Unha encravada: Como Tratar com Remédios Caseiros

Anúncios

A unha encravada é um problema super doloroso que atinge muitas pessoas, esse fator ocorre quando o canto ou a pontinha da unha do dedo nasce curva e ao invés de crescer sobre a carne ela cresce em volta dela causando uma inflamação devido o ferimento causado pela unha sendo, mais frequente nas unhas dos pés em especial no primeiro dedo. Isso pode causar dor, vermelhidão, pus e inchaço.

Qualquer pessoa pode sofrer deste problema porém, pessoas com unhas curvas e grossas são propensas. O pior disso tudo é que se uma unha encravada demorar a ser tratada o problema pode se tornar mais sério e virar uma infecção ou mesmo um abscesso que precisaria de um tratamento cirúrgico. As unhas encravadas são mais comum em adultos sendo mais comum em homens entre 20 á 30 anos estão em maior risco.

Unha encravada: Como Tratar com Remédios Caseiros

Unhas encravadas causas

  • O corte incorreto das unhas pode ser uma das principais causas elas, devem ser cortadas em linha reta, e não com formato arredondado.
  • Calçados apertados ou saltos altos fazem com que os dedos dos pés sejam comprimidos e pressionem a unha para crescer irregular.
  • Distúrbios, como infecções fúngicas nos dedos, podem provocar a formação de uma unha engrossada ou alargada.
  • Lesão forte nos dedos ou qualquer trauma que tenha machucado sua unha de forma repetitiva (como jogar futebol por exemplo), também pode ser uma das causas das unhas encravadas.
  • Pessoas que possuem transpiração excessiva ou má higienização deixa a pele úmida e quente, o que facilita o acumulo de germes e bactérias que facilitam o desenvolvimento de unha encravada e até mesmo frieira.

Unha encravada: Como Tratar com Remédios Caseiros

Se a área afetada tiver muito vermelha, inchada e soltando pus o melhor a se fazer é procurar ajuda médio certamente, ele irá prescrever uma pomada antibiótica as mais comuns neste caso são: Nebacetin ou Diprogenta. Se a unha estiver levemente encravada recomenda-se o uso de remédios caseiros feitos em casa com ingredientes simples e baratinhos. Vejam:

Mergulhe em vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um remédio popular para quase tudo nos dias de hoje, incluindo as unhas encravadas. Acredita-se que tenha habilidades anti-sépticas, anti-inflamatórias e de alívio da dor. Para fazer está receita caseira é simples, coloque em uma bacia um pouco de água morna quantidade que cubra o seu pé depois, misture 1/4 de xícara de vinagre de cidra de maçã. Mergulhe o pé afetado por até 20 minutos por dia. Seque o pé cuidadosamente após a imersão.

Mergulhar o pé na água morna com sabão

Mergulhe o pé afetado pode ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor. Você pode mergulhar seu pé em água morna misturada com sabão três vezes por dia por até 20 minutos. O sabão de Castela é uma boa opção.

Levantar o canto da unha

Tente levantar o canto da unha encravada cuidadosamente depois, coloque um pedacinho de algodão ou gaze entre a unha e a pele, este procedimento não funciona em casos onde a unha já está infeccionada.

Anúncios

Vick VapoRub

Esta pomada possuí em sua composição mentol considerado um ótimo remédio no tratamento de unhas encravadas. Você pode colocar um pouco em um pedaço de algodão e aplicar diretamente na área afetada, a dor aliviará como também, notará um aceleramento no processo de cicatrização.

Alho 

O alho é um antibiótico super benéfico para nossa saúde excelente, na cura de vários problemas como problemas no figado, redução nos níveis de colesterol, fortalece as defesas do organismo além, de ajudar a no combate de inflamações, bactérias e fungos da unha encravada. Para usa-lo na cura das unhas encravadas é bem fácil amasse dois dentes de alho aplique em um algodão e coloque-o sobre o ferimento faça um curativo e deixe a noite toda no dia seguinte lave o local com água morna.

Oleo essencial de orégano

O óleo de orégano é considerado um agente antibacteriano, anti-séptico e paliativo natural que proporciona um alívio rápido da dor causada por uma unha encravada. O óleo de orégano misturado com azeite de oliva pode ser aplicado três vezes ao dia diretamente na unha encarnada.

Quando consultar um médico

  • Se não houver melhora após três dias de atendimento domiciliar
  • Se alguém tem diabetes , má circulação, AIDS , está em quimioterapia ou tem outra razão para uma má cicatrização de feridas ou um risco aumentado de infecção.
  • Se você sentir a circulação sanguínea pressa
  • Se tiver muito inchada, vermelha e saindo pus.
  • Dor latejante
  • Mau odor
Anúncios

Recentes