Quaresma 2021: Quando começa e quando termina?

O termo quaresma vem do latim (quadragesima dies) que nada mais é que o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo tradicionalmente celebrado entre a igreja Católica. Está data representa os 40 dias e 40 noites em que Jesus passo no deserto, para os cristãos o ciclo pascal é dividido em três tempos: preparação, celebração e prolongamento.

A quaresma é inserida no período de preparação, outro fato curioso que ocorre neste tempo de 40 dias é que os fiéis substituem a carne vermelha por peixe além, de evitar o consumo de carne, há pessoas que fazem jejum de doces, refrigerantes, álcool e até a conversa com os amigos durante parte do dia.

Além, de representar os 40 dias que Jesus passou no deserto, o mesmo termo representa os 40 dias do dilúvio, 40 dias que Moisés ficou no monte Sinai, e os 40 anos da peregrinação do povo de Israel no deserto. No período de quaresma os ministros devem usar vestimenta na cor roxa, cor está que tem como intuito de simbolizar tristeza e dor.

Normalmente na quarta feira de cinzas o padre marca a testa dos fiéis com um pouco de cinza elas, são obtidas queimando os ramos abençoados no Domingo de Ramos que acontece antes da semana santa e da páscoa do ano anterior. Está tradição simboliza prova de arrependimento, penitência e luto segundo tradições encontradas na Bíblia.

Quaresma 2021: Quando começa e quando termina?

Quando começa a quaresma 2021

A quaresma tem início assim, que termina o carnaval ou seja, na quarta feira de cinzas mas, especificamente dia quarta-feira , 17 de fevereiro de 2021. Está é uma data de reconhecermos que somos pecadores e então, aproveitarmos para pedir perdão á Deus, prometendo assim, mudarmos pra melhor.

Quando termina a quaresma 2021

De acordo com a Carta Apostólica do Papa Paulo VI aprovando o Novo Calendário Romano Geral a quaresma termina na quinta-feira santa, 1 de abril de 2021 antes da missa de lava pés, só que se formos contar desde seu início até seu final o resultado será um pouco mais de 40 dias mas isso acontece porque na quaresma não são contados os domingos pois nesse dia não se faz penitência, sendo assim ao ser retirados os domingos da contagem, o resultado será 40 dias.

Muita dúvida surge em relação ao final da quaresma, há quem acredite que termina no domingo de ramos e outros acreditam que termina no sábado santo, mas na realidade a quaresma finda na quinta feira santa.

Recentes

Como tirar mancha de caneta da roupa: 7 maneiras mais rápidas

Se você é estudante, executivo, desenhista ou encontra-se em qualquer outra circunstância em que usa caneta como ferramenta de trabalho, sabe bem como é...

7 truques fáceis e rápidos para limpar sapatos de camurça

Quem gosta de sapatos sabe como é difícil manter-los sempre como uma boa aparência, especialmente os calçados feitos de camurça pois eles são mais...

Aromatizador de ambiente caseiro: 10 dicas de como fazer

Se você é uma pessoa caprichosa que zela para manter sua casa sempre limpinha, organizada e cheirosa, você vai amar a dica que preparamos...

Penteados com coque: fotos e 12 jeitos fáceis de fazer

Sempre que temos uma festa ou um evento mais chique para ir, surge a grande polêmica de qual penteado usar já que existem uma...