Cáseos amigdalianos: Como Eliminar de forma natural da garganta

São muitos os relatos de pessoas que sofrem de cáseos amigdalianos que procuram por remédios caseiros para eliminar da garganta de forma definitiva, mas será que é possível eliminar com tratamentos caseiros? É o que veremos a seguir.

Os cáseos amigdalianos, também conhecidos como casium são pequenas bolinhas brancas que se formam nas amigdalas, sua aparência se assemelha a uma bolinha de queijo branca e tem um odor desagradável.

Cáseos amigdalianos Como Eliminar de forma natural da garganta
Cáseos amigdalianos Como Eliminar de forma natural da garganta, Como Tirar

Como surge o Caseum

Alguns fatores podem contribuir para que o caseum surja na garganta ou mais precisamente nas amigdalas.

O primeiro e principal motivo para o surgimento da bolinha branca na garganta é a saburra lingual, quando existente ela pode ser melhor percebida do meio da língua até a parte de trás, ela é formada pela combinação de bactérias, células descamadas e proteínas salivares.

Além de contribuir para o surgimento do caseum a saburra lingual também causa mal hálito, deixa a saliva com aspecto viscoso e a língua fica com aparência amarelada.

Como a saburra lingual é formada por várias bactérias, elas precisam de alimentos o que nos leva ao segundo motivo para o surgimento do caseum, essas bactérias se alimentam de proteína, como restos de alimentos, células mortas, do muco que é formado no final da garganta

A junção desses dois fatores torna favorável o surgimento das bolinhas brancas fedorentas na garganta, as bactérias, muco e as células mortas se acumulam em pequenas cavidades que existem nas amigdalas e ali elas se calcificam, quando os detritos se acumulam nas amigdalas, acabam formando esses terríveis bolinhas brancas.

Cáseos amigdalianos: Sintomas

Em alguns casos quando o caseum ainda é pequeno podem não ocorrerem maiores sintomas, mas quando as bolinhas brancas ficam maiores alguns sintomas  podem ocorrer como:

  • Mal hálito
  • Dor ao engolir
  • dor de garganta regular ou gosto metálico

Cáseos amigdalianos

Eliminar caseum de forma natural: Como tirar com tratamentos caseiros

Quando se trata de maneiras de como tirar essa bola branca da garganta a melhor estratégia a se tomar é a prevenção.

Manter bons hábitos de higiene bucal ainda é a melhor prática a se tomar para evitar que os Cáseos amigdalianos surjam, é importante quando for escovar os dentes escovar também a língua para remover a saburra lingual e usar enxaguantes bucais.

Na maioria dos casos as pessoas só percebem que estão com Cáseos amigdalianos quando a infecção já está instalada e demonstrando sintomas como odor desagradável e hálito forte, nesses casos alguns tratamentos caseiros poderão ajudar a acabar com o problema, confira:

  • Enxague a boca com água salgada, para isso misture meia colher de sal em uma xícara de água morna, faça gargarejos 2 vezes ao dia, essa receita irá lentamente dissolver o caseum.
  • Todo mundo conhece o poder do alho quando se trata de aniquilar bactérias e nesse caso ele pode ser mais um aliado, mastigar alho ao longo do dia pode ajudar a acabar com as bactérias causadoras do caseum.
  • Tomar suco de limão também pode ser uma ótima forma de derreter as bolinhas brancas, a acidez do limão é uma ótima aliada na resolução do problema.
  • Gargarejar meio copo de vinagre de maçã com meio como de água morna também auxiliarão na remoção do caseum.

Vale lembrar que as bolinhas brancas fedorentas saem com facilidade na maioria dos casos e somente uma tosse ou espirro poderá removê-la das amigdalas.

Lembre-se que antes de tomar qualquer medicamento é ideal procurar antedimento por um especialista otorrinolaringologista, somente ele poderá avaliar melhor a situação do problema para fornecer o melhor tratamento, em alguns casos ele poderá receitar antibióticos, anti-inflamatórios e soluções atissépticas para gargarejar.