Os cachos estão cada vez mais em evidência e não é por menos, lindos cheios de estilo, modernos e naturais. Muitas mulheres estão deixando de ser escravas de procedimentos químicos como relaxamentos, permanentes, selagem, escovas progressivas ou definitivas que com o tempo acabam com o cabelo e assumindo seus cachos, mas depois de tanto tempo passando por alisamentos voltar ao cabelo natural pode ser algo demorado e nada fácil, mas no fim acredite vale super a pena!
Muitas meninas iniciam o processo de transição mas acabam desistindo no meio do caminho enquanto os cabelos ainda estão lisinhos, depois que passa uns 3 meses o cabelo começa a ficar com texturas diferentes e isso deixa qualquer mulher com a autoestima baixíssima, um bom aliado neste período é a texturização capilar que nada mais é que uma técnica que muda a texturização dos fios, porém sem procedimento químico.
Outro processo bastante usado entre as meninas que estão no processo da transição é o temido big chop, porém este é o mais radical, trata-se de quando você corta toda a parte do seu cabelo que ainda tem química e deixe apenas o seu cabelo natural sem química.
Para conhecer mais sobre o que é texturização e como fazer continue ligadinhos neste artigo, pois iremos sanar todas suas dúvidas além de ensina-las várias formas de fazer a texturização, seja com papel alumínio, coquinhos ou com tranças é super fácil e não precisa gastar dinheiro com produtos caros a única coisa que você precisará é de paciência pois é um processo bem demoradinho.
O que é texturização capilar?
A medida que o cabelo vai passando pelo processo de transição ele vai perdendo o seu formato, ou seja algumas partes ficam lisas e já outras ficam cacheadas, e isso pode ser um dos grandes motivos de tantas desistências das mulheres que estão passando por este processo. E é através da texturização que podemos conseguir igualar todo o cabelo, os cachos ficarão mais modelados e sem frizz. Esta técnica permite que você cacheie seu cabelo deixando ele com a textura mais próximo do seu cabelo natural.
Não é de hoje que esta técnica existe eu aposto que em algum momento da sua vida sua mãe já fez cachinhos em seus cabelos usando a ponta dos dedos. É algo trabalhoso, afinal precisa ser feito mecha por mecha, mas fica simplesmente um arraso! Para obter um melhor resultado eu indico que você faça de um dia para o outro, e não se esqueça de seguir o cronograma capilar semanalmente para já ir hidratando e fortalecendo os fios novos que vem surgindo.
Tipos de texturização capilar
Existem diversas variações de texturização e todas obtém ótimos resultados. Abaixo ensinaremos alguns passo a passo, assim você poderá testar e aderir o que mais combina com você, uma boa dica depois de desembaraçar use um creme de pentear para ajudar a conseguir uma definição perfeita e uma maior durabilidade.
- Fitagem
- Bigudinho
- Coquinhos
- Papel Higiênico
- Curl Formes
- Dedoliss
- Twist
- Tranças
- Bobes
- Canudos
Cortes Curtos para Cabelos Cacheados: Saiba tudo sobre
Como fazer Texturização Capilar em casa
Como fazer twist em cabelo crespo
- Lave os cabelos em seguida aplique um ativador de cachos de sua preferência, e com os fios ainda úmidos divida o cabelo em várias mechas se você quer cachos mais fechados pegue uma pequena quantidade de cabelo, já para conseguir cachos mais abertos é só pegar uma maior quantidade de fios.
- Agora pegue duas mechas e aplique um pouco de creme em seguida enrole uma na outra, como se fosse um trança só que ao invés de 3 mechas serão duas, faça da raiz até o final do cabelo.
- Faça este processo um dia antes do seu compromisso porque será necessário que o cabelo seque para depois, ir desenrolando e abrindo os cachos com cuidado.
- Para eliminar o aspecto de ”vaca lambeu” use um pente garfo para ir soltando os fios do couro cabeludo com isso, os fios ganharam muito mais volume e leveza.
Dedoliss (texturização com os dedos) Passo a passo
- Molhe os cabelos e desembarace todinho depois, separe todo o cabelo mecha por mecha (mecha fina se você quer volume e mecha grossa se você deseja menos volume).
- Pegue a primeira mecha e aplique uma pequena quantidade de creme de pentear.
- Com os dedos torça a mecha da raiz até as pontas e vá enrolando em volta do seu dedo como se ele fosse um babyliss.
- Tire o dedo com cuidado para que o cacho não desmanche espere secar e finalize arrumando como você achar melhor.
Texturização com tranças
- Comece umedecendo o cabelo você pode usar um borrifador de água e desembarace com os dedos mesmo.
- Aplique uma boa quantidade de creme de pentear.
- Agora vamos, a hora mais demoradinha faça várias e várias trancinhas de 4 mechas e espere secar por completo.
- Passado o tempo de secagem vá soltando mecha por mecha cuidadosamente.
- E prontinho os cachinhos ficaram bem onduladinhos um charme!
Hidratação para cabelos cacheados: 8 receitas caseiras
Texturização com coquinhos
- Os cabelos devem estar limpos, úmidos e desembaraçados.
- Divida os cabelos para cachinhos menores mechas menores, cachos grossos e mais volumosos mechas maiores.
- Está mesma mecha deve ser dividida em duas e depois, devem ser torcidas uma parte na outra.
- Enrole como se fosse um mini coque e amarre com um elástico ou grampo.
- Faça o mesmo processo em todo o cabelo
- O ideal é que você faça bem cedinho assim, a noite você poderá soltar cacho por cacho e arrasar!
Texturização com papel alumínio
- Lave o cabelo como de costume depois, pegue a toalha e retire um pouco do excesso de água.
- Depois, que o cabelo estiver todo penteado separe o cabelo todo em pequenas mechas e aplique a máscara de pentear.
- Faça vários rolinhos de papel alumínio.
- Agora vamos fazer um pequeno ganchinho no papel alumínio no começo do cabelo e depois, é só ir enrolando o resto dos fios no papel alumínio e no final é só dobrar a pontinha que sobrar.
- Para facilitar temos, um vídeo bem bacana com o passo a passo logo acima.
Veja também:
50 Penteados para Academia: Coques, Rabos de Cavalo e Tranças