Como Economizar Água: 18 Dicas Inéditas

Adverts

Estamos chegando próximos do dia 22 de março dia mundial da água, descubra formas de como economizar água para garantir que ela não falte no futuro.

A água é um dos bens mais preciosos que temos, um item essencial para a sobrevivência dos seres vivos na terra e apesar de tamanha sua importância muitas pessoas ainda a utilizam de forma desenfreada como se ela fosse infinita e isso pode acarretar sérias consequências.

Parece um exagero o fato de citar que o consumo excessivo poderá levar a sérias consequências mas vou explicar o porquê. Cerca de 71% de nosso planeta é composto de água, porém 97,4% de toda a água está nos oceanos e como todos já sabem é uma água que não pode ser ingerida por ser muito salgada.

Mas e os 2,6% de água doce que nos restam? Parece ser uma quantidade suficiente para sobrevivência, até poderiamos dizer que sim se 1,8% não estivesse congelada, restando portando aproximadamente 0,96% de água doce.

Essa pequena parcela de água é utilizada por toda a população mundial diariamente e não é apenas para beber, usamos a água em praticamente tudo, é para aguar as plantas, para lavar as roupas, lavar o carro, dar descarga, cozinhar os alimentos, lavar a casa e muitas outras coisas mais.

como economizar água

Então para que esse item de ouro não falte no futuro é necessário aprender a COMO ECONOMIZAR ÁGUA, independente se em sua região esteja faltando água ou não. e independente se tem condições de pagar 2,000 reais de água ou não, é claro que se economizar consequentemente sua conta de água virá mais barata, mas esse é o menor dos problemas.

Como economizar água reduzindo seu consumo no dia a dia

Adverts

Não é apenas aprender a como economizar água em casa, essas dicas também devem ser aplicadas no trabalho mesmo que não seja você quem pagará as contas e também para as crianças para que elas também pratiquem nas escolas ou em qualquer lugar que forem.

O primeiro passo ara descobrir como economizar água em casa é procurar por possíveis vazamentos não apenas no encanamento mas também nas torneiras, pequenos pingos de água podem não parecer muita coisa, mas junte isso tudo em 1 dia, 1 semana ou 1 mês, é muita água desperdiçada.

Nem toda água que utilizamos em nosso dia a dia precisa ser tratada, portanto ao instalar um sistema  de captação de água da chuva em casa poderá utilizá-la para os mais diversos fins como lavar a calçada ou regar as plantas.

Veja mais algumas dicas de como economizar água

  1. Acumule mais roupas para lavar ao mesmo tempo.
  2. Tome banhos menos demorados
  3. Ligue o chuveiro e se molhe, desligue para esfregar e volte a ligar para se lavar.
  4. Coloque uma garrafa de 350ml cheia de água dentro da caixa acoplada do vaso sanitário, dessa forma sempre economizará essa quantidade de água sempre que dar descarga.
  5. Desligue a água enquanto se barbeia
  6. Desligue a água enquanto esfrega as mãos
  7. Desligue a água enquanto escova os dentes
  8. Ensaboe toda a louça da pia antes de lavar ao invés de ensaboar e lavar peça por peça.
  9. Ou de preferência a máquina de lavar louças que gasta bem menos água
  10. Reaproveite a água da máquina de lavar roupas coletando em um balde para lavar o quintal
  11. Colete a água da chuva para afazeres domésticos (Não deixe água limpa parada porque o mosquito da dengue poderá colocar seus ovos)
  12. Opte por aguar as plantas no início da manhã ou no finalzinho da tarde para que a água demore mais a evaporar
  13. Utilize menos energia elétrica pois assim as hidrelétricas necessitarão de menos água
  14. Quando for trocar a água do cachorro aproveite o resto e molhe as plantas
  15. Cozinhe no vapor, além de evitar que o alimento perca seus nutrientes poderá aproveitar a água para outras utilidades
  16. Reutilize toda a água que sobrar em sua casa.
  17. Utilize sanitários com 2 fluxos de água, 1 para o xixi e outro para o cocô
  18. De intervalos no banho de seu cão ou gato de 15  a 30 dias.

 

 

Adverts

recent