Palmas das mãos descascando: O que pode ser? Causas e Tratamentos

É super comum ver em consultórios dermatológicos pacientes se queixando de descamação nas palmas das mãos e também nos dedos, muitas das vezes este problema pode sim ser um indicativo de alergia no entanto, existem outras diversas causas que precisam ser melhor investigadas para que assim, você possa fazer o tratamento correto.

Dentre as causas mais comuns incluem a transpiração excessiva, pele muito seca, infecções fúngicas, queimaduras solares e reações a medicamentos. Sendo que em casos raros, a descamação da pele também pode ser um sintoma de uma doença chamada doença de Kawasaki mais frequente em crianças menores de 5 anos.

Palmas das mãos descascando: O que pode ser? Causas e Tratamentos

Palmas das mãos descascando: O que pode ser? Causas e Tratamentos

Para entendermos melhor o que causa descamação e coceira na palma das mãos é preciso primeiramente conhecer melhor como nossa pele é composta. A pele humana é composta por três camadas a epiderme, derme e hipoderme sendo, que cada uma delas possuí sua função a hipoderme é a camada mais interna, a derme é a camada média e a epiderme é a camada mais externa.

Sendo que a epiderme por ser a camada mais exposta ao sol, passa por uma substituição natural a cada 28 dias, o que torna está uma das causas mais frequentes de descamação. A descamação das mãos é um problema mais comum do que se imagina, se você ainda não passou por este problema certamente em algum período da sua vida ele irá surgir. Quem passa por este problema tem além, da descamação, pele muito seca, áspera, com coloração avermelhada e com rachaduras, que são doloridas e visíveis ao toque.

Causas:

Neste artigo, analisamos algumas das causas mais comuns de descamação da pele das mãos e quando pode ser necessário consultar um médico.

Lavagem frequente das mãos

Lavar as mãos em excesso pode causar descamação nas mãos, embora importante para reduzir a disseminação de bactérias nocivas, o uso de sabão remove os óleos protetores da pele além, de desgastar a barreira lipídica na superfície da pele.

Uso de produtos químicos fortes

Alguns produtos químicos quando adicionados aos hidratantes, sabonetes, xampus e outros produtos de beleza pode causar irritação em sua pele, o que pode resultar na descamação. Minha dica seria você utilizar produtos mais suaves livres de fragrância e compostos fortes.

Irritantes comuns incluem:

fragrâncias
pomadas antibacterianas
conservantes como o formaldeído
isotiazolinonas

Eczema das mãos

A inflamação geral na pele (dermatite atópica) também pode causar eczema nas mãos. O uso de certos produtos químicos pode causar eczema mas, a proliferação de germes é uma das grandes causas.

Sintomas de eczema das mãos:

  • Descamação
  • Rachadura
  • Vermelhidão
  • Coceira
  • E sensibilidade ao toque

Queimadura do Sol

A queimadura solar causa danos à pele através dos raios ultravioleta (UV). A pele pode ficar vermelha, quente, dolorida antes de começar a descascar. O melhor a se fazer nesta situação é passar bem longe do sol e usar aloe vera que manterá a pele hidratada além, de ser um ótimo cicatrizante natural.

Psoríase

A psoríase é um problema de pele que causa manchas avermelhadas, inflamações na pele. Sendo mais comum nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e parte inferior das costas do que nas pontas dos dedos, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo.

A psoríase é uma doença auto-imune, ou seja, o sistema imunológico ataca erroneamente células saudáveis ​​da pele. Não é contagioso.

Doença de Kawasaki

Esta condição de saúde afeta apenas crianças, especialmente crianças entre as idades de 2 e 5. Os cientistas ainda não sabem ao certo o que causa a doença de Kawasaki, mas alguns dos sintomas incluem descamação da pele das mãos e pés, febre alta, língua inchada e gânglios linfáticos, diarreia e vômito. Está é uma doença que pode trazer consequências graves por isso, procure já um pediatra para que tenha um diagnóstico o mais rápido possível.

Tratamentos:

É possível tratar descamação das mãos em casa com uso de hidratantes ou remédios caseiros. No entanto se a descamação vier acompanhada por dor intensa, sinais de infecção e dificuldade em respirar talvez, você esteja passando por um problema de saúde mais grave que requer auxílio médico o mais rápido possível.

Remédios caseiros para descamação da pele

Óleo de coco:

Aqueça uma colher de óleo de coco extra virgem depois, esfregue na área afetada e massageie.

Pepino:

Rale um pepino e depois, aplique esta pasta sobre a pele que está descascando deixe agir por 15 minutos depois, enxague.