Remédios caseiros para tratar os pés e tornozelos inchados

Anúncios

Os pés e tornozelos inchados é chamado de edema, sendo um problema mais comum do que se imagina qualquer pessoa pode sofrer, e há muitas coisas que podem causar o problema, dentre os mais comuns o aumento da pressão, excesso de peso e até a gravidez. O que ocorre é que o seu corpo está tendo dificuldades para combater a gravidade e com isso, não consegue mover o sangue e os fluidos de volta as pernas, então seus tornozelos, pés e até suas pernas podem começar a inchar.

Isso pode ocorrer por várias razões, como excesso de peso, estar ou ficar sentado durante longos períodos de tempo, envelhecimento, gravidez, síndrome pré-menstrual, deficiências nutricionais, falta de exercícios físicos e circulação sanguínea deficiente e até mesmo uso de medicamentos como antagonistas do cálcio, pílulas anticoncepcionais, alto estrógeno, alguns antidepressivos e  tiazolidinedionas que é um medicamento usado por pessoas diabeticos. Uma lesão ou cirurgia envolvendo perna, tornozelo ou pé também pode causar inchaço.

Remédios caseiros para tratar os pés e tornozelos inchados

Outras causas podem incluir:

Trauma ou lesão

A ruptura de um tendão, especialmente seu calcanhar de Aquiles
Ter um tornozelo torcido
Ossos quebrados
Dislocação de ossos no seu dedo grande ou pés
Queimaduras
Lesões esportivas
Picadas de inseto

Inflamação

Abscessos
Inflamação de seus vasos sanguíneos
Verrugas plantares
Infecções por pregos
Úlceras na pele
Bursite
Tendinite
Fascite plantar
Infecção do osso

Medicamentos

Medicação diabética
Alguns antidepressivos,
Bloqueadores de canais de cálcio
Esteróides
Pílula anticoncepcional de alto estrogênio
Anti-inflamatórios não esteróides
Vasodilatadores

Doenças

  • Insuficiência cardíaca congestiva que é quando seu coração perde sua capacidade de bombear seu sangue efetivamente e se é difícil para o sangue em seus pés circular de volta ao coração, ele pode ficar nos pés causando inchaço
  • Cirrose que é a cicatrização do seu fígado e se sua função hepática está comprometida, pode causar acumulação de líquido nas pernas.
  • Falência renal
  • Artrite

Fatores de Risco

  • Insuficiência cardíaca, hepática ou renal
  • Coágulos de sangue
  • Febre
  • Dor súbita no peito
  • Inconsciência
  • Arritmia
  • Se seus pés inchados forem acompanhados por qualquer uma desses sintomas, procure ajuda medica intervenções de emergência é absolutamente necessário:

Sintomas de pés inchados

Embora a sensação inchada se caracterize principalmente por ter fluido excessivo em seus pés também pode haver outros sintomas secundários. Alguns desses sintomas podem incluir:

Anúncios
  • Entumecimento
  • Vermelhidão
  • Rigidez
  • Sensação de queimação

Remédios caseiros para tratar os pés e tornozelos inchados

Remédios caseiros para tratar os pés e tornozelos inchados

Felizmente, existem muitas dicas e soluções eficazes para tratar os pés inchados em casa. No entanto, se o inchaço é doloroso ou ocorre frequentemente, consulte o seu médico. Pode ser um sinal de problemas cardíacos, renais ou hepáticos que podem precisar de tratamento mais complexo.

  • Meias de compressão: As meias de compressão oferecem alívio da dor e evitam a coleta de fluido nas pernas, tornozelos e pés.
  • Massagem: Lavar suavemente a área afetada pode ser um método muito eficaz de eliminar ou tratar o inchaço nos tornozelos e nos pés. Quando você massageia firmemente uma parte do corpo, aumenta a circulação e alivia a inflamação.
  • Elevação: Se você elevar seus pés, você está essencialmente fazendo com que a gravidade funcione para você e elimine o excesso de água em seus pés e tornozelos.
  • Salsinha: Um dos melhores diuréticos naturais é a salsa, e quando você sofre de extremidades inchadas, significa que você tem muito líquido em seu corpo. Ao aumentar a produção de urina e prevenir a acumulação de líquido, a salsa só pode ser sua aliada.
  • Dente-de-leão: Sendo tão rico em polifenóis, flavonóides e potássio , os dentes de leão são ótimos remédios para extremidades inchadas. Eles também são alguns dos diuréticos naturais mais poderosos e ajudarão a aumentar sua taxa de urina, expulsando assim o excesso de água do corpo antes que ele possa se juntar nos pés.
  • Água de limão:Beber água de limão ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do seu corpo, o que pode reduzir o inchaço nos pés e outras áreas do corpo causadas pela retenção de água. Além disso, ajuda a manter o corpo hidratado e oferece benefícios anti-inflamatórios.
  • Suplementos de magnésio: O magnésio está intimamente ligado à função renal e à saúde, e é por isso que aqueles que sofrem de edema crônico comumente apresentam deficiências de magnésio. Você pode adicionar alimentos com alto teor de magnésio como espinafre,nozes, grãos integrais,peixes e abacates.
  • Gengibre: O gengibre é um diurético natural que ajuda a tratar os pés inchados. Isso ajuda a diluir o sódio, um dos principais fatores que contribuem para o inchaço. Além disso, sua propriedade antiinflamatória ajuda a reduzir o inchaço.

Mudanças simples que o ajudam a reduzir ou evitar o inchaço

Você pode fazer pequenas mudanças em sua vida cotidiana para ajudar a reduzir o inchaço:

-Faça uma curta caminhada todos os dias.

-Beba oito a 10 copos de água diariamente.

-Limite a ingestão de sal.

-Eleve as pernas e os pés à noite, facilitando a circulação sanguínea.

Confiram duas receitas, super simples porém eficazes no alívio da dor e inchaço dos pés e tornozelos. 

Água quente com sal e óleos essenciais

Remédios caseiros para tratar os pés e tornozelos inchados

Despeje em uma bacia dois litros de água quente acrescente, um pouco de sal grosso, 2 gotas de óleo de lavanda e óleo essencial de alecrim. Mantenha os pés dentro da água por uns 15 minutos e você verá resultado em minutos.

Bicarbonato de sódio e água de arroz

Remédios caseiros para tratar os pés e tornozelos inchados

Pegue um pouco daquela água que saí do arroz quando você o lava e dissolva um pouco de bicarbonato nela, depois despeje a mistura em uma bacia e coloque os pés por uns 15 minutos. A água de arroz estimula a circulação sanguínea e o bicarbonato ajuda a extrair o excesso de fluído dos tecidos.

Anúncios

Recentes