Espinhas na Cabeça: O que pode ser? Causas e Tratamentos

A acne é um dos maiores inimigos da pele, geralmente ela afeta o rosto, costas e peito, e em alguns casos raros ela também afeta o couro cabeludo. Quem sofre com espinhas na cabeça, a princípio pode ficar desesperada, mas saiba que essa condição da pele é mais fácil de solucionar do que parece.

Engana-se quem pensa que a acne afeta apenas adolescentes, em alguns casos raros, cerca de 2% da população poderão sofrer de acne boa parte de sua vida, portanto saber como lidar com esse problema é de vital importância para manter uma pele saudável e jovial.

espinhas na cabeça

Se tem uma coisa que a mulher zela mais que qualquer coisa é o cuidado com sua aparência, para as mulheres manter um cabelo brilhante e uma pele limpa e sem rugas é de extrema importância, porém muitas vezes esses cuidados são dificultados por surgirem espinhas na cabeça, que acaba gerando muita dor local e até queda de cabelo.

Espinhas na cabeça: O que pode ser?

As espinhas na cabeça costumam surgir da mesma forma que surgem espinhas em qualquer outra parte do corpo, para entender melhor acontece da seguinte maneira:

Dentro de um canalzinho que fica profundamente na pele estão localizadas as glândulas sebáceas, elas estão conectadas a um folículo, que é um pequeno canal que tem um cabelo, o sebo que é produzido pelas glândulas sebáceas flui pelo folículo até chegar a superfície da pele. Esse costuma ser o ciclo normal para lubrificar a pele, a abertura do folículo na superfície da pele é conhecida como poro.

São 3 os fatores principais para a formação da acne no couro cabeludo, excesso de produção de sebo, obstrução dos poros e a inflamação causada por bactéria.

espinhas na cabeça

Como surgem as espinhas no couro cabeludo?

Quando os poros do folículo ficam obstruídos, as bactérias normais no organismo de qualquer pessoa, começam a se multiplicar, formando assim uma pequena inflamação, uma inflamação profunda causa a espinha interna, quando são ainda mais profundas causam os cistos.

Leia Também  Como Parar de Fumar - 12 Dicas

Espinhas na Cabeça – Principais Causas

São vários os fatores que podem gerar a obstrução dos poros do folículo capilar, a melhor prática é procurar evitar todos eles para poder ter uma melhora no  quadro geral, dentre as principais causas estão:

  • Couro cabeludo oleoso, geralmente causado por excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
  • Condicionadores e cremes, podem causar a obstrução dos poros
  • Estresse: que costuma alterar os hormônios
  • Fatores ambientais como poluição

espinhas na cabeça - o que fazer

Espinhas na Cabeça – Tratamento

O melhor tratamento é a prevenção, quando for utilizar condicionadores e cremes para pentear, evite ao máximo que ele chegue ao couro cabeludo.

Evite utilizar produtos como óleos capilares, condicionadores e gel que podem obstruir os poros.

Um ótimo remédio caseiro para prevenir espinhas no couro cabeludo é ralar uma batata, espremer até que todo o líquido da batata saia, pegue um algodão e passe aquele liquído na região da cabeça onde tenha cravos e espinhas.

Em casos mais graves procure um dermatologista, pode ser necessário o uso do Roacutan, um poderoso mas também perigoso medicamento que auxilia no controle da produção de sebo e das espinhas.

Leia Também  Micropigmentação de sobrancelha - Tipos, Preço e Fotos antes e depois