Cabelo inflamado: O que Fazer para Resolver o Problema

Nossa pele possuí várias funções importantíssimas sendo as principais proteger nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água, cura as próprias feridas, atua em sua termorregulação e até mesmo cresce cabelo sobre ela. No entanto em algumas vezes as coisas podem dar errado como é o caso dos pelos encravados ou inflamados que ocorrem quando os pelos ao invés de crescerem sobre a pele eles se enrolaram e cresceram abaixo da pele, isto pode ocorrer tanto no couro cabeludo impedindo assim o crescimento saudável dos fios, como também em várias outras partes do corpo como nas axilas, virilha, pernas e até no rosto.

Se você tem inchaços vermelhos doloridos que se parecem espinhas, especialmente na área que crescem os pelos da barba, pode ter foliculite, um problema comum na pele. Folículos pilosos são pequenos bolsos na sua pele. Que pode surgir em quase todos os lugares, exceto nos lábios, nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Se você pegar algum tipo de bactéria ou um bloqueio em um folículo, ele pode ficar vermelho e inchado. Sendo que na grande maioria das vezes, a pele ao redor do pelo encravado pode ganhar um cor mais escura, além de causar coceira e dor.

Veja mais: Caspa na Sobrancelha Dermatite Seborreica

Cabelo inflamado: O que Fazer para Resolver o Problema

Causas de cabelo inflamado

Independente da idade ou sexo qualquer pessoa pode ter cabelo encravado. No entanto este problema é mais propenso a surgir em pessoas que possuem cabelos encaracolados ou grossos. Cabelos inflamados raramente podem indicar problemas mais sérios de saúde na maioria dos casos é apenas, uma pequena inflamação.

  Cáseos amigdalianos: Como Eliminar de forma natural da garganta

Como resolver 

Na maioria dos casos, você não precisa tratar pelos encravados. Eles muitas vezes se resolvem por conta própria, sem tratamento. Se com o passar dos dias você notar que os pelos não começaram a crescem, talvez seja necessário tomar alguns cuidados para acelerar a cicatrização, confiram a seguir:

Como Prevenir:

  • Evite barbear áreas ao redor do cisto, pois isso pode introduzir bactérias e causar uma infecção.
  • Use creme pós barba para acalmar a pele
  • Esfoliar a pele cuidadosamente

Tratamento caseiro para pelo encravado:

  • Aplique compressas de água morna por 10 á 15 minutos por pelo menos 3 vezes ao dia.
  • Assim, que o cabelo apontar acima da pele, esterilize uma pinça e puxe o pelo cuidadosamente, não cutuque a área pois, romper a pele pode causar uma infecção.
  • O óleo da árvore do chá mata as bactérias e reduz o inchaço. Misture o óleo com água para diluir e aplique usando uma bola de algodão .
  • Usar o gel de babosa é ótimo para reduzir a irritação e também, é um ótimo agente cicatrizante natural.
  • Usar vinagre de maça no local pode ajudar a equilibrar o PH da pele eliminando as bactérias.
  Outubro Rosa 2020: Campanha contra o Câncer de Mama

Recentes

Penteado para rabo de cavalo: 48 Looks modernos e atuais

Que mulher não gosta de estar sempre bem arrumada não é mesmo, muitas procuram sempre por penteados diferentes porém fáceis e uma dica super...

Maquiagem Para Festa Junina 2020: Moderna e Estilizada

A maquiagem para festa junina 2020 juntamente com seus trajes são essenciais para entrar no clima da festa, e pensando nisso separamos hoje diversas...

Criolipólise: Saiba como Funciona e veja resultados antes e depois

Eliminar a gordura localizada se tornou ainda mais fácil com a criolipólise, saiba como funciona, valor antes e depois e mais informações sobre esse...

Corte sidecut feminino: 42 Inspirações para adotar esse visual

Para mulheres que gostam de fugir do tradicional o sidecut feminino, também chamado de sidecut hair é a opção perfeita. Sinônimo de ousadia esse...