Pano Branco: O que é, Sintomas, É contagioso?

Pitiríase versicolor popularmente chamada de pano branco, é uma doença de pele causada por muitos microbiota ou organismos microscópios, incluindo leveduras como Malassezia, que vive naturalmente em nossa pele. Quando a levedura se multiplica fora de controle, a malassezia começa a produzir substâncias chamada ácido azeláico, que impede que a pele produza melanina, e consequentemente pequenas manchas e erupções cutâneas começam a surgir, essas manchas podem ser mais claras ou mais escuras do que a pele ao redor.

As áreas mais propensas a serem afetadas pela pitiríase versicolor é nas costas, peito, braços, pescoço e barriga, pessoas com pele oleosa são mais propensas a contrair pano branco. Está passando por este problema e não tem ideia de como tratar ou simplesmente deseja, saber um pouco mais sobre está condição de pele que aparentemente não causa danos graves a saúde porém, pode causar bastante incomodo e constrangimento uma vez que as pessoas ao redor acham que pode ser algo contagioso, então continue acompanhando este artigo através dele sanaremos todas as suas dúvidas.

Pano Branco: O que é, Sintomas, É contagioso?

Pano Branco: O que é

A pitiríase versicolor é causada por um tipo de levedura chamada Malassezia. Esta levedura é encontrada na pele da maioria das pessoas, onde normalmente vive sem causar problemas. Apesar do nome pano branco as manchas podem surgir em outras tonalidades desde castanhas até a avermelhas.

  Unha encravada: Como Tratar com Remédios Caseiros

Fatores que causam o pano branco

  • Viver em ambiente quente ou úmido
  • Uso de roupas e cremes, que não permitem que sua pele respire
  • Sistema imunológico fraco
  • Falta de higiene
  • Excesso de sudorose

Sintomas 

  • Manchas na pele que pode ser nas colorações branca, rosa, vermelha ou marrons
  • Pontos da pele que não bronzeia como o resto da pele
  • Coceira e escamação
  • Tende a desaparecer em climas mais frios e menos úmidos

Pano branco é contagioso?

Ao contrário do que muitos imaginam o pano branco não é uma doença contagiosa, já que a está micose é causada por um fungo naturalmente existente na pele de todo ser humano no entanto, algumas pessoas são mais propensas ao proliferação.

Pitiríase versicolor é a mesma coisa que vitiligo?

A pitiríase versicolor é muitas, vezes confundida com vitiligo pelo fato de ambas causarem descoloração da pele. Veja algumas maneiras de diferenciar uma da outra:

  • O vitiligo desenvolve em ambos os lados do corpo
  • A pitiríase versicolor além, de causar manchas causa escamações, ao contrário do vitiligo possuí textura normal.
  • O vitiligo afeta com mais frequência áreas como boca, dedos, pulsos axilas e virilha, enquanto a pitiríase versicolor é mais comum nas costas, tórax, parte superior dos braços, pescoço e barriga.

Remédios caseiros para pano branco

Pepino

Corte um pepino e coloque os pedaços de molho no álcool deixe por dois dias depois, aplique no local afetado usando um chumaço de algodão.

  Xarope Caseiro para Tosse Seca - Receitas

Bicarbonato de sódio

Em um litro de água coloque três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Lave o local afetado pelo menos 3 vezes ao dia.

Enxofre

Use uma pitada de enxofre todos os dias, junto com as refeições.