A vesícula é um órgão de aproximadamente 10 cm de comprimento, e com o formato semelhante ao de uma pêra, localizado ao lado direito da barriga logo abaixo do fígado, este órgão muitas vezes não levado tanto a serio tem a função de digerir os alimentos gordurosos. Também armazena, concentra a bile, que é um enzima digestivo de cor castanho amarelado produzido pelo fígado.
Se sua vesícula for infectada ou desenvolver pedras, será necessário a cirurgia de remoção através de um procedimento chamado colecistectomia. Após a retirada da vesícula, o fígado ainda produzirá bile no entanto, não terá um local para armazena-lo sendo assim, a bile fluirá livremente para o intestino delgado, o que aumenta o risco de diarreia e impedirá a absorção de nutrientes importantes.
É possível viver normalmente sem a vesícula biliar mas, para isso será necessário fazer algumas alterações em sua dieta como evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e alimentos processados, alimentos estes que o corpo possuí uma maior dificuldade de digerir. Você não precisará fazer essas alterações para sempre mas, pelo menos alguns meses após o procedimento, depois é só ir voltando a consumir estes alimentos aos poucos até que seu organismo se acostume novamente.
Quais alimentos devo evitar?
Não existe uma dieta específica para se seguir no pós cirúrgico porém, o melhor a se fazer é evitar alimentos gordurosos, processados e açucarados. Comer esses alimentos não causará danos sérios a sua saúde no entanto, pode levar a desconfortos como gases, inchaço, cólica e diarreia, isto ocorre porque a bile fluíra livremente para o intestino e com isso, será como se você estivesse tomado uma grande quantidade de laxante.
Nos primeiros dias após a cirurgia, siga uma dieta mais líquida com caldos, sucos naturais e gelatina. Nos próximos dias vá adicionando gradualmente alguns alimentos sólidos á suas refeições. Comer comida errada após a cirurgia da vesícula biliar pode induzir dor, inchaço e diarreia. Para evitar esse desconforto gastrointestinal, evite comer alimentos ricos em gordura ou apimentados, incluindo:
Veja: Quais são os Sintomas de Pedra na Vesícula
- Batatas fritas
- Carnes com alto teor de gordura, como mortadela, lingüiça e carne moída.
- Laticínios com alto teor de gordura
- Pizza
- Manteiga.
- Sopas e molhos cremosos.
- Molhos de carne.
- Chocolate.
- Alimentos picantes.
- Álcool
- Cafeína
- Bolos
- Biscoitos
- Macarrão
O que comer:
Não existe uma dieta pós-colecistectomia, mas existem alimentos que podem agravar o problema trazendo desconforto e muita dor. Veja abaixo quais alimentos são indicados para que passou pela retirada da vesícula.
- Maçãs
- Abacates
- Bananas
- Legumes e lentilhas
- Caldo e sopas claras
- Brócolis
- Couve de Bruxelas
- Repolho
- Cenouras
- Grão de bico
- Couve e mostarda
- Leites (soja, arroz, amêndoa, aveia)
- Ovos
- Peixe (salmão, bacalhau, linguado)
- Laranjas
- Pimentão verde
- Couve
- Iogurte grego com baixo teor de gordura
- Nozes
- Aveia e cevada
- Azeite (virgem extra)
- Ameixas
- Arroz
- Sementes de chia
- Batatas doces
- Frango com carne branca
Alimentos ricos em fibras
Aumenta aos poucos a ingestão de alimentos com alto teor de fibras, a fibra ajuda a melhorar a digestão na ausência de bile concentrada. Cuidado para não exagerar pois, em excesso pode causar gases. Veja abaixo alguns alimentos que são boas fontes de fibras e nutrientes como cálcio, vitaminas do complexo B e ácidos graxos como ômega 3.
- feijões
- lentilhas
- ervilhas
- batatas com pele
- aveia
- cevada
- pão integral
- nozes cruas
- amêndoas
- castanha de caju
- sementes chia e papoula
- frutas e vegetais
Quanto tempo seguir a dieta:
Qualquer paciente independente da idade ou sexo, deve seguir a dieta com baixo teor de gordura pelo menos um mês após a cirurgia. Depois, de um mês você poderá voltar á mesma dieta que tinha antes da cirurgia mas, se sentir algum mal-estar novamente retome a dieta saudável com pouca quantidade de gordura, açúcar e alimentos processados.