Símbolos nórdicos e seus significados

Está pensando em fazer uma tatuagem estilo Vikings ou quer comprar um acessório que contenha alguns dos símbolos Vikings? O mais aconselhável é você conhecer o significado de cada um, pois cada simbolo possui um significado único, que traz poder, força e glória a sua vida estes símbolos tiveram um papel indispensável na cultura nórdica.

Acreditavam-se que estes símbolos traziam boas energias e fé, enquanto outros eram utilizados para invocar seus deuses para proteção ou mesmo deixar seus inimigos com medo, para conhecer um pouco mais sobre a simbologia por trás de cada desenho, continue acompanhando este artigo nele você verá tudo a respeito desses símbolos e também, um pouco mais sobre a história dos povos nórdicos.

A espiritualidade para os vikings foi tão importante quanto a nossa religião é para nós hoje. Para quem não sabe os vikings eram povos nórdicos que exploraram e colonizaram terras durante a Idade Médica, esses povos tinham como líder Odin que era o deus da sabedoria, da magia, da poesia e da guerra além, de ser considerado o protetor dos mortos.

Símbolos nórdicos e seus significados

  • Martelo de Thor

O martelo de Thor tornou-se popular depois, dos filmes da Marvel. Chamado também de nórdico Mjollnir que significa ”Relâmpago” este é um símbolo pertencente a Thor, o deus trovão e filho de guerra de Odin, este símbolo era como se fosse um amuleto de proteção e sorte.

Mas o martelo de Thor não era um comum, sempre que Thor o lançava em um inimigo, ele voltava para suas mãos como se fosse um bumerangue. Apesar de ser uma arma poderosíssima o martelo de Thor possuía outras funções como o de abençoar, santificar e consagrar em comemorações e rituais como casamentos, nascimentos e em muitas das vezes em funerais.

  • Valknut

Além, de ser consideravelmente um dos símbolos nórdico mais importantes, já que ele é o símbolo de Odin deus mais poderoso em Asgard, o valknut é um dos símbolos mais enigmáticos que existem, visualmente, é composto por três triângulos que se entrelaçam.

Arqueologicamente, aparece em algumas pedras rúnicas e pedras memoriais e pinturas que datam o período da Era Viking e ficam na ilha sueca de Gotland. Conhecido também, pelo nome de nó dos escolhidos, este é um símbolo que representa o poder da vida sobre a morte.

Outro ponto que devemos levar em consideração é que este símbolo é composto por três triângulos, de nove pontas. O número 9 está associado aos nove mundos da mitologia Nórdica são eles: Niflheim, Muspelheim, Asgard, Midgard, Jotunheim, Vanaheim, Alfheim, Svartalfheim, Helheim.

  • Chifre de Odin

O símbolo consiste em três buzinas intertravadas e geralmente, sendo bastante usada como um sinal de compromisso com a fé moderna do Asatru. Na mitologia nórdica, existem alguns contos que descrevem a busca de Deus pelos Odhroerir, um hidromel mágico produzido a partir do sangue do sábio deus Kvasir. Há vários relatos da história, mas, normalmente, Odin usa sua inteligência e magia para obter a bebida em três dias; os três chifres refletem os três rascunhos do hidromel mágico.

  • Cruz de troll

Acreditavam -se que a Cruz de troll tinha o poder de afastar os trolls e elfos dos povos vikings. A cruz de troll é um amuleto feito de um círculo de ferro cruzada no fundo em forma de runa odal.

Recentes

Presentes dia dos pais: 18 opções de diversos valores

Já estamos próximos a data do dia dos pais e você já sabe o que vai dar para o teu paizão esse ano? Presentear...

Tatuagem na Mão: 64 Inspirações que nunca saem de moda

Hoje em dia o mundo das tatuagens está cada vez mais moderno e inovador, a cada dia surgem novos desenhos e cores incríveis. É...

Tatuagem de Coroa: 51 Fotos lindas, perfeitas para você

Dentre tantos os modelos de tatuagens que existem um dos mais amados e procurados é a tatuagem de coroa, elas são diferentes, bonitas e...

Tatuagem em homenagem a Mãe: 46 fotos para se apaixonar

Fazer uma tatuagem em homenagem a mãe é uma ótima ideia, além de ser bastante descolado é uma maneira de eternizar este amor tão...