protege dos raios UV.

Está condição pode afetar pessoas de todas as idades e sexos, podendo surgir em qualquer parte do corpo até mesmo o interior dos olhos e boca, o cabelo que cresce em áreas afetadas pelo vitiligo também pode ficar branco.

Vitiligo: Como é Transmitido, Sintomas e Como tratar

Pessoas que sofrem desta condição geralmente são fotossensíveis isto, quer dizer que as áreas afetadas serão mais sensíveis á luz solar do que aquelas áreas não afetadas. O Vitiligo afeta pessoas de todos os tipos de pele, no entanto são mais  perceptível em pessoas com pele mais escura.

A condição não é fatal e não tão pouco contagiosa mas, pode afetar a autoestima do paciente ainda mais quando o surgimento é em locais visíveis como rosto por exemplo. O tratamento para o vitiligo pode restaurar a cor da pele afetada. Mas isso não impede a perda contínua da cor da pele ou uma recorrência.

Sintomas do vitiligo

O principal sinal de vitiligo é a perda irregular da cor da pele. Normalmente, a descoloração primeiro surge em áreas expostas ao sol, como mãos, pés, braços, face e lábios.

  • Perda de cor da pele
  • Branqueamento prematuro ou acinzentado dos cabelos no couro cabeludo, cílios, sobrancelhas ou barba
  • Perda de cor nas membranas mucosas
  • Perda ou alteração da cor da retina
  • O vitiligo pode começar em qualquer idade, mas muitas vezes aparece antes dos 20 anos.

Causas do Vitiligo

O vitiligo ocorre quando as células produtoras de pigmento (melanócitos) morrem ou param de produzir melanina – o pigmento que dá cor à sua pele, cabelo e olhos. As manchas envolvidas da pele ficam mais claras ou brancas. Os médicos não sabem porque as células falham ou morrem. Pode estar relacionado a vários outros problemas de saúde tais como:

  • Anemia perniciosa
  • Hipertireoidismo
  • Doença de Addison
  • História da família (hereditariedade)
  • Estresse ou exposição a produtos químicos industriais

Tratamento para vitiligo 

  • Fototerapia com luz UVB de duas a três sessões por semana
  • Cremes contendo compostos corticosteroides podem ajudar a recuperar o pigmento em pequenas manchas brancas. Outros cremes contendo compostos imunomoduladores ajudam a recuperar o pigmento nas manchas brancas.

Maquiagem para cobrir o vitiligo 

Se você já tentou vários tratamentos e infelizmente todos falharam minha dica séria você fazer uma maquiagem para igualar as cores do seu rosto, mantendo sua autoestima no lugar. Lembrando que você deve dar preferência para as maquiagens à prova d’água.

Remédio caseiro para vitiligo

  1. A papaia é uma fruta deliciosa e benéfica para a saúde. Para usar o mamão para tratar o vitiligo, você deve esfregar pedaços de mamão nas manchas afetadas pelo vitiligo. Lave quando estiver seco. Beber suco de mamão regularmente para reabastecer o corpo de células de melanina perdidas é essencial.
  2. A argila vermelha é rica em teor de cobre. Adicione uma colher de sopa de suco de gengibre a duas colheres de sopa de barro vermelho. Aplique a mistura nas manchas brancas todos os dias.

Recentes

Cabelo Curto Loiro: Cortes e tons de loiros que serão tendência

Quer dar um ''Up'' no visual, eu indico que você aposte no corte curto caso, você queira ousar ainda mais se jogue no loiro...

Realinhamento capilar: Uma técnica que pode salvar seus fios

Por mais que esteja surgindo uma onda de aceitação por parte das mulheres em relação a seus cabelos cacheados e crespos, ainda tem uma...

Moda Plus Size 2020: Tendências, Coleção e Fotos

Há pouco tempo atrás era quase que impossível encontrar roupas que serviam em mulheres com manequins acima do número 44, e quando encontrávamos as...

Calça clochard: 70 ideias de looks com essa peça

Você já deve ter notado nas vitrines de lojas ou em sites de moda que a calça clochard que já foi tendência em 1980...