Chás para descer a menstruação mais rápido: Como fazer

Geralmente o ciclo menstrual dura em média 28 dias, sendo ela dividida em 3 fases, tudo isso ocorre de acordo com as alterações hormonais que acontece no organismo da mulher ao decorrer do mês. A menstruação corresponde aos anos férteis da mulher, que geralmente iniciam na adolescência e duram até a menopausa algumas, meninas menstruam mais cedo entre os 10 á 11 anos, já outras mais tardias aos 15 anos isto é super normal.

A menstruação é considerada precoce quando ocorre antes dos oito anos de idade neste, caso é necessário procurar ajuda médica. Se seu ciclo é irregular ou desregulado saiba que existem algumas opções de chás naturais que pode fazer com que a menstruação desça rápido, lembrando que é normal a menstruação atrasar por 3 á 2 dias e nem por isso, significará gravidez.

Substâncias que podem ajudar a induzir ou aumentar o fluxo menstrual são chamadas emenagogas. Antes de fazer uso de qualquer um destes chás abaixo, é importante você fazer um teste de gravidez para descartar qualquer possibilidades de uma possível gravidez, já que estas substâncias presentes nos chás podem causar aborto espontâneo ou mal-formação do feto.

Leia Também  Benefícios do Feijão Branco: Ajuda á Emagrecer e Controla o Diabetes

Chás para descer a menstruação mais rápido: Como fazer

Existem vários fatores que podem fazer com que seu ciclo atrase, a ausência de menstruação é chamada de amenorréia. As meninas que não iniciaram a menstruação aos 15 anos e as que perderam três ou mais períodos seguidos apresentam amenorréia.

Principais causas:

  • Estresse
  • Peso corporal baixo ou alto
  • SOP (síndrome dos ovários policísticos)
  • Contraceptivos hormonais
  • Condições crônicas, como diabetes ou doença celíaca
  • Problemas de tireoide
  • Menopausa
  • Gravidez
  • Infecções
  • Excesso de cafeína

Chás para descer a menstruação mais rápido: Como fazer

1- Chá de calêndula:

A erva calêndula não só regula os períodos irregulares mas, também aumenta o fluxo menstrual além, de aliviar as cólicas. Beba meia xícara de chá de calêndula 3 vezes ao dia, veja abaixo como preparar o chá.

Como fazer:

Leia Também  Sibutramina Emagrece Mesmo? Como Tomar e Onde comprar

Para cada xícara de água coloque 2 colheres de sopa das flores da planta calêndula. Misture e deixe ferver por 10 minutinhos desligue e espere esfriar, tome ainda morno.

2- Chá de cravo-da-índia

O chá de cravinho da índia estimula a contração dos músculos e consequentemente faz a menstruação descer. Além, de possuir uma boa quantidade de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e beta-caroteno.

Como fazer:

A cada 500 ml de água coloque 1 colher de cravo da índia, deixe ferver por 10 minutos desligue e espere esfriar. Depois, coe e tome 2 vezes ao dia.

3- Chá de canela para descer menstruação 

A canela contém substâncias que ativam a circulação, aumentando a pressão sanguínea e provoca a contração dos músculos. O chá pode ser feito com a casca de canela seca ou em pau como é conhecida, canela em pó ou óleo essencial.

Como fazer:

Para cada xícara de água coloque 1 canela em pau. Deixe ferver por 5 minutos, adoce e espere amornar depois, tome 2 vezes ao dia.

Tomei chá de canela quanto tempo leva para menstruação descer?

O consumo do chá de canela é indicado para descer a menstruação no máximo 2 dias.