Problemas de Pele Comuns em Crianças

Anúncios

A pele é a primeira barreira do corpo contra as bactérias causadoras de infecções. Mesmo que muitas bactérias vivem na superfície da nossa pele, a pele saudável geralmente nos protege contra as mais variáveis infecções. Existem vários tipos de infecções de pele elas podem ser comuns e simples de serem curadas porém, outras podem ser perigosas pelo fato de começaram como uma pequena macha podendo se espalhar, afetando uma grande área do corpo. Elas podem variar de uma infecção tratável e simples para uma condição mais perigosa. É importante você levar seu filho á um pediatra ou dermatologista para o diagnóstico e tratamento adequado.

Conjuntivite O que é – Sintomas e Tratamento

Listamos abaixo algumas fotos dos principais problemas de pele que geralmente ocorrem em crianças e bebês em alguma fase da sua infância:

Catapora

A catapora, ou varicela é uma infecção viral que causa uma erupção cutânea do tipo bolha além de dá muita coceira. A varicela é altamente contagioso para as pessoas que não tiveram a doença, nem foram vacinados contra ela. Esta doença é super comum em crianças menores de 10 anos que não se vacinaram, vale a pena lembrar que  pessoas que já tiveram catapora nunca mais obteve novamente.

A catapora é provocada pelo vírus da varicela-herpes zoster. É transmitida por gotículas de um espirro ou tosse, e o início dos sintomas é de 10 a 21 depois de infectado e a recuperação pode dura em média 10 a 15 dias depois do aparecimento isso depende muito de pessoa para pessoa pois, nem todos os organismos agem iguais.

Brotoeja

Anúncios

Brotoeja, também conhecido como miliária rubra, é uma erupção cutânea de pequenas manchas vermelhas, altas que provoca uma sensação de ardor ou picadas na pele. Brotoeja pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas é mais comumente ocorre em seu rosto, pescoço, costas, peito e coxas. É normalmente aparece alguns dias após a exposição a temperaturas quentes.

A erupção é composta de pequenos pontos ou inchaços que são cercados por uma área de pele vermelha. Os pontos às vezes se parecem com pequenas  bolhas e pode causar: leve inchaço, coceira além de uma sensação de formigamento ou ardor intenso. Brotoeja geralmente se desenvolve quando uma pessoa transpira mais do que o normal, como durante o tempo quente ou úmido, a condição é causada quando as glândulas de suor do corpo ficam bloqueados.

Coxsackie

Está doença possue vários sintomas tais como: febre alta, dor de cabeça, dor muscular além de algumas bolhas pequenas porém dolorosas na garganta, boca, palma das mãos e sola dos pés. Coxsackie faz parte da família dos vírus enterovírus (que também inclui poliovírus e vírus da hepatite A) que vivem no trato digestivo humano. Ele pode ser transmitido de pessoa para pessoa, geralmente ao por as mãos em superfícies contaminadas por fezes, onde eles podem viver por vários dias ou simplesmente através de espirro e tosse. Não existe nenhum tipo de vacina ou medicamento por isso é importante manter as mãos sempre limpas assim, evitando que ela apreça.

Dermatite Atópica

A dermatite atópica é mais comum em bebês e crianças. Mas isso pode acontecer com qualquer pessoa. As pessoas que vivem em cidades com climas mais seco podem ser mais propensos a sofrer desta doença. A causa da dermatite atópica é desconhecida. Ele é provavelmente causado por ambos os genéticos (corre na família) e fatores ambientais. As pessoas com dermatite atópica pode vir a desenvolver a febre do feno e asma.

A dermatite atópica é uma doença da pele a longo prazo. “Atópica” refere-se a uma tendência para desenvolver condições de alergia. “Dermatite” significa inchaço da pele. Sintomas pele seca, coceira e bolhas o tratamento pode ser feito a base de um simples hidratante de pele ao uso de anti-histamínicos depende de pessoa para pessoa, o ideal é procurar o médico.

Escarlatina

A escarlatina é uma doença bacteriana que se desenvolve em algumas pessoas que têm infecções na garganta. A escarlatina é quase sempre acompanhada de uma dor de garganta e febre alta, ela é
comum em crianças de 5 a 15 anos de idade.

Escarlatina é uma infecção bacteriana causada pela bactérias do gênero Streptococcus é tratada com antibióticos para não ocorrer complicações mais graves.  Depois de 7 a 14 dias, as lesões desaparecem e a pele se descama.

Impetigo
Impetigo é uma condição altamente contagiosa da pele. Conhecida também como impinge ela é caracterizada por bolhas e feridas  que ocorre em diversas partes do corpo mas pricipalmente no rosto, pescoço, mãos e no bumbum do bebê. Impetigo é causada por duas bactérias – Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus.
Existem vários tipos diferentes de impetigo eles podem ser contagioso, este tipo de impetigo geralmente começa com feridas vermelhas ao redor do nariz e da boca . Já o Impetigo bolhoso é causado apenas pela bactéria Staphylococcus aureus, que é capaz de produzir toxinas que causam descolamento da epiderme favorecendo o aparecimento de bolhas. O impetigo é transmitido através do contato pele-a-pele com um indivíduo que tem impetigo ou através do compartilhamento de toalhas, roupas e peças intimas.
Micose
Micose é uma infecção fúngica da pele. Os fungos são organismos microscópicos que podem viver fora dos tecidos mortos de sua pele, cabelo e unhas,ela é caracterizada por um anel vermelho com pequenas bolhas que aparece sobre a pele o tratamento consiste em pomadas antifúngicas.
Para evitar micose basta seguir algumas hábitos do dia a dia, tais como: evite andar descalço, principalmente em pisos úmidos, não use objetos pessoais de outras pessoas, certifique -se de secar bem algumas áreas, como vãos dos dedos e em regiões de dobras como axila, virilha, atrás das orelhas.
Roséola Infantil
Conhecida por muitos como exantema súbito. É causada por um vírus da família da herpes, a doença é comum em crianças de três meses a quatro anos de idade  é uma doença contagiosa, que é transmitida para a criança através do contato com a saliva de outra criança contaminada.
Os sintomas da roséola infantil são parecidos com os de uma gripe como  febre alta, entre 38 a 40ºC, por cerca de 3 a 4 dias, perda de apetite, diarreia, tosse além de manchas na pele, principalmente no tronco, pescoço e braços. O ideal a se fazer é procurar imediatamente um pediatra e afastar a criança da creche ou dá escola.
Verrugas
Verrugas, são causadas pelo vírus do papiloma humano, ou HPV, são tumores de pele não-cancerosas. Elas se formam quando o vírus invade a pele, geralmente através de um pequeno corte ou arranhão. O vírus provoca um rápido crescimento de células sobre a camada externa da pele. As verrugas podem aparecer em qualquer lugar da pele ou membranas mucosas (por exemplo, boca, órgãos genitais) No entanto, mais comumente nas mãos, dedos, pés e face.
Geralmente elas desaparecem dentro de 2 anos, mas isso é imprevisível o melhor a se fazer é procurar um dermatologista.
Anúncios

Recentes