CASA GEMINADA: O que é, plantas e modelos [20 Fotos para inspirar]

A casa geminada é uma ótima opção para as pessoas que desejam sair do aluguel e adquirir a tão sonhada moradia própria sem ter que gastar uma fortuna por isso, apesar de ser um tipo de construção muito popular hoje em dia, muitas pessoas ainda não sabem muito bem do que se trata esse tipo de imóvel.

Esse é um tipo de imóvel que é vantajoso tanto para quem deseja comprar já pronto, pois que pagará um preço um pouco mais barato em comparação com casas que não são geminadas, como também para quem deseja construir a casa desde o início.

Para quem ainda não sabe do que se trata a casa geminada leia o artigo na integra pois será listado tudo a respeito desse tipo de casa, conheça também suas vantagens e desvantagens e muitos modelos de plantas.

O que é

Uma certa confusão é comumente causada com esse tipo de imóvel, algumas pessoas costumam chamá-la de ‘casa germinada’ o que é um erro, já que germinar se refere a germinação, a forma correta é ‘geminada’ que significa gêmea ou duplicada.

Trata-se de 2 ou mais casas que são ligadas uma a outra, apenas uma parede faz a divisão entre elas, muitas dessas casas as vezes compartilham o mesmo telhado e por vezes seu interior é idêntico ao outro, olhando de fora até parece uma casa só, mas isso não ocorre em todos os casos.

Vantagens e desvantagens da casa geminada

Para quem ainda está em dúvidas se realmente quer construir ou alugar um imóvel desse tipo deve colocar na balança os prós e contras para saber se esse modelo futuramente será viável.

Vantagens

  • A primeira vantagem é o fato de ser bem mais barata, uma boa opção para quem quer sair do aluguel rápido.
  • Para donos de grandes terrenos é ideal fazer casas geminadas pois assim aproveitará melhor o terreno construindo mais casas e ainda ganhará mais caso resolva alugá-las.
  • O fato do quintal ou área de lazer muitas vezes ser compartilhado com todos os maradores das casas geminadas, fica mais fácil a manutenção do local já que as tarefas serão divididas igualmente entre todos.
  • Caso for viajar e tiver que ficar alguns dicas longe de casa, sempre terá alguém por perto, sendo assim se torna uma casa mais segura.

Desvantagens

  • Por serem divididas apenas por uma parede o som que acontece em uma casa facilmente poderá ser escutado na outra, portanto caso tenha o azar de ter como vizinho alguém que gosta de músicas altas ou barulho isso poderá ser um problema, agora caso a parede tenha um isolamento acústico isso não será um problema.
  • A parede que gruda uma casa na outra logicamente não terá janelas e nem portas, isso poderá causar uma diminuição da iluminação da casa e até mesmo a ventilação poderá ser comprometida podendo deixar a casa muito quente ou muito fria.

Plantas de casas geminadas

Hoje em dia basta uma busca rápida para encontrar os mais diversos tipos de modelos de plantas de casas geminadas, seja com 1 ou 2 quartos com suite se desejar, sala cozinha e tudo mais, agora caso já tenha um modelo pré definido em sua mente que deseja construir é ideal contratar um arquiteto que fará a planta da casa com todas as suas medidas.

Planta de casa geminada
Imagem: VivaDecora de Air Freshener

Nesse exemplo acima poderá notar como pode ser feita uma casa geminada, perceba que apenas 1 parede faz a separação de uma casa para outra, para diminuir o problema do som o corredor foi feito justamente nessa parede.

Modelos de casa geminadas: Confira diversas fotos

Veja agora algumas dicas de fachadas de casas geminadas para ter uma ideia de referência para também fazer a sua se desejar.

casa geminada modelos de casa geminada fachada de casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada casa geminada

Ao olharmos pelas imagens de fachadas podemos perceber que as casas geminadas quando são bem feitas e projetadas por um arquiteto, podem ficar super lindas e do gosto que a pessoa desejar.

E ai gostou de alguma fachada? Achou interessante? Então tenha como inspiração na hora de fazer a planta de sua casa, escolha projetos que caibam no seu orçamento.