Qual o significado do anel de tucum?

Anúncios

Você pode encontrar o anel tucum também, chamado de anel de coco em várias lojinhas de artesanatos e bijuterias da sua cidade mas, você não faz a miníma ideia do real significado por trás do anel de tucum continue, lendo este artigo tenho certeza que você se surpreenderá com a história por trás deste acessório tão casual e simples!

Qual o significado do anel de tucum?

Qual o significado do anel de tucum?

O simbolismo do anel preto mudou ao longo dos anos, nos anos 1800, o anel era um símbolo de casamento para os escravos e nativos, que não podiam comprar ouro. O anel também era um símbolo de amizade e de resistência. Antigamente no período do Império do Brasil somente a realeza poderia usar joias feitas de metal e ouro, foi então que os índios começaram a confeccionar seus adornos á partir de materias primas encontradas na natureza.

Anúncios

O anel, feito a partir da fruta da palmeira de tucum, é uma planta difícil de cultivar devido aos seus espinhos longos, finos e afiados. Os anéis, feitos a partir da casca dura da fruta que rodeia a semente, são feitos à mão. A serragem, limpeza e polimento eram feitas por membros da família, criando oportunidades de trabalho para aqueles que normalmente não a teriam.

Qual o significado do anel de tucum?

Pra quem não sabe o tucum é uma palmeira encontrada na Amazônia que começou a ser usado pelos índios na confecção de anéis simples, porém super brilhantes. No entanto, com o passar dos anos está cada vez mais difícil de encontrar a planta tucum devido a enorme quantidade de desmatamento que a Amazônia vem sofrendo, foi então preciso procurar alternativas que poderiam substituir a mesma, por outra matéria prima farta, e o coco foi a melhor opção.

Hoje, em dia é muito mais raro encontrar anel feito propriamente da palmeira tucum, a maioria dos modelos são feitos de coco. O anel simboliza a união familiar, entre amigos ou de uma única tribo a qual todos os membros a usariam, casamentos e também, de resistência na luta por libertação.

Anel de tucum significado religioso?

Anúncios

Justamente na década de 60 os cristãos começaram a utilizar o anel como simbolo de sua união e fé religiosa. Muitos cristãos usam o anel de tocum para simbolizar seu apoio as causas necessitadas sendo, que de lá pra cá as igrejas adotaram como simbolismo para o compromisso com Deus e que é sempre necessário estender as mãos aos necessitados.

Dom Pedro Casaldáliga bispo católico nos retrata essas lutas. Através do filme sobre o anel de tucum ele nos mostra o significado do anel com as seguintes palavras: “Anel de Tucum é sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas consequências”. Dizendo isto, lança o convite: “Você toparia levar um anel? Topa?”.

Significado para os hippies

O movimento hippie tem como principal lema desapego aos bens materiais, e tem acessório mais barato, é de origem natural e que não explora a escravização de mão de obra? Um anel desse custa no máximo R$ 4,00. Além, dos anéis eles passaram a confeccionar brincos e pulseiras usando o mesmo material.

Anúncios

Recentes

Como tirar lascas e espinhos da pele de forma fácil e indolor

Todos estamos sujeitos a algum dia ficar com lascas de madeira ou espinhos de plantas que entram na camada superficial da pele, apesar de...

Fundo para Whatsapp feminino: 71 papeis de parede deslumbrantes

Com o avanço e a popularização das tecnologias móvel, surgem a cada dia novos aplicativos e maneiras de nos conectarmos rapidamente com amigos e...

Como lavar pano de prato manchados e engordurados: 5 Passos

O pano de prato é um daqueles itens indispensável de uma cozinha, já que usamos ele em várias circunstâncias, seja para secar as mãos,...

As 35 melhores fotos de tatuagem de terço para você fazer

As tatuagens tem o poder de transmitir algo que a pessoa deseja através da arte feita na pele, como consequência ela também deixa o...