Quando se trata de cuidar da saúde, automaticamente nós pensamos em fazer um exame de sangue para saber como andam os níveis de glicose e plaquetas, porém um órgão do organismo que também deve ser alvo de preocupação quando se trata de saúde é o fígado e para descobrir como anda sua saúde é necessário realizar exames para ver se os níveis de TGO e TGP estão altos ou baixos, descobrindo assim se estão alterados.
Geralmente as pessoas se preocupam com a saúde de seu fígado somente quando vão tomar uma bebida mais forte, mas mesmo que não seja um órgão que tenha muitos problemas, é essencial acompanhar sua saúde já que ele é responsável por metabolizar qualquer substância que contêm no sangue.
TGO e TGP: O que são?
- TGO – transaminase glutâmico oxalacética
- TGP – Transaminase glutâmico pirúvica
O TGO e TGP são enzimas que estão presentes nas células e principalmente no fígado, elas são responsáveis pela metabolização de algumas proteínas, valores altos ou baixos de tgo e tgp podem indicar que algo de anormal pode estar acontecendo no fígado, são indicadores de possíveis lesões hepáticas.
Mas saiba que valores altos ou baixos de tgo e tgp podem indicar que esteja acontecendo algum problema ou não, outros sintomas poderão ser observados pelo médico para saber se realmente pode estar acontecendo algo, o quadro clínico geral, também poderá ser observado pelo médico para uma confirmação ou não de uma lesão hepática.
TGO e TGP Alterados
Descobrir se o tgo e tgp estão alterados é o primeiro passo na detecção do verdadeiro problema, já que mesmo sabendo que pode haver algo de errado, somente o exame dessas enzimas não será o suficiente para descobrir qual a verdadeira causa do problema, outros exames poderão ser solicitados pelo médico para mais detalhes.
Exame TGO e TGP Normal
Confira os valores de referência para saber se o tgo e tgp estão realmente alterados
TGO = até 40 Unidades Karmen; TGP = até 30 UK
Exame TGO e TGP Elevados
Antes da realização desses exames do fígado é ideal evitar medicamentos que possam alterar esses valores, medicamentos como analgésicos, antidepressivos e antibióticos podem interferir no resultado. Outro fator que também pode elevar os níveis de tgo e tgp é o fato da pessoa ter fígado gordo, isso ocorre geralmente em pessoas que abusam do álcool, pessoas com diabetes e hepatite C, mas nesses casos os valores são moderadamente elevados.
Doenças que deixam o TGO e TGP altos ou baixos
Como dito anteriormente, alterações nos valores da transaminase somente indica que pode haver algo de errado com seu fígado mas não informa exatamente qual o problema, conheça agora algumas doenças que podem causar alterações no tgo e tgp.
- Hepatites virais graves – Pode elevar os valores de 1.000 a 3.000 U
- Obstrução biliar – Nesses tipos de doença os valores do TGO e TGP podem ficar entre 1.000 a 2.000 U porém poderão cair subitamente para valores <300 U/L
- Hepatopatias isquêmicas e hepatites virais podem alterar os valores para > 1.000 U.
- Colestase – Valores < 300 U são observados em pessoas que sofrem dessa doença.
- Cirrose de Laennec e Hepatite viral anictérica terão valores de 50 a 200 U.
O fígado é um dos órgãos do organismo mais fortes e quando há algo de errado com ele, geralmente não apresenta quase nenhum sintoma, quando algum sintoma de problema com o fígado for notado ele já poderá estar consideravelmente prejudicado.
Portanto é ideal realizar exames periódicos para poder saber com clareza como está a saúde de seu fígado, se por acaso notar alterações em seu exame de tgo e tgp evite se automedicar e procure um especialista para mais informações a respeito.