Imagine só em pleno século 21 ter um papel que parece que veio diretamente de uns 100 anos atrás sim isto é possível, graças a uma técnica antiga e artesanal que dá um efeito envelhecido lindo e retrô. Utilizar papel comum branquinho para fazer certos tipos de trabalhos como uma atividade arqueológica, folheto publicitário ou um quadro não engrandece a obra e muito menos passa veracidade e sentimento, já que as folhas amareladas transmitem muito mais história, é como se fossemos de volta ao passado num piscar de olhos.
Se você quiser dar a um papel branco uma aparência envelhecida de cor amarelada, desigual e com uma textura parecida como a de um pergaminho, é necessário usar uma técnica de envelhecimento. O papel, depois de envelhecido pode ser usado em vários fins, ele pode se tornar um belíssimo convite de casamento, aniversário, batizado, ou usado como papel carta para escrever uma mensagem para o seu amor!
Além das sugestões citadas acima muitos, artesões estão usando esta técnica de envelhecer papel e depois, revestindo caixas em MDF com eles dando uma aparência linda! Para envelhecer o papel você precisa de alguns itens baratos encontradas em casa mesmo, como chá, pó de café, café solúvel, betume e ainda flores e frutas.
Como Envelhecer papel: Técnicas
Como envelhecer papel com chá
Faça um chá colocando menos água e mais folhas, ele deve ser bem concentrado espere esfriar depois, umedeça um chumaço de algodão e aplique sobre o papel. Aplique a primeira camada espere secar e veja se já está no tom que você deseja, se for preciso aplique mais uma vez. Lembrando que dependendo do papel a absorção do líquido é bem mais rápida do que outros.
Envelhecimento De Papel Usando Betume
O betume é uma resina espessa e escura utilizada para pintura de móveis e objetos em madeira. Para usa-lo como técnica de envelhecimento de papéis é muito simples, dilua o betume no aguarrás depois, aplique a mistura sobre o papel com auxilio de alguns pedaços de algodão espere secar, em seguida faça um impermeabilização usando verniz fosco, ele deve ser a base de água.
Envelhecer Papel Usando borra de café usado
Assim, que você coar café guarde a borra de um dia para o outro assim, ele secar sua cor ficará ainda mais forte. Certifique com as mãos se o pó de café está completamente seco pois, se ele ainda estiver úmido pode rasgar a folha caso ele já estiver totalmente seco usando as mãos passe um pouco sobre o papel até que a tonalidade chegue mais próxima de um papel antigo de pergaminho. Para fechar com chave de ouro passe as bordas do papel na chama do isqueiro se preferir enrole e amarre como se fosse um pergaminho podendo ser uma ótima ideia para usar como convites em gerais.
Envelhecendo o Papel Com Café Forte
Para trazer um aspecto de rachaduras comuns de papéis antigos você precisa amassar e desamassa-lo por várias e várias vezes. Com um pincel aplique o café forte sobre a folha e agite para retirar todo o excesso do líquido.