Outubro Rosa 2018 – Campanha contra o Câncer de Mama

publicidade:

O mês de outubro está chegando, e como é de costume nessa data há um grande movimento de conscientização das mulheres sobre o câncer de mama, denominado ”Outubro Rosa” este mês tem como foco principal dar dicas para as mulheres sobre as melhores formas de prevenir e diagnosticar essa doença devastadora.

Os números são alarmantes, depois do câncer de pele, ele é a segunda causa de mortes das mulheres em todo o mundo, a cada 100 casos de câncer em mulheres 25 se trata do câncer de mama.

publicidade:

Outubro Rosa

publicidade:

O foco no mês de outubro é sobre a prevenção, por se tratar de uma doença que avança com o tempo, quanto mais precocemente for diagnosticado maiores serão as chances de cura, porém se o câncer for diagnosticado quando já estiver em estado avançado as chances de cura são cada vez menores.

Campanha outubro rosa 2018

Durante todo o mês de outubro (01-31) diversas instituições procuram conscientizar o maior número de mulheres possível sobre as formas de detectar a doença, folhetos são distribuídos, cartazes são colados e diversos eventos com foco no tema são organizados, como é o caso da corrida.

É muito importante as mulheres estarem ligadas a essa data, já que além da conscientização instituições públicas e privadas realizam exames preventivos a preços reduzidos e as vezes até de graça.

Mamografias se tornam necessárias a partir dos 50 anos de idade e devem ser feitos anualmente até os 69 anos, esse exame é essencial já que através de radiação ele consegue formar uma imagem do interior da mama e com isso consegue identificar o câncer com até 1 cm em seu estágio inicial, quando detectado nesse estágio as chances de cura chegam a até 90%, já no auto exame só é possível identificar nódulos quando o câncer já está com mais de 2 cm.

Mesmo não sendo tão comum em mulheres abaixo dos 30 anos, é essencial realizar o auto exame pelo menos 1 vez ao mês, é importante lembrar também que o câncer de mama não acomete apenas as mulheres, cerca de 1 % da população masculina também poderão desenvolver o câncer de mama.

Leia Também  Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Por ser uma doença que não apresenta sintomas em seu estágio inicial ela pode começar a se desenvolver sem que a pessoa note, e é por isso que o auto exame mensal e também a mamografia anual se torna necessária.

Simbolo do Outubro Rosa – O laço

O laço rosa é o simbolo da luta contra o câncer de mama desde 1991, quando foi utilizado na 1ª corrida da cura em Nova York, diversos laços na cor rosa foram distribuídos como uma forma de incentivar a participação da população, porém nessa data esse simbolo ainda não era associado tão fortemente ao outubro rosa, somente após alguns anos é que ele se popularizou mundialmente.

O que é o câncer de mama

Basicamente é um crescimento desordenado de células que acaba destruindo os tecidos do corpo,  conhecido como neoplasia maligna esse crescimento desordenado se transforma em um tumor maligno que pode crescer espantosamente rápido, mas também pode crescer devagar.

Grupo de pessoas com maior risco de desenvolver o câncer de mama:

  • Mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos de idade
  • Mulheres que não tiveram filhos
  • Mulheres que não amamentaram
  • Mulheres que tiveram sua primeira gestação após os 30 anos
  • Mulheres que fizeram reposição hormonal
Leia Também  11 Receitas Caseiras de Como Acabar com a Frieira (Pé de Atleta)

Além dos fatores já citados ainda devem ser adicionados a lista a genética, fatores ambientais e também os estilo de vida da pessoa.

Mais dicas e como fazer o auto exame

publicidade:

Veja agora um vídeo bem legal do canal Hoje em Dia, programa exibido no canal Record com mais dicas e informações importantes sobre o câncer de mama, vale a pena assistir.