Brincadeira Adoleta: Significado e Músicas

Anúncios

Amarelinha, pular corda, brincar de se esconder e brincadeiras de palmas como adoleta foram alguns dos passatempos que fizeram parte da minha infância, e certamente marcou  sua infância também, antigamente as crianças cresciam brincado nas calçadas ao ar livre porém, hoje em dia vejo muitas crianças e adolescentes passando boa parte do tempo trancadas em seus quartos completamente hipnotizados por seus celulares, videogames e outros, e com toda certeza o uso excessivo desses aparelhos pode trazer consequências para o desenvolvimento cognitivo e social e para a saúde.

Que tal aproveitar o período das férias para passar um tempo divertido com seus filhos, apresente alguma brincadeira que marcou sua infância, brincadeiras de palmas são uma ótima pedida além, de ser divertidíssima elas são fáceis de aprender e o melhor de tudo não precisa de muitos recursos uma vez, que basta saber cantar canções infantis e memorizar algumas sequências de movimentos que deveram ser repetidos com as mãos ao decorrer de cada canção.

Brincadeira Adoleta: Significado e Músicas

Se você está procurando jogos divertidos para grupos de crianças, nada supera os bons e antigos jogos de palmas! Quem imaginaria que os jogos de palmas de mãos poderiam abordar tantas habilidades diferentes de desenvolvimento ao mesmo tempo? Alguns benefícios que as brincadeiras com as mãos proporcionam são coordenação bilateral, habilidade cognitivas, melhora na memória e estimula o trabalho em grupo.

A palavra adoleta ou adoletá como muitos, costumam escrever vem da palavra francesa chamada andouillette. A brincadeira surgiu no Brasil através da imigração francesa porém, ao chegar no Brasil foi adicionado algumas palavras em português existe, a opção de joga-la em dupla ou também, em grupo com mais de 2 pessoas. Veja abaixo algumas letras de musicas e comece a diversão agora mesmo!

Adoleta le peti peti polá: Como Brincar 

Eliana – Quando a Música Parar

Quem saiu foi tu coma letra ”U”

Como Brincar de Adoleta 

Faça uma roda, as crianças devem intercalar as mãos, um participante coloca a mão esquerda sobre a mão direita do colega. Cada criança deve bater na mão do coleguinha ao lado, que passa a palma a diante, enquanto cantam alguma das musicas acima cada sílaba vale uma palma, até chegar a letra ”u”.

A criança que conseguir chegar na letra ”u” e bater na mão do colega tem o poder de desclassificar o outro. Se ele não conseguir bater na mão do coleguinha ao lado ele mesmo deverá ser eliminado o último a sobrar leva o jogo.

Anúncios

Recentes