Cisto no Útero – É perigoso, grave, tem cura? Veja os Sintomas

Anúncios

Cistos ovarianos são sacos cheios de líquido que crescem dentro ou em cima de um (ou ambos) os ovários. Um cisto é um termo geral usado para descrever uma estrutura cheia de líquido. Os cistos uterinos geralmente são assintomáticos, mas a dor no abdômen ou pelve é comum. Embora a descoberta de um cisto no ovário cause considerável pavor nas mulheres devido a medos de malignidade, a grande maioria dessas lesões são benignas.

Cisto no Útero - É perigoso, grave, tem cura? Veja os Sintomas

O que é um cisto de ovário?

Um cisto pode se desenvolver em qualquer parte do corpo e pode variar de tamanho – alguns são tão pequenos que só podem ser observados através de um microscópio, enquanto outros podem se tornar tão grandes que deslocam os órgãos do corpo.

Existem dois tipos principais de cistos ovarianos:

  • Cistos ovarianos funcionais – o tipo mais comum. Estes cistos são inofensivos fazem parte do ciclo menstrual normal da mulher e são de curta duração.
  • Cistos patológicos – estes são cistos que crescem nos ovários; podem ser inofensivos ou cancerosos (malignos). Os cistos são divididos do tecido circundante por uma membrana. A porção externa ou capsular de um cisto é chamada de parede do cisto. Se o saco estiver cheio de pus não é um cisto; é um abscesso.

Quando consultar um médico

Procure atendimento médico imediato se você tiver:

  • Drenagem súbita, severa abdominal ou pélvica
  • Dor com febre ou vômito
  • Pele fria e úmida;
  • respiração rápida, tontura ou fraqueza – consulte um médico imediatamente.

Como tratar Cisto no Útero

Os principais fatores são:

  1. Idade do paciente
  2. Se o paciente é pré ou pós-menopausa
  3. A aparência do cisto
  4. O tamanho do cisto
  5. Se existem ou não quaisquer sintomas
  6. Espera vigilante (observação)

Às vezes, espera-se uma espera atenta, também conhecida como observação, especialmente se a mulher é pré-menopausa e tem um pequeno cisto funcional (2-5 centímetros). Uma verificação de ultra – som será realizada cerca de um mês ou mais depois para verificá-la e para ver se ele desapareceu.

Pílulas anticoncepcionais

Para reduzir o risco de novos cistos em desenvolvimento nos futuros ciclos menstruais, o médico pode recomendar controle de natalidade pílulas. Os contraceptivos orais também reduzem o risco de desenvolver câncer de ovário.

Cirurgia

A cirurgia pode ser usada como tratamento para cistos persistentes.
O médico pode recomendar que o paciente tenha removido cirurgicamente se houver sintomas, o cisto é grande, não parece um cisto funcional, está crescendo ou persiste através de 2-3 ciclos menstruais.

Anúncios

Dois tipos de cirurgia que podem ocorrer são:

  • Laparoscopia (cirurgia de fechadura) – com ferramentas muito pequenas, o cirurgião pode remover o cisto através de uma pequena incisão. Na maioria dos casos, o paciente pode ir para casa no mesmo dia. Este tipo de cirurgia geralmente não afeta a fertilidade de uma mulher, e o tempo de recuperação é bastante rápida.
  • Laparotomia – uma operação mais séria; pode ser recomendada se o cisto é cancerígeno. Um corte mais longo é feito. O cisto é removido e enviado ao laboratório. O paciente geralmente tem que permanecer no hospital por pelo menos 2 dias.

Tratamento de câncer

Se o cisto é cancerígeno, o paciente pode precisar ter mais órgãos e tecido removidos, como os ovários e o útero.

Prevenção de cistos ovarianos

Não existe uma maneira definitiva de prevenir o crescimento de cistos ovarianos. No entanto, os exames pélvicos regulares, que permitem o tratamento precoce, se necessário, geralmente protegem a mulher das complicações.

Fatores de risco

Os seguintes são fatores de risco potenciais para o desenvolvimento de cistos ovarianos:

História de cistos ovarianos anteriores
Ciclos menstruais irregulares
Infertilidade
Síndrome do ovário poliquístico
Endometriose
Obesidade
Primeira menstruação (11 anos ou menos)
Hipertireoidismo
Terapia com tamoxifeno para câncer de mama

Sintomas do Cisto no Útero

Cisto no Útero - É perigoso, grave, tem cura? Veja os Sintomas

Muitas vezes os cistos ovarianos não causam sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir o seguinte:

Dor durante a relação sexual ou menstruação
Plenitude abdominal
Náusea
Vômito
Sangramento incomum
Ganho de peso
Incapacidade de esvaziar completamente a bexiga
Dor no peito
Imcomado na região pélvica

Quem tem cisto no útero, pode engravidar?

Está é um dos grandes medos das mulheres que tem cisto no útero afinal, ser mãe é o sonho da grande maioria das mulheres além. Para deixa-las mais tranquilas saiba, que a mulher na qual tem cisto no útero pode sim engravidar sem problemas, pois esse tipo de cisto não oferece nenhum risco para a gravidez.

 

Anúncios

Recentes