Benefícios da Moringa: A Planta Medicinal que Purifica a Água

Anúncios

Benefícios da moringa – Hoje em dia já não é como antigamente como quando nossas avós curavam qualquer tipo de doença com plantas medicinais, para cada tipo de doença hoje existe um certo tipo de medicamento, mas uma planta que sempre se sobressaiu com seu poder de cura foi a moringa, e tando antigamente como atualmente ela continua sendo usada para curar os mais diversos tipos de doenças

Ela é conhecida como a árvore milagrosa, também não é por menos, a quantidade de benefícios que é possível se obter a partir  folhas dessa planta são impressionantes e praticamente nada é desperdiçado: folhas, raízes, caule, cada um tem sua utilidade.

benefícios da moringa

O QUE É A MORINGA OLEIFERA

Também conhecida como Acácia-branca essa planta ”milagrosa” como foi apelidada  se adapta melhor em áreas tropicais assim como na Índia, Ásia e aqui na america do sul, seu tamanho pode variar os 8 aos 13 metros, suas folhas tem um sabor levemente picante.

A ciência moderna só veio a descobrir seus imensos benefícios recentemente, porém há relatos de que ela já era utilizada para fins medicinais em tempos antigos.

PROPRIEDADES NUTRÍCIONAIS

Mas o que ela realmente tem de bom a oferecer são as vitaminas, minerais e os aminoácidos essenciais na construção da proteína que ela carrega, para se ter uma ideia em números veja algumas comparações:

Nutriente

Folhas de moringa

Outras comidas

Vitamina A 6780 mcg Cenouras: 1890 mcg
Vitamina C 220 mg Laranjas: 30 mg
Cálcio 440 mg Leite de vaca: 120 mg
Potássio 259 mg Bananas: 88 mg
Proteína 6,7 g Leite de vaca: 3,2 g

 

Anúncios
  • A vitamina A é essencial para manter uma boa saúde dos olhos, além de combater doenças de pele, doenças cardíacas, diarreia e muitas outras doenças.
  • A vitamina C age fortalecendo o sistema imunológico, ajudando a acabar mais rapidamente com gripes e resfriados.
  • O cálcio como todos já devem saber é responsável por construir ossos e dentes mais fortalecidos evitando assim uma possível osteoporose.
  • O potássio é essencial para o bom funcionamento do cérebro e dos nervos.
  • E a proteína que é responsável pela construção muscular

BENEFÍCIOS DA MORINGA PARA SAÚDE

As folhas de moringa podem ser ingerida de diversas formas, seja em forma de salada, cruas, cosidas ou em sopas, e os principais benefícios que podemos esperar dela são:

benefícios da moringa

Se ainda tinha duvidas sobre o porquê essa planta é conhecida como árvore milagrosa, basta dar uma olhada na imagem acima para conhecer os principais benefícios que a planta pode proporcionar a saúde.

COMO CONSUMIR

Todas as partes dessa planta medicinal são aproveitáveis em benefício á saúde, basta saber a melhor forma de preparar cada uma delas, veja alguns exemplos de como consumir a moringa

  • Folhas – Elas podem ser servidas em saladas, podem ser consumidas cruas ou refogadas. Outra ótima forma de consumir as folhas da moringa é fazendo chá.
  • Vagens – Para consumir a vagem primeiramente é preciso cozinhá-las em seguida abrir e retirar as sementes que também podem ser consumidas torradas.
  • Sementes- Além de seu poder de filtrar a água matando qualquer tipo de bactérias, as sementes podem ser consumidas cozidas e torradas
  • Raízes – Assim como as folhas, seu sabor é levemente picante, então é ideal ser servida em forma de salada

Além de obter seus benefícios se alimentando da moringa de forma natural , existe a venda no mercado a moringa em cápsula, o mel que é feito a partir das flores e sementes e seu extrato que feito a partir da casca e das raízes

EFEITOS COLATERAIS

Há relatos de que a planta moringa possa ter ação anti fertilidade, não sendo recomendado para mulheres grávidas.

E como qualquer coisa em excesso faz mal á saúde é recomendado ingerir com moderação, mas não foram relatados efeitos colaterais significantes.

Embora Moringa possa ter poucos efeitos colaterais relatados, um profissional de saúde deve ser consultado antes de ser tomado.

E vocês amores, já consumiram a planta moringa? O que acharam de seus benefícios? Não se esqueçam de curtir e compartilhar com seus amigos.

Anúncios

Recentes