Você pode encontrar o anel tucum também, chamado de anel de coco em várias lojinhas de artesanatos e bijuterias da sua cidade mas, você não faz a miníma ideia do real significado por trás do anel de tucum continue, lendo este artigo tenho certeza que você se surpreenderá com a história por trás deste acessório tão casual e simples!
Qual o significado do anel de tucum?
O simbolismo do anel preto mudou ao longo dos anos, nos anos 1800, o anel era um símbolo de casamento para os escravos e nativos, que não podiam comprar ouro. O anel também era um símbolo de amizade e de resistência. Antigamente no período do Império do Brasil somente a realeza poderia usar joias feitas de metal e ouro, foi então que os índios começaram a confeccionar seus adornos á partir de materias primas encontradas na natureza.
O anel, feito a partir da fruta da palmeira de tucum, é uma planta difícil de cultivar devido aos seus espinhos longos, finos e afiados. Os anéis, feitos a partir da casca dura da fruta que rodeia a semente, são feitos à mão. A serragem, limpeza e polimento eram feitas por membros da família, criando oportunidades de trabalho para aqueles que normalmente não a teriam.
Pra quem não sabe o tucum é uma palmeira encontrada na Amazônia que começou a ser usado pelos índios na confecção de anéis simples, porém super brilhantes. No entanto, com o passar dos anos está cada vez mais difícil de encontrar a planta tucum devido a enorme quantidade de desmatamento que a Amazônia vem sofrendo, foi então preciso procurar alternativas que poderiam substituir a mesma, por outra matéria prima farta, e o coco foi a melhor opção.
Hoje, em dia é muito mais raro encontrar anel feito propriamente da palmeira tucum, a maioria dos modelos são feitos de coco. O anel simboliza a união familiar, entre amigos ou de uma única tribo a qual todos os membros a usariam, casamentos e também, de resistência na luta por libertação.
Anel de tucum significado religioso?
Justamente na década de 60 os cristãos começaram a utilizar o anel como simbolo de sua união e fé religiosa. Muitos cristãos usam o anel de tocum para simbolizar seu apoio as causas necessitadas sendo, que de lá pra cá as igrejas adotaram como simbolismo para o compromisso com Deus e que é sempre necessário estender as mãos aos necessitados.
Dom Pedro Casaldáliga bispo católico nos retrata essas lutas. Através do filme sobre o anel de tucum ele nos mostra o significado do anel com as seguintes palavras: “Anel de Tucum é sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas consequências”. Dizendo isto, lança o convite: “Você toparia levar um anel? Topa?”.
Significado para os hippies
O movimento hippie tem como principal lema desapego aos bens materiais, e tem acessório mais barato, é de origem natural e que não explora a escravização de mão de obra? Um anel desse custa no máximo R$ 4,00. Além, dos anéis eles passaram a confeccionar brincos e pulseiras usando o mesmo material.