Jogos Feitos com Reciclagem para Educação Infantil

As crianças devem ter consciência desde cedo sobre a importância de cuidar do meio ambiente mas, como fazer com que elas entendam e aprendam a valorizar e amar a natureza sem ser cansativo e chato isso, só é possível através de atividades lúdicas ou seja, as crianças vão aprender brincando. É na escola que a criança inicia o seu processo de interação social, é no período escolar que ela aprenderá conceitos e valores, que irá acompanha-la para sempre mas, é claro que é necessário a união da escola com a família ambos devem trabalhar em equipe.

E dentre os assuntos importantes que devem ser discutido o aquecimento global e a sustentabilidade ambiental deve estar no topo da lista, ensine os pequenos que não deve desperdiçar materiais e que muitas das coisas que antes, iria para o lixo pode ser reaproveitado como é o caso de garrafas pet, papel, tampinhas, potes plásticos que antes o  seu único fim era o lixo hoje, pode se tornar brinquedos e joguinhos incríveis que vão garantir a alegria dos pequenos, e o melhor de tudo eles mesmos podem confecciona-lo sem gastar quase nada.

Jogos Feitos com Reciclagem para Educação Infantil

Já foi comprovado que o consumismo exagerado entre as crianças pode provocar problemas psicológicos e de saúde então, se você é pai ou mãe tenha cuidado não incentive seu filho a se tornar uma pessoa consumista exagerada para isso, não basta disser aos filhos que eles não podem comprar tudo que querem se os pais possuem uma postura consumista, os pequenos acabaram copiando este comportamento. Comece separando algumas reciclagens em casa e depois, convide-o para fazer um joguinho educativo bem legal caso, você não tenha nenhuma ideia em mente não se preocupe pois, abaixo daremos várias sugestões interessantes para vocês fazerem e brincarem juntos.

Jogo dos palitos

A versatilidade da garrafa pet é gigantesca e dentre as opções de joguinhos que estimulam o raciocínio e concentração o pega palitos esta no topo dos queridinhos, fácil de fazer você só precisará de uma garrafa pet, algumas tampinhas e palitos. Para joga-lo cada competidor deve tirar um palito sem derrubar as tampinhas no final, quem derrubou menos tampinhas será o vencedor.

Jogo de argolas

Este é ótimo principalmente para as crianças pequenininhas que não possuem tanta coordenação motora. Você vai precisar de pelo menos umas 10 garrafas que poderão ser decoradas de várias formas e algumas argolas que podem ser adaptadas usando pedaços de mangueira velha.

Jogo de Memória 

Para fazer um jogo de memória você vai precisar de alguns copos descartáveis coloridos ou potinhos de danone, na parte de cima na boca do copo deve ser colados algumas figuras cada figura deve ter um par idêntico. As crianças deveram virar o potinho e tentar descobrir o par, se errar passa a vez.

Bilboquê

Atemporal este é um brinquedo que fez parte da infância de muita gente certamente até os pais terão boas lembranças da infância.

Tabuleiro de damas

Para fazer o tabuleiro você pode usar dois pedaços de papelão corte os dois do meu tamanho e depois, una-os um no outro para dar mais firmeza, depois cole um papel ou pedaço de E.V.A de uma cor e a metade em outra cor, para fazer as peças da dama use 12 tampinhas de garrafa de uma única cor e 12 de outra.

Jogos Feitos com Reciclagem para Educação Infantil

Se mesmo depois, de conferir as opções acima você não encontrou nenhuma que te fizesse encher os olhos abaixo, você terá uma galeria de fotos repleta de ideias que colaborará com a natureza e também, tornará as crianças adultos mais conscientes.