Decoupage, conheça a técnica de recortar e colar papel decorado

Anúncios

A decoupage é uma das técnicas favoritas por quem adora esse mundo do artesanato, o artigo de hoje é tanto para quem ainda não conhece essa técnica como também para pessoas que já conhecem mas que desejam adquirir ainda mais conhecimento e dicas de inspirações sobre esse assunto.

Apesar de ser tão popular hoje em dia, muita gente ainda não conhece e nem sequer ouviu falar em decoupage, na verdade essa palavra vem da França onde é conhecida como découpage que significa a arte de recortar e colar papel decorado para decorar os mais diversos tipos de objetos, seja ele madeira, vidro, garrafa, metal e outros.

Como fazer decoupage

Apesar de parecer um pouco  complicado de início a técnica é super fácil de ser feita, uma curiosidade antes de começarmos as dicas.

Essa técnica surgiu podemos dizer assim numa época de crise, onde pessoas que não tinham dinheiro para pagar profissionais para decorar seus móveis acabaram criando essa técnica de recortar alguns materiais decorados para depois colar no local desejado afim de deixá-lo mais bonito.

A melhor parte da utilização da técnica de decoupage é o fato de não precisar gastar muito dinheiro para decorar os objetos, isso porque é necessário poucos materiais que são bem baratinhos de se comprar, veja quais materiais são necessários.

  • Guardanapo decorado com bonitos desenhos
  • Papel próprio para decoupage ou guardanapo ou tecido
  • Verniz geral para impermeabilizar
  • Cola para decoupage

Técnica do guardanapo – Como Fazer

A vantagem em se trabalhar com o guardanapo é que ele abre um leque de possibilidades, com ele é possível fazer decoupage nos mais diversos objetos, seja ele de madeira (mdf), vidro ou metal.

1 – Para começar é ideal que o objeto a ser decorado tenha um fundo branco, pois assim a cor de fundo não irá interferir na cor do resultado final

Anúncios

2 – Em seguida escolha o guardanapo decorado que deseja utilizar na decoração, mas antes de colar certifique-se de remover as películas que ficam atrás do guardanapo, assim não correrá o risco dele se soltar.

3 – Passe a cola no objeto a ser decorado, preferencialmente opte pela cola em gel que é própria para esse tipo de trabalho.

4 – Logo após passar a cola, já coloque o guardanapo sobre o objeto, para poder remover possíveis bolhas, coloque um plástico sobre o objeto para poder pressionar do centro para fora, assim não correrá o risco de rascar o guardanapo.

5 – Logo que secar remova as rebarbas que sobraram para fora e aplique mais uma demão de cola gel ou verniz para impermeabilizar

Como fazer decoupage de guardanapo perfeita

O canal mania de artesanato tem um vídeo super interessante com todo o passo a passo de como deve ser feita a técnica do guardanapo, são dicas bem fáceis que qualquer um que desejar aprender poderá fazer, além dessa, ainda é possível encontrar diversas outras dicas úteis.

Decoupage com Guardanapos em Madeira Mdf

Mais um super vídeo do canal mania de artesanato, dessa vez Angélica Martins, explica todo o passo a passo de como deve ser feita a técnica do guardanapo na decoração de madeiras em mdf.

Para quem optar por utilizar o papel próprio para decoupage a técnica será a mesma apenas o que mudará será o pepel.

Tudo que se faz pela primeira vez pode não parecer assim tão fácil, mas como sempre dizem por ai a prática leva a perfeição, então a melhor forma de aprender e aperfeiçoar é praticando sem medo de errar.

Inspirações para fazer decoupage, confira imagens

Agora fiquem com dicas de imagens que servirão como inspiração para fazerem seus próprios objetos decorados com decoupage.

Decoupage em vidro

Decoupage em mdf

Decoupage em madeira

Anúncios

Recentes