Como Organizar Geladeira e Freezer: Passo a passo prático

Anúncios

Existem ideias bem práticas que vão ajudar você a deixar sua geladeira muito mais organizada, funcional e limpa!

Como Organizar Geladeira e Freezer: Passo a passo prático

Ter uma geladeira organizada é sinônimo de saúde e também de economia, já que muitas das vezes nossa geladeira se torna um verdadeiro caos e nunca sabemos o que tem e o que não tem de alimentos, com isso acabamos comprando itens repetidos que consequentemente não damos conta de comer, o que acaba indo para o lixo por ter perdido o prazo de validade.

Fazer uma faxina geral dentro dela é essencial para manter os alimentos frescos, evitando o desperdício além de garantir maior praticidade na hora de preparar as refeições. As geladeiras atuais possuem compartimentos específicos para cada coisa nas prateleiras da porta por exemplo, existe uma para latas, ovos e outros no entanto, você pode otimizar os alimentos de acordo com as que você mais consome.

Se você congelar de maneira correta o legumes facilitará sua vida durante a semana pois, você não precisará lavar e cortar apenas, tirar do congelador alguns minutos antes de cozinhar e pronto, fazendo assim você economizará um bom tempo e poderá comer saudável todos os dias.

Como Organizar Geladeira e Freezer: Passo a passo prático

Continue acompanhando nosso artigo nele daremos várias dicas não só de como organizar mas, também de como limpa-la usando algumas receitinhas caseiras milagrosas. Bora deixar tudo impecável e funcional!

Como limpar Geladeira 

  1. Coloque todos os alimentos sobre a mesa depois, selecione o que está vencido ou estragado descarte tudo que não serve mais.
  2. Retire as gradinhas, prateleiras descartáveis e também, o gavetão de verduras lave um a um com água e detergente. Use a parte macia da espoja para que não risque o acrílico.
  3. Passe dentro uma espoja com sabão e água morna depois, é só secar com um pano úmido. Em casos de manchas amareladas que inevitavelmente surgem com o tempo é só fazer uma misturinha caseira com bicarbonato de sódio e água morna em seguida, é só espalhar no local deixando agir por 30 minutos e finalizar esfregando levemente.

 O que guardar na gaveta superior?

Alguns modelos de geladeiras possuem uma pequena gaveta abaixo do freezer que é ótima para guardar frios, embutidos, temperos naturais, peixes e carnes que serão preparadas naquele dia.

Anúncios

Gaveta inferior(tampo da gaveta)

Por ser a parte mais baixa da geladeira ela recebe menos refrigeração, neste caso ela é ótima para guardar alimentos prontos para o consumo como restos de comidas, frutas que serão consumidas brevemente. De jeito algum guarde latas de molho, milho, doce abertas, guarde as sobras em potes, pois o metal pode oxidar e contaminar os demais alimentos.

Este espaço também, é ideal para guardar frutas lave-as somente antes do consumo, pois as frutas são sensíveis ao excesso de umidade. Estas frutas podem ser mantidas em potes plásticos com tampas, já as outras que você irá consumir em um outro dia elas, devem ser mantidas dentro de sacos plásticos para aumentar seu tempo de vida útil.

Congelador:

No congelador você deve colocar apenas, alimentos que podem ser levados a baixas temperaturas como carnes, verduras que serão consumidas em longo prazo, sorvete, polpas de frutas entre outros. Para que você consiga saber quais carnes são, já que depois de congeladas pode ficar difícil de identifica-las basta, você comprar potes plásticos transparentes ou também, etiqueta-los isso facilita e muito.

Gaveta inferior:

De todas as partes da geladeira este é o local que menos recebe refrigeração, sendo assim o local apropriado para guardar legumes, verduras e alimentos que não suportam baixas temperaturas. Use sacos plásticos para facilitar a organização, as frutas e legumes se mantidos de forma correta têm durabilidade de 3 a 7 dias na geladeira, verduras 2 a 3 dias.

Pode guardar os ovos na porta da geladeira:

Por mais que exista compartimento específico para guardas os ovos na porta isso, não é o recomendável pelo fato de que o abre e fecha constante da geladeira pode causar oscilação de temperatura, pode fazer com que os ovos estraguem mais rápido. O ideal é mante-los dentro da própria caixa de papelão e coloca-la sobre a primeira ou segunda prateleira.

Geladeira e Freezer Organizados: Fotos 

Gostou das dicas acima no entanto, precisa de mais algumas inspirações para organizar sua geladeira fiquem agora com algumas fotos e dicas bacanas de como manter sua geladeira sempre arrumadinha. Usar potes de sorvete, cestinhas de plásticos, tupperware e outros organizadores podem facilitar sua vida. Inspire-se:

Anúncios

Recentes