Desfralde em 3 dias é um mito: Saiba o tempo certo aqui

Anúncios

Só de pensar no momento do desfralde eu já começava a pirar, afinal como mãe de primeira viagem e logo de gêmeos eu mal sabia por onde começar.

Mas confesso que me surpreendi com a esperteza deles, eu achei que a transição das fraldas para o peniquinho iria durar meses e meses de tentativa, mas pasmem não seria em 3 dias que os meninos já estariam adaptados ao peniquinho como eu li por ai.

Para ter uma grande evolução foi necessário bastante paciência afinal de contas são muitas as tentativas fracassadas principalmente nos primeiros dias onde eles se recusavam a chegar perto do peniquinho, foi necessário muita conversa.

Hoje em dia se alguém me dissesse que conseguiu tirar as fraldas do filho(a) com 3 dias eu começaria a rir e acharia que isso era uma tremenda mentira.

É necessário lembrar que toda criança tem seu próprio desenvolvimento, nunca compare seu filho ou qualquer criança com outra, não é porque o filho da sua amiga andou com 8 meses que seu filho tem que andar com o mesmo tempo é preciso respeitar o tempo de cada um.

Muitas pessoas me diziam que já estava passando da hora dos meus meninos saírem das fraldas mas eu como mãe sabia que eles ainda não estavam preparados e que se eu tentasse eles não iriam conseguir e este fato acabaria os traumatizado e não era isso que eu queria.

Anúncios

Através de uma breve pesquisa na internet eu descobri que existem alguns sinais naturais que os pequenos dão e são eles que indicam que chegou o momento certo se você esperar por estes sinais você vai ver como é fácil de fazer o desfralde e sem grandes complicações.

[…Relato de uma leitora do site]

Desfralde do bebê: Sinais de que a hora chegou!

Existe o mito de que há como tirar as fraldas dos filhos com apenas 3 dias, mas a realidade é que pode levar muito mais tempo que isso, mas como saber que o momento de iniciar o desfralde chegou? É o que veremos a seguir.

 

Desfralde em 3 dias: Como fazer?

  • Você coloca a fralda e seu filho tira ou demostra que não está gostando de usa-la
  • Quando faz xixi ou cocô ele chega em você e pede para trocar porque tá sujo.
  • Avisa que vai fazer xixi ou cocô
  • Sabe a diferença entre os dois
  • Faz o cocô sempre no mesmo horário e na mesma quantidade de vezes
  • Fica seco por mais de 2 horas
  • Entende comandos simples tipo: pega o carrinho
  • Demostra incomodo quando está molhado
  • Consegue abaixar e subir a cuequinha ou a calcinha
  • Quando a criança tem firmeza na perna para correr e pular tirando os dois pés do chão. Isto significa que a musculatura da pelve pode ser controlada também

Desfralde em 3 dias: Como fazer?

Depois de notar a maioria dos sinais acima muitos pais ainda ficam em dúvida com medo de começar muito cedo o desfralde e isso causar um trauma psicológico ou iniciar muito tardio.

A verdade é que o desfralde só pode ser iniciado se a criança já tiver o controle sobre o esfíncter para segurar suas necessidades e com isso ela notará qual será a hora certa de ir ao banheiro.

Geralmente isso ocorre por volta dos dois anos de idade, em alguns casos só após completar 3 anos.

O desfralde em si é um processo lento mas o real significado do desfralde é conseguir que a criança use o penico ou vaso sanitário em vez de fraldas.

Mas ele ainda pode ter acidentes e você vai precisar ter paciência e compreensão.

Como fazer o desfralde: Dicas para não errar

Um desfralde completo não vai demorar apenas 3 dias, o tempo certo vai variar de criança para criança. O ideal é seguir essas dicas que passaremos a seguir e ir ensinando a criança com paciência até ela aprender, isso pode demorar 1 semana, 2, ou até mesmo mais de 1 mês.

Dia 1:

  • Marque uma data no calendário, sendo o verão a melhor época já que neste período a criança urina menos, por conta da transpiração e também, terá menos chances de ficar doente.
  • Explique a situação e o que vai acontecer nos próximos dias, as crianças são mais inteligentes do que imaginamos, diga que ele(a) já está mocinho(a) para usar fraldinha.
  • Compre várias cuequinhas coloridas e com estampas de personagens.
  • Providencie um peniquinho criativo que toca musiquinha quando a criança fez xixi ou cocô, outra opção é a escadinha com redutor para a criança usar o vaso sanitário.
  • Tenha materiais de limpeza em locais de fácil acesso. Pois é previsto alguns acidentes.
  • Prefira calças de elástico e shorts para meninos e vestidos para meninas.
  • Forre com plástico sofás e bancos que a criança senta. Usar tapetes higiênicos de gatos pode ser um excelente aliado.
  • Se tiver algum escape de xixi ou cocô, não altere o tom de voz demonstre tranquilidade e diga palavras positivas como: na próxima vez você consegue segurar e avisar a mamãe ou o papai.
  • Capriche nos líquidos para estimular o xixi
  • 2/3 anos é conhecido como a fase do ”Não” Então nunca pergunte, apenas convide tipo: vamos ao banheiro.
  • Aqui em casa algo que super funcionou foi comemorar com entusiasmo cada vez que eles cumpriam alguma etapa. Eu e o pai fazíamos a maior festa cantávamos parabéns e dançávamos, era um diversão!
  • Outra coisa que fazemos até hoje é deixa-los dar descarga toda vez que eles conseguem fazer as necessidades no vaso, algo simples é divertidíssimo para eles. E ao dar descarga gritamos tchau xixi… tchau cocô…
  • Sempre que precisar ir ao banheiro leve a criança junto. As crianças amam imitar o que os adultos fazem ao observar o jeito de tirar a roupa, se limpar e lavar as mãos ele estará aprendendo.
  • A cada 20 minutos convide-o para ir no banheiro
  • Compre algumas balas, bexigas, adesivos e dê a ele como prêmio por ter conseguido.
  • O medo do penico e do vaso sanitário existe sim, então fique sempre perto do seu filho e fale palavras que irá acalma-lo, vídeos de musiquinhas como: Pipipi Cocôco é no peniquinho , Xixi E Cocô, Ai, Que Vontade! mundo bita são ótimas aliadas para tornar este momento muito mais leve livre de stress.

Dia 2

Repita todos os passos do primeiro dia. A única diferença é que você tentará ficar pelo menos 1 hora fora de casa, prefira ir a pé dê uma rápida volta no quarteirão.

Antes de sair espere seu filho ir no peniquinho e ao sair leve uma sacola ou bolsa com uma peça de roupa e um pacote de lenço umedecido, pois se ele não conseguir se controlar ele não precisará ficar molhado até chegar em casa.

Dia 3

Repita tudo igual os dias anteriores porém aumente mais uma hora de passeio fora de casa incentive a criança a usar o banheiro sempre antes de sair de casa.

Em caso de  frustrações não desanime e nunca volte a colocar fraldas.

Siga as próximas semanas fazendo os passos do dia 1 até que a criança já esteja acostumada a ficar sem a fralda e consiga usar o penico ou vaso mais tranquilamente.

Vale lembrar também que por um tempo durante a noite enquanto a criança dorme ainda será necessário colocar a fralda e um bom ponto de partida para tirar a fralda a noite é quando a criança ficar por cerca de 3 a 4 dias sem fazer nem xixi e nem coco na fralda.

Veja também:

Colikids: O segredo para acabar com a cólica do bebê

Legendas para Fotos de Bebês: Lindas frases para usar

Anúncios

Recentes