Como consultar seu CPF online gratuito (SPC e Serasa)

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento emitido pela receita federal que serve para identificar os contribuintes e oferece a possibilidade de realizar diversas tarefas como abrir conta em bancos, contratar serviços como internet e energia, solicitar cartão de crédito e diversos outros.

São 11 números que podem ser feitos tanto pelo Banco do Brasil, como também caixa econômica e até mesmo os correios, esses números vão acompanhar o cidadão por toda a sua vida e nunca poderão ser mudados, a não ser por decisão judicial.

Até 2011, todas as pessoas que emitiam seu CPF recebiam um cartão de plástico com seu número, mas depois dessa data essa prática deixou de ser adotada e hoje em dia é virtual, para imprimir basta acessar o site da Receita Federal.

Desde o ano de 2017, o CPF também passou a ser solicitado na certidão de nascimento dos bebês, sendo assim eles já saem do hospital com um CPF emitido assim que nascem.

Como já foi mencionado, o CPF é solicitado para as mais diversas situações, seja para abrir conta em banco, prestar concursos públicos, declarar imposto, abrir crediário em lojas , tirar passaporte e outros.

Portanto é fundamental sempre estar com esse documento imprescindível regularizado, se por acaso acontecer dele ficar negativado, o famoso (nome sujo) diversas tarefas dessas que foram demonstradas, não mais poderão ser realizadas.

Se você deseja consultar seu CPF para saber como anda sua situação cadastral, ou seja, regular ou irregular, existem algumas formas bem fáceis de descobrir sem ter a necessidade de ir até a Receita Federal para isso, basta fazer uma consulta que não demora mais do que alguns segundos para saber.

Índice

Receita Federal

A primeira forma e mais fácil de sabe como anda a situação cadastral de seu CPF é acessando o site da receita federal, lá você ficará sabendo se ele está regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado ou nulo.

– Acesse o site da Receita Federal

– Informe os dados solicitados como seu CPF e data de nascimento, em seguida selecione o captcha para informar que não se trata de um robô.

– Clique em consultar CPF

Na janela que abrir você poderá conferir alguns de seus dados pessoais como nome, data de nascimento, situação cadastral e data de inscrição.

Site do Cerasa

Através do site do Cerasa também é possível obter diversas informações relacionadas ao seu CPF, é muito simples de utilizar.

– Acesso o site do Cerasa 

– Após isso selecione “consultar CPF grátis”

– Digite seu CPF

– Agora vem a hora de logar com sua senha ou então realize o login com suas redes sociais.

Prontinho, agora você terá acesso a tudo que está relacionado ao seu CPF, sua pontuação de Score, saldos pendentes e também formas de negociar com as empresas.